A Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente, na quinta-feira 29, dois empresários sob suspeita de fornecimento de água, alimentos e recursos financeiros aos acampamentos de Brasília. Os alvos foram os sócios Joveci Xavier de Andrade e Adauto Mesquita, da Melhor Atacadista, rede de mercados do Distrito Federal.
As prisões inauguraram a 25ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga o episódio do 8 de janeiro de 2023.
De acordo com a PF, os empresários teriam fornecido recursos financeiros, alimentos e água aos manifestantes que acamparam em frente ao quartel-general do Exército. A operação já executou 34 mandados judiciais: 24 de busca e apreensão, três de prisão, e sete de monitoramento eletrônico.
Leia mais: “Dino estreia em julgamento do 8 de janeiro votando para condenar manifestantes”
Em nota, a defesa dos empresários informou que “não obteve acesso à decisão” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. (Confira, na íntegra, o trecho da defesa ao final da reportagem).
Operação da PF prende empresários e CPI’s pedem indiciamento
A Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, da Câmara Legislativa do DF (CLDF), e a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, do Congresso Nacional, pediram o indiciamento dos empresários.
As ações da investigação estão em curso em sete Estados. São eles: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Junto aos mandados judiciais, Moraes também decretou a indisponibilidade de bens, de ativos e de valores dos investigados.
Em suas redes sociais, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou a ação da PF.
De acordo com a corporação, “a quantia dos danos causados ao patrimônio público pode chegar a R$ 40 milhões”. Andrade negou a participação nos ataques, apesar de admitir que estava no local das manifestações, em 8 de janeiro de 2023.
Leia também: “‘Europa vai saber a verdade sobre o Brasil’, diz jornalista português em ato pela democracia”
Mesquita, por sua vez, é suspeito de transferir dinheiro para contas bancárias de alguns manifestantes. Além disso, teria feito o pagamento do transporte até a Esplanada dos Ministérios no dia das manifestações.
Conforme o relatório da Polícia Civil à CLDF, além de ajudar os manifestantes, Mesquita também teria participado ativamente dos protestos.
O que diz a defesa
Leia, abaixo, a íntegra da nota da defesa dos dois empresários presos pela PF:
“A defesa de Adauto Lúcio Mesquita e Joveci Andrade não obteve acesso à decisão do Senhor Ministro Alexandre de Moraes. Ressalta-se que, desde o início, houve esforços para esclarecer todos os fatos, compromisso que será mantido perante o Supremo Tribunal Federal.
A realização de apurações pelo Estado é considerada válida, e os investigados vêem agora a oportunidade de elucidar completamente as questões em aberto.
Eles reiteram seu compromisso com a democracia, o Estado de Direito, o respeito às Instituições, ao processo eleitoral, ao Ministério Público e ao Judiciário, com especial ênfase na sua instância máxima, o Supremo Tribunal Federal.
O Grupo ao qual Joveci e Adauto são acionistas reitera que é contra o vandalismo e a intolerância política, e acredita que a democracia é feita com pensamentos diferentes, mas jamais com violência. A diretoria do Grupo respeita as Instituições brasileiras, a democracia e o Estado de Direito.”
Leia também: “Surra de povo”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 206 da Revista Oeste
O que aconteceu ao sistema de justiça e à lei quando as acusações, as conjecturas e os rumores são considerados verdadeiros em vez de serem comprovados com provas? Rumores provenientes de fontes, pagas ou subornadas por rivais, são tão falsos quanto mentiras quando não são apoiados por provas credíveis. O que aconteceu com o ônus da prova e com o benefício da dúvida e com o pressuposto da pressunção de inocência?
DEIXEM DE PROCURAR UM CULPADO PARA TUDO ISSO. AQUI ESTAO OS RESPONSAVEIS PELO BRASIL ESTAR SENDO DOMINADO PELO COMUNISMO:
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Prender empresários e cidadãos produtivos é fácil. Prender sitiante chefe de familia mais facil ainda. Difícil é prender 2 fugitivos . São sei lá 160 homens, não sei qtos cachorros, helicópteros, drones.. E olha q não tem tuneis como o Hamas. Pobre povo trabalhador Brasileiro.
Nao conseguem prender porque a banda podre da policia avisa antecipadamente todos os movimentos. Esses caras foram soltos para cumprir uma missao.
O G Dias também foi preso por fornecer água e abrigo aos manifestantes que estavam no 08/01?
Será que os milhões de patriotas de fizeram suas orações em favor dos que estavam lá também serão presos?
A Gestapo em plena ação destruindo vidas a mando do Simão Bacamarte de toga. Vão falir os empresários e prendê-los. Típica ação de Estados comunistas. Os bandidos não só voltaram à cena do crime, como voltaram com sede de vingança pra destruir todos que foram contra seu projeto criminoso de poder. O consórcio Judiciário, partidos de esquerda, Exército e imprensa pretende esmagar toda oposição, acham que vão conseguir aniquilar com toda e qualquer resistência, vontade popular de liberdade e de termos de volta o Estado de Lei e ordem, não o atual regime revolucionário, um Estado de exceção, comunoglobalista vassalo do Foro de São Paulo, dos Eurasianos Russos-Chineses e globalistas.
General Dias e sua equipe forneceram água e foram cicerones de vândalos (infiltrados) no Palácio !
Cadê a punição a GDias?
É uma canalhice sem fim.
Cabeça de Ovo se superando…
Pessoas desidratadas ficam doentes, se ficam doentes, geram despesas médicas ao estado e tiram as vagas de quem precisa dos recursos médicos do estado.
O cara estava ajudando INDIRETAMENTE ao ministério da saúde e foi preso ?
SANTA BURRICE BATMAN !
Antecedentes bons não podem gerar consequentes ruins !
#SOFISMA !
Estaria solto, se tivesse oferecido, uma esponja de vinagre.
Muito longe de achar que o país vive uma ditadura, está cada vez mais evidente se tratar de demência em grau máximo.
Marcus tenho tido a mesma impressão. Temos agora um.trabalho acadêmico para ser analisado. Espero que uma banca de extremo saber jurídico se disponha a fazer uma avaliação em prol do Brasil.