publicidade
No Ponto

O que muda com a chegada de Lewandowski ao Ministério da Justiça

Presidente Lula disse que novo ministro vai ter autonomia na estruturação da pasta

Apenas cargos ligados ao PT devem permanecer | Foto: Rute Moraes/Revista Oeste

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), deve mudar os segundos escalões da pasta quando assumir o posto, em 1° de fevereiro. Na “reforma”, devem sair as alas ligadas ao atual comandante da pasta, Flávio Dino, o PSB. Apenas cargos ligados ao PT devem permanecer.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Durante o anúncio do nome de Lewandowski, nesta quinta-feira, 11, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o ex-ministro do STF terá autonomia para escolher seu time. Apesar disso, o petista afirmou que vai conversar com o seu futuro ministro depois da posse para definir “quem sai e quem fica” na pasta.

“Se eu fosse técnico de futebol, não permitiria que o presidente do meu time, por mais importante que fosse, escalasse os jogadores”

Lula — sobre a equipe que Lewandowski vai montar no segundo e terceiro escalões do Ministério da Justiça

“Tenho por hábito cultural de não indicar ninguém em nenhum ministério”, disse Lula a jornalistas, durante discurso no início desta tarde. “Quero que as pessoas montem o time que elas vão jogar. Se eu fosse técnico de futebol, não permitiria que o presidente do meu time, por mais importante que fosse, escalasse os jogadores.”

Nomeação de Lewandowski para o Ministério da Justiça

TSE STF Nunes Marques
Do Executivo para o Judiciário: Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, vai comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

A pedido de Ricardo Lewandowski, o nome dele só será oficializado no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, via Diário Oficial da União, em 19 de janeiro. Conforme o presidente da República, a solicitação se deu em virtude de questões pessoais relacionadas ao futuro ministro do governo Lula.

Lewandowski tem a confiança de Lula e o respeito de ex-colegas do Supremo Tribunal Federal, de onde se aposentou em abril de 2023. Atualmente, além de advogar, o ex-magistrado é, a saber, presidente do Observatório da Democracia. Além disso, é membro do Tribunal Permanente de Revisão do Mercado Comum do Sul.

Leia também: “Um timaço sem torcedores”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 193 da Revista Oeste

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

11 comentários
  1. Hermes
    Hermes

    É, como ele aceitou ser ministro do governo L, esperamos que todas as suas decisões a favor do L, que o libertaram apesar de seus inúmeros crimes, sejam suspensas e anuladas, inclusive a legibilidade da ex presidente impeachada e ex terrorista, e as reversões obtidas no caso JBS.

  2. Sandro Camilo
    Sandro Camilo

    Gente, quem ainda não conseguiu ver e compreender o qu esta sendo feito bem debaixo de nossos olhos?
    O país ja foi TOMADO, e agora, igualmente ao filme “GUERRA DOS MUNDOS”, e agora, só estão tomando suas posições colocando seus “atletas” em suas bases. ACABOUUUUUUUUUU

  3. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    So mudam as moscas o resto é a mesma m*
    Judiciario cancer nacional. Precisa ser extirpado.

  4. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Na verdade não muda nada do confirma que judiciário fez cabelo barba e bigode, escolheu o candidato para ser elegido presidente,atuou de forma insana contra opositores, jornalistas, comediantes e patriotas em geral depois escolheu o vice definiu ministério tudo combinado com o verme carniça que não manda só balança a cabeça em obediência em troca de ser liberado da cadeia.

  5. MNJM
    MNJM

    Um verdadeiro puxadinho do STF no governo federal.
    A quadrlha em ação. Quanto a Lewandovisk é mais do mesmo. Emprego para os amigos.

  6. Eraldo Fonseca
    Eraldo Fonseca

    Pela foto é possível ver que a figura antes risonha e debochada do ex-senador Flávio Dino deu lugar a um personagem sisudo e arrogante. A conferir.
    Quanto ao novo Ministro da Justiça (hic) Ricardo Lewandowski está parecendo o Joe Biden que precisa se levado pelo braço pra não errar o caminho. Quanta injustiça com quem tem idade e capacidade técnica para assumir a pasta.
    Com relação ao presidente, tudo que ele disse deve ser entendido ao contrário.
    Deus ajude o Brasil e os brasileiros.

  7. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    A maior aproximação do governo e stf, um puxadinho, stf falido

  8. Laercio Stella
    Laercio Stella

    NADA ALÉM DO MAIS DO MESMO. ENTRA UM, SAÍ OUTRO E TUDO CONTINUA UM LIXO. ENQUANTO ISSO, O POVO VAI PAGANDO A CONTA. BANCA O LUXO DO CASALZINHO EM LUA DE MEL ETERNA, PAGA PASSEIOS PARA MINISTROS E EQUIPE DESFRUTAREM DO CARNAVAL, PARTICIPAR DE LEILÕES, PAGA PASSAGEM AÉREA PARA ESPOSAS DE CHEFES DE TRÁFECO VISITAR O O (ex) MINISTRO DA JUSTIÇA, O DEP. FEDERAL BOULOS (QUE S PAULO NÃO SE ESQUEÇA DISSO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS), E POI AÍ VAI. A LISTA DE ABSURDOS É EXTENSA. AO INVÉS DE CALAR AS REDES SOCIAIS COMO QUEREM FAZÊ-LO O PT E O STF, PRECISAMOS AUMENTAR A SUA VOZ. CENSURA NUNCA! JAMAIS! SE NÃO QUISEREM SER CRITICADOS, AJAM CORRETAMENTE, SIMPLES, ASSIM!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade