publicidade
No Ponto

Tarcísio prefere atuar nos bastidores para viabilizar anistia

Governador de SP quer evitar qualquer exposição pública que possa comprometer o andamento da pauta

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no evento Esfera - 25/8/2025 | Foto: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no evento Esfera — 25/8/2025 | Foto: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu ser mais discreto na articulação pela anistia dos investigados e condenados pelos atos do 8 de janeiro de 2023. Longe dos holofotes, o governador tem atuado em encontros reservados. A ideia é evitar qualquer exposição pública que possa comprometer o andamento da pauta.

O protagonismo atribuído a Tarcísio prejudicou a tramitação do projeto no Congresso. Assim que o nome do governador estampou as manchetes dos jornais e revistas, partidos de esquerda e ministros do Supremo Tribunal Federal se mobilizaram para barrar o texto em vias de ser analisado na Câmara.

Receba nossas atualizações

+ Saiba mais sobre os bastidores da política em No Ponto

Por isso, Tarcísio optou por se recolher novamente. Em vez de buscar visibilidade, o governador passou a tratar a anistia com sigilo. A motivação em aprová-la não é eleitoral. Pelo contrário, a insistência em apontá-lo como presidenciável lhe causa desgaste. “Ele não tem essa ambição”, garantiu um aliado.

A anistia defendida por Tarcísio

A anistia que Tarcísio defende inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar. O objetivo é dar ao ex-chefe do Executivo a possibilidade de concorrer às eleições de 2026.

O avanço da proposta deve ocorrer a partir da próxima semana, quando Tarcísio deve visitar Bolsonaro. Desse encontro sairão pontos cruciais do projeto da anistia.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade