O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou de “gravíssimas” as ações do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (DF) Anderson Torres. Para embasar a determinação da prisão, o ministro informou que os fatos apurados pela Polícia Federal, autora do pedido, “demonstram uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas”.
Além de Torres, Moraes também ordenou a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do DF Fabio Augusto Vieira, detido na terça-feira 10. Torres está de férias nos Estados Unidos. Ele publicou nas redes sociais de que vai retornar ao Brasil e se entregar à Justiça.
“No caso de Anderson Torres e Fabio Augusto Vieira, o dever legal decorre do exercício do cargo de secretário de Segurança Pública e de comandante-geral da Polícia Militar, e a sua omissão ficou amplamente comprovada pela previsibilidade da conduta dos grupos criminosos e pela falta de segurança, que possibilitou a invasão dos prédios públicos”, afirmou.
O ministro do STF acrescentou que há diversas omissões, em teses dolosas, praticadas por ambos “e que contribuíram para a prática dos atos”. Segundo a decisão, isso ficou demonstrado com a ausência do necessário policiamento durante as manifestações.
Para Moraes, houve “inércia” por parte do poder público do DF no encerramento dos acampamentos em frente ao quartel do Exército, “mesmo quando patente que o local estava infestado de terroristas”, alegou.
Por isso, segundo ele, é “razoável, nesse primeiro momento da investigação, determinar a prisão de ambas as autoridades”. Moraes afirmou ainda que os agentes públicos “poderiam dificultar a colheita de provas e obstruir a instrução criminal”.
Alexandre de Moraes também acusou o governador do DF, Ibaneis Rocha, afastado no domingo do cargo. “O descaso e conivência com qualquer planejamento que garantisse a segurança e a ordem no DF só não foi (sic) mais acintoso do que a conduta dolosamente omissiva do Governador”, escreveu.
Existe uma base legal verídica, que o ministro tenha utilizado , para chegar a uma conclusão final, ou foi coisas do imaginário?
Tomem cuidado como declarações de raiva, esses comentários podem está sendo monitorados e acabar prejudicando a revista. Outra, os que falam com raiva, em falta de ações dos militares etc podem ser infiltrados querendo estimular ações loucas. Temos que ser prudentes. Uma ação que podemos fazer é cobrar dos parlamentares de direita para que saiam de redes sociais e passem a fazer o que a esquerda é mestre, encher os adversários de ações judiciais e denuncia-los no congresso, na OAB, em todos os lugares. Parlamentar de direita tem que discursar todo dia no congresso, na imprensa etc. Rede social é bolha! Cadê os filhos de Bolsonaro que tem mandato? por que não visitaram os presos? por que não convocam coletiva de imprensa? por que não fazem carta denunciando e enviam para todos as instituições dentro e fora do Brasil? É nisso que a esquerda é mestre e ganha as partidas e precisamos aprender. Ficar choramingando aqui não resolve, rede social é bolha
Toda vez que leio o que Alexandre de Moraes disse ou escreveu, lembro do Dr Bacamarte de “O Alienista”, de Machado de Assis. Esse louco vai acabar prendendo a si mesmo por atos terroristas antidemocráticos.
O presidente presidiário e o ministro da justiça tb não teriam cometido omissão dolosa? Parece ue, no dia anterior a baderna, eles foram comunicados de ue haveria uma célula infiltrada no movimento, para causar vandalismo. E aí?
Eu sou uma pessoa educada, mas jamais chamaria o Bogeyman do S.T.F. de Exmo Senhor e V. Exa. esses são termos indicativos de respeito e reservados a pessoas integras e honestas, que não é o caso dos ministros do S.T.F. pois fazem parte da quadrilha de ladrões que facilitaram e participaram do roubo das eleições de 2022.
Esse Moraes não perde uma chance de mostrar sua arrogância estarrecedora. Esse psycopata sofre de uma neurose chamada “Schadenfreude” isso faz com que ele esteja sempre nas manchetes de jornais e TV exibindo autoridade punitiva. Qdo ele aplica qquer punição, em sua mente doentia os neuronios disparam causando um ecstasy. Infelizmente esta é a situação que vivemos até e qdo alguém, talves do próprio regime petralha de um fim nele, pois o Moraes com sua condição neurótica evoluindo rapidamente e por ser o autor do roubo do século junto com seu comparsa Luladrão, estará implicando e enfraquecendo regime petralha e suas ambições de totalitarismo no Brasil.
“No caso de Anderson Torres e Fabio Augusto Vieira, o dever legal decorre do exercício do cargo de secretário de Segurança Pública e de comandante-geral da Polícia Militar, e a sua omissão ficou amplamente comprovada pela previsibilidade da conduta dos grupos criminosos e pela falta de segurança, que possibilitou a invasão dos prédios públicos”, afirmou.
