publicidade
No Ponto

Imagens da cela do ‘Sicário’ de Vorcaro podem chegar à CPI do Crime Organizado

Senador Magno Malta (PL-ES) apresentou uma série de requerimentos

Luiz Philippi Machado de Moraes Mourão, o 'funcionário' de Vorcaro | Foto: Reprodução; Sicário
Senador apresentou três requerimentos a CPI do Crime Organizado | Foto: Reprodução/Agência Senado

Nesta segunda-feira, 23, o senador Magno Malta (PL-ES) requereu as imagens da cela onde ficou Luiz Felipe Mourão, o “Sicário”, morto há alguns dias.

Mourão era braço direito do ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e ficou conhecido depois de uma operação da Polícia Federal (PF).

Receba nossas atualizações

Malta quer registros de câmeras de segurança da carceragem da Superintendência Regional da PF em Belo Horizonte (MG), onde Sicário tentou se matar.

Não perca:

Obtido por Oeste, o documento solicita a cópia integral de apurações da PF a respeito do caso, além de relatórios, despachos e escalas de plantão de agentes. Malta o apresentou no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime Organizado.

Conforme Malta, a morte do Sicário, enquanto se encontrava sob custódia do Estado, se trata de fato de “extraordinária gravidade institucional e de inequívoca relevância para os trabalhos” da CPI.

“O episódio foi marcado por divergências entre comunicados e notas divulgadas à imprensa sobre a evolução clínica do custodiado nas horas subsequentes”, observa Malta. “O que suscitou, de forma legítima, questionamentos quanto à transparência e à necessidade de imediata preservação e acesso aos registros oficiais.”

Malta pede a convocação de desembargador e governador investigados

O senador também apresentou ao colegiado dois requerimentos de convocação. Um para o desembargador Macário Júdice Neto, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), e outro para o governador do Espírito Santo (ES), Renato Casagrande.

A PF prendeu Neto, em dezembro de 2025, suspeito de vazar a Operação Zargun, que levou à prisão do então deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Jóias, três meses antes.

De acordo com Malta, a trajetória recente do magistrado indica que os episódios atualmente sob apuração não se tratam de casos isolados e, por isso, “verifica-se a existência de um histórico de condutas que, embora posteriormente revistas ou anuladas, revelam cenário persistente de suspeitas quanto ao exercício funcional”.

“Sua oitiva permitirá esclarecer as circunstâncias de sua relação com investigados ligados ao tráfico, a natureza de suas interações com autoridades estaduais, eventuais vínculos com operadores financeiros de facções”, destaca o senador. “E seu papel em episódios de vazamento de informações sigilosas, contribuindo de forma decisiva para o avanço das investigações parlamentares.”

Em relação ao governador do Espírito Santo, o parlamentar destaca que seu depoimento é essencial para obter esclarecimentos sobre a troca direta de mensagens entre ele e Macário.

Segundo Magno Malta, as mensagens indicariam que o governador solicitou rapidez, atenção e “carinho” na tramitação de um processo judicial que beneficiaria o então prefeito de Montanha, André Sampaio, ligado ao PSB, partido do governador. Dias depois, conforme a mesma documentação, o desembargador respondeu informando que a situação estaria resolvida.

Leia também: “O choro sem lágrimas”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 314 da Revista Oeste

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

2 comentários
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade