publicidade
No Ponto

Oposição apresenta pedido de impeachment de Barroso

Documento é assinado por 14 senadores e 63 deputados federais

impeachment Barroso
Foto: Reprodução/YouTube | Foto: Foto: Reprodução/YouTube

Parlamentares da oposição protocolaram, nesta quarta-feira, 19, um pedido de impeachment contra do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), por crime de responsabilidade.

Apresentado à Mesa do Senado, o documento é assinado por 14 senadores e 63 deputados federais, mas pode receber outras assinaturas. Uma declaração do magistrado proferida na semana passada durante um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), foi o que motivou os parlamentares.

Receba nossas atualizações

Na ocasião, Barroso disse que “derrotamos o bolsonarismo” — em clara referência a corrente política do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não foi reeleito nas eleições de 2022.

O crime de responsabilidade, previsto na Lei 1.079/1950, proíbe ministros do STF de exercer atividade político-partidária. Para deputados e senadores, com a frase dita no evento da UNE, Barroso admitiu que atuou para a derrota do bolsonarismo e isso configuraria infringência à lei.

Apesar de outros pedidos dessa natureza não terem sido acatados anteriormente, os fatos cronológicos que descrevemos nessa ação somada a manifestação pública do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), torna essa ação a primeira com a resignação e desaprovação pública por parte do Senado”, disse o senador Jorge Seif (PL-SC) a jornalistas.

Logo após a declaração do ministro, Pacheco declarou que considerava a fala “inoportuna e infeliz” e sugeriu uma retratação. Contudo, disse considerar o impeachment uma medida extrema.

O senador, no entanto, destacou que nenhum dispositivo legal prevê que retratações redimem crimes. “Pedimos que Pacheco submeta ao plenário do Senado o nosso pedido para que os senadores possam votar o impeachment do ministro Barroso”, continuou.

Seif também destacou o “avanço” do Judiciário sobre as atribuições do Parlamento brasileiro. “Barroso já afirmou que o Judiciário se tornou um poder político”, explicou.

Já o líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL-RJ), sugeriu que o ministro poderia ter trabalhado ao lado do governo do presidente Lula para derrotar Bolsonaro.

“Quando Barroso diz ‘nós’, também está se referindo ao atual governo? Ele estava ao lado do ministro da Justiça, Flávio Dino”, declarou. “Não está nas atribuições de um ministro do STF derrubar ninguém. Se ele quer fazer isso, precisa se candidatar e derrotar alguém nas urnas. Pedimos que Pacheco não engavete esse pedido.”

Por fim, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ressaltou que Barroso apenas verbalizou o que a população presenciou no processo eleitoral e disse que, durante o governo Bolsonaro, trabalhou para melhorar a relação entre o Executivo e o Judiciário — sendo, inclusive, contra a CPI da Lava Toga.

“Trabalhei incansavelmente para distensionar a relação do governo e o STF”, concluiu. “Fui contra a CPI da Lava Toga, pois ninguém queria tensionar a relação com uma investigação sem objeto. Agora a responsabilidade de atos como o do 8 de janeiro é de ministros como esse.”

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

17 comentários
  1. Brasileiro
    Brasileiro

    O doido por rachadinha foi contra a lava toga para se salvar. Va-ga-bun-do. Play-boy.

  2. Jocelio de Abreu e Silva
    Jocelio de Abreu e Silva

    Pois é, ainda q este pedido fosse adiante e Barroso fosse impichado ,o molusco indicaria 3 para o STF. A direita precisa ser mais inteligente. Isso é querer dá uma satisfação eleitoreira. Deixa o Barroso ,molusco,Dino , e outros mais falarem as bobagens, o peixe morre é pela boca. A própria Bíblia diz q o mal não é o que entra pela boca, e sim o que sai. Direita, seja inteligente, coloque cascas de banana para o inimigo,eles vão cair.

    1. José Camargo
      José Camargo

      Não é bem assim.O impeachment de um ministro do STF será um divisor de águas.Acenderá o sinal de alerta em toda a corte suprema,incluindo os próximos indicados.Não acredito que isso vai prosperar,mas seria muito bom caso acontecesse.Aposto que o STF recuaria na sua empreitada autoritária.

  3. Noone
    Noone

    As pessoas mao entendem q antes nem partido de direita existia, nk maximo um pp da vida. Pelo menos estao batendo de frente.

  4. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    Acho que o prof. Girafalis, presidente do senado engaveta mais este.

  5. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    Advogado de mafioso, advogado do PCC, advogado do MST, advogado de corrupto descondenado, bando sem notavel saber juridico, que apresentam CV’s mentirosos, indicados por amizade, etc…Que falta para impedir todo esse bando, nenhum eleito por nos, que chamam de stf?
    Instituiçao asquerosa.

  6. Vicente Pinheiro
    Vicente Pinheiro

    14 Senadores e 63 Deputados, este é o tamanho real da oposição no Brasil. Enquanto isso, os comunistas vão avançando e a ditadura já é uma realidade.

  7. PCC
    PCC

    Alguém acredita que vai dar em alguma coisa?
    A solução pro Brasil não passa por aí.

  8. CARLOS ALBERTO DE MORAES
    CARLOS ALBERTO DE MORAES

    Mais um pedido de impeachment de ministros do STF a ser engavetado, mas é muito bom que ocorram, para ficar no registro todas as falcatruas desses ministros que, na realidade, não são juízes, mas advogados de uma causa política.

  9. SONYR AHRENS
    SONYR AHRENS

    Infelizmente nada vai acontecer pois estão todos blindados!!!

  10. Gladner Cardeal Stasiuk Paes
    Gladner Cardeal Stasiuk Paes

    Penso eu que um pedido desse deveria no mínimo contar com a assinatura dos 99 deputados federais do PL, 63 assinaturas é risível, cadê a oposição eleita por nós para ser exatamente oposição? Não passa de uns covardes. O nome deles serão lembrados para que não sejam mais eleitos. Oposição vergonhosa, não faz nada que deveriam fazer.

    1. EZEQUIEL PENA VIEIRA
      EZEQUIEL PENA VIEIRA

      GLADNER CARDEAL STASIUK PAES, você fez o melhor comentário sobre esse fato. Parabéns!!!

  11. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Não vai dar em nada para lamosso mais em compensação vai aumentar a perseguição contra todos que ousaram punir ou constranger os deuses de barro desse stf

  12. Silva lilica
    Silva lilica

    Deus, Pai todo poderoso, tu és fiel e justo. Nos deste armas espirituais, para lutas espirituais e nos deste também, armas terrestres das quais nós dispomos dentro da legalidade humana. E estamos usando sem nos afastar da lei dos homens. Ouve nosso clamor e nossa voz, no meio de tanta injustiça e falsidade daqueles que afrontam teu povo e teu Nome. Em nomebde Cristo Jesus em quem temos crido. Amém

  13. Ed Camargo
    Ed Camargo

    O Mané barroso é protegido por seus comparsas, não vai dar em nada e o protocolo será indeferido.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.