A reprodução das justificativas de Alexandre de Moraes claudicam por inteiro e demonstra o seu medo de não proceder da mesma forma contra o presidente da república e contra o ministro da justiça Flávio Dino, ambos avidados na véspera pela ABIN e nada fizeram senão demagogia e política barata com fato tão grave. Mais ainda, infiltrados foram presos e poderão contar a serviço de que estiveram. Nessas circunstâncias, Alexandre de Moraes terá que mandar prender todos os peritos do PT na arte depredação como patente a ameaça feita pelo PT ao Governador Tarcísio de Freitas no dia de ontem, em São Paulo.
Omissão dolosa não seria prevaricação?
Além disso, a competência do DF vai até a Praça dos 3 poderes. Dali pra frente é competência da Policia Legislativa, GSI e Policia Judiciária. Dada a facilidade com que todo mundo entrou ali, não seria o caso de mandar prender o Ministro do GSI, o Presidente do Congresso e a Presidente do STF pela mesma “Omissão Dolosa”?
Este cara é maléfico.
Tá todo mundo aplaudindo um louco desvairado, inclusive a mídia.
Prender aleatoriamente mais de mil pessoas e jogá-las num ginásio sabendo que a esmagadora maioria dos que ali estão não participou do vandalismo é coisa de ditador. Já disse aqui e repito, o pessoal de bem da esquerda tem a obrigação de se posicionar contra esta insanidade. O PT não é a esquerda. O Bolsonaro não é a direita. O Alexandre de Moraes não é digno de limpar o chão do STF.
Somos todos brasileiros caramba!!!!
Não tem como não ver o que está acontecendo.
É muito perigoso.
Foi o que a esmagadora maioria dos alemães fez antes do nazismo se instalar. Deixaram rolar.
A partir da hora que começa a morrer gente acabam os argumentos.
Se eu estou cantando o hino na frente do quartel e prendem um filho meu, não tem mais diálogo.
Francisco Bicudo
“…e a sua omissão ficou amplamente comprovada pela previsibilidade da conduta dos grupos criminosos e pela falta de segurança, que possibilitou a invasão dos prédios públicos”.
É duro ler uma mentira desse porte.Em apenas de 3 linhas, Xandão demonstrou que o seu livro de cabeceira é “O Direito Achado na Rua.”
Arrumaram um bode expiatório pra livrar a cabeça de Mucio e Dinno o “gordão da tanguinha”!! Por favor…nada contra os gordos!
Só a partir de agora omissão dolosa dá cadeia? Faz logo uma concorrência para construir presídios!
Que fique bem claro: Anderson Torres NÃO estava no comando da Segurança Pública do DF! Ele viajou para a Disney dia 30 de dezembro e pretendia retornar só em fins de janeiro, para se encontrar com Ibaneis! Quem esteve esse tempo todo na função foi o delegado Fernando de Sousa Oliveira, como secretário interino de Segurança Pública do Distrito Federal.
Ficou amplamente comprovada como e por quem, cara pálida?, se o cara ainda estava de férias fora do país? Ah, sim, esqueci de que o simples fato de ser acusado por um togado é prova mais que suficiente!!!
Ele nem tinha assumido o cargo. O Moraes é louco
Vergonha a ditadura no Brasil – Prender pessoas idosas a colocar em estádio ? a justiça divida ira cobrar dos malfeitores “Deus” é unico e soberano !
Estou aguardando A.Moraes mandar prender Flavio Dino e afastar Lula. Afinal, o DF ainda está dentro do Brasil, e se houve conivência ou prevaricação, o governo federal também não pode se eximir.
Exmo Senhor Ministro MORAES … mesmo sob risco de prisão indignado respondo-lhe opinando com isenção e analisando como é meu direito que como o de tantos pode e está sendo esmagado:
1) sem nenhuma dúvida está bem claro ao povo que há sim uma organização criminosa que comanda hoje a política e o povo vemos claro que é a quadrilha PeTralha acolitada com o Legislativo de quatro e cúmplice de tantos crimes contra o povo com cumplicidade inaceitável de quem “descondenou” o maior ladrão do mundo e chefões do tráfico soltos para cometer mais hediondos crimes contra a humanidade;
2) e lhe dou total razão HOUVE SIM GRAVES OMISSÕES e mais grave DOS PODERES INSTITUCIONAIS acumpliciados já que TODOS SABIAM do que ocorreria e apenas a PM do DF usada como BOI DE PIRANHA para mascarar os crimes dos poderes apodrecidos e insanos e ninguém entende POR QUE só ela enfrentou e apanhou da turba ensandecida sim e ninguém controla uma turba enfurecida isto é elementar numa clara e típica operação militar de controle de distúrbios;
3) onde estava o GSI que tem dois regimentos ou 1.200 homens para a segurança do Planalto e nenhum estava lá? vá ver estavam no enterro do Pelé;
4) onde estava a segurança da Câmara, do Senado e do STF que tem polícia regiamente paga pelo povo e não cumpriram o seu papel quando se precisou delas de verdade? ode estavam estas forças capazes de frear ou controlar os manifestantes como é sua atribuição? vá ver dando milho aos pombos na fedida praça hoje símbolo da desgraça nacional.
