Alvo de um mandado de prisão, o caminheiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, que vem gravando vídeos convocando as pessoas a participarem das manifestações favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro, disse que não vai se entregar à polícia antes do dia 7 de setembro.
A Polícia Federal (PF) está fazendo buscas para localizar Zé Trovão. A prisão foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O caminhoneiro é acusado de incitar a prática de atos violentos contra o STF e o Congresso Nacional.
Leia também: “Por ordem de Alexandre de Moraes, PF prende apoiador de Bolsonaro”
“Eu ainda não tive acesso [ao mandado de prisão]. Como vou entregar o meu cliente se eu não tive acesso ao processo?”, disse o advogado de Zé Trovão, Levi de Andrade, ao portal UOL. “Conversei com ele há cerca de cinco minutos. E, pela vontade dele, já me adiantou que, se realmente tem esse mandado de prisão, ele não irá se entregar até o dia 7 de setembro.”
Segundo o advogado, Zé Trovão “não cometeu nenhum crime”. A defesa não compreende uma série de restrições [impostas pelo STF].”
Leia mais: “Prisão de jornalista vai impulsionar as manifestações, afirma Zambelli”
De acordo com informações publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo, o caminhoneiro teria descumprido determinações de Moraes, entre as quais o bloqueio da chave Pix pela qual vinha recebendo doações para organizar as manifestações do dia 7. Na quarta-feira 1º, Zé Trovão divulgou uma nova chave Pix para receber os recursos.
“[O mandado de prisão] É totalmente inconstitucional. Eu protocolei um habeas corpus já há algum tempo contra as restrições impostas e até agora não foi julgado. Acho muito estranho. Temos visto coisas de um dia para outro serem resolvidas. [O HC] É um remédio jurídico que não pode demorar”, afirmou Andrade.
Leia também: “Intelectuais e veículos de imprensa lançam manifesto pela liberdade de expressão”
Ze trovao tem nosso apoio , todos os inocentes que agridem a constituicao (sabe nada inocentes), a tv Bandeirantes que decepcao e Vergonha dessa emprensa atraves de Datena, diz numa n aturalidade que o povo no dia 7 proximo nada mudara’ com os manifestos , o cara foi conprado acabou a credibilidade da BAND que tanto eu admirara , pre candidato a presidencia ja comeca mal, sinto muito se queimou!
Até quando esse sinistro vai canetar o que quer e quando quer, sem que o presidente Tomé uma providência??? Já passou muito da hora de alguma coisa ser feita.
Acho que a hora ta por vir amigo …..
Praticamente criminalizou as doações, e as “doações” recebidas pelo amigo do amigo do meu pai, o que eram???
E a “doação” de R$ 4 milhões p um determinado iluminado dar