Dou-lhe razão sim quando afirma que houve graves crimes e quem os cometeu deve ser punido V. Exa. está certo MAS e os que cometeram crime e omissão bem mais graves pela covardia e cinismo de insana prevaricação pois seu crime está na raiz da radicalização da manifestação? Vão nos prender a todos que preocupados em retornar o país à normalidade institucional quebrada por V. Exas desde 2019 sob omissão de um presidente boquirroto nas palavras e inepto em ações consequentes?
Chega senhores dos poderes vocês são AINDA ungidos institucionalmente ao poder para o serviço ao povo jamais para esmagar-nos, humilhar-nos e violar-nos … respeitem-nos senhores.
EXISTE A ACUSAÇÃO MAS E AS PROVAS QUE A SUSTENTAM ???? JULGAMENTO??
*** COMUNISMO PURO… CONTINUEM, SÃO ESSES ATOS QUE DARÃO CAUSA A UMA INTERVENÇÃO LEGAL, POIS, TUDO JÁ PROVOU QUE O GOVERNO ATUAL É ILEGÍTIMO, IMPOSTO ATRAVÉS DE UMA TRAMA MUITO BEM ARTICULADA ATRAVÉS DE UMA GRANDE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA: STF/TSE/LEGISLATIVO/MÍDIA.
*** VOCÊS, SUBVERSIVOS, DEIXARAM RASTROS EXPLÍCITOS DA ORQUESTRAÇÃO DA ORCRIM E CONTINUAM…
*** TEM COMANDANTES E TROPAS DAS FA, PM, PF, GCM, PC QUE NÃO SE VENDERAM AOS SUBVERSIVOS COMUNAS E, LEGALMENTE, INTERROMPERÃO SUAS BARBÁRIES TOTALITÁRIAS.
Sergio Luiz Brandão
ex-Cap PMESP
Com a censura explícita que estamos vivendo, talvez seja melhor nem comentar nada, Alexandre de Moraes pode decidir que vc é golpista e mandar prender. Em breve estaremos postando receitas culinárias ou versos de Camões, como o Estadão fazia na ditadura militar. As coisas se inverteram e hoje o Estadão aplaude a ditadura do judiciário. E esse pobre país, entre trancos e solavancos, vai se arrastando para lugar nenhum.
Alexandre de Moraes é o Adolf Hitler do século XXI. Terá um dos fins mais tragico da humanidade
Isso tem que ter um fim. Ele não pode sair prendendo todo mundo sem nenhum motivo justo ou aparente. É flagrante que o ministro não está bem em suas faculdades mentais. Não se vai a solução por esse caminho.
Certo é identificar e prender quem fez o quebra-quebra. Mas não manter 1.200 pessoas desse jeito.
Robespierre teria inveja dessa criatura aí da foto.
Tem aplicativo?
Estamos vivendo em um Estado ditatorial. O Brasil precisa acordar para os perigos do comunismo cada vez mais perto.
O Ministro Alexandre de Moraes está assumindo o papel de Ditador e está sendo usado pelo Lula para vingança contra o Bolsonaro.
Flávio Dino também se omitiu ao não fazer nada mesmo sabendo da invasão, será que o Moraes vai mandar prender ele também?
Ele está de plantão permanente no recesso? Quem é o presidente do STF. A Rosa se afastou, entrou em férias ou pediu aposentadoria?
ele lê a constituição da Venezuela e age aqui como ditador >>>>>O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, disse que a Justiça emitiu uma ordem de captura contra três ex-deputadas da oposição, no início da semana.
ditador no Brasil bem ao estilo de Hitler e Maduro – pergunto onde esta o novo presidente ? os deputados , Senadores ? Igreja ? OAB ?
E quanto à informação de que o MINISTRO da “JUSTIÇA” tinha ciência, indicada pela ABIN, que haveria atos de desordem?!?
Ah, claro… para um dos lados NÃO cabe sequer investigações!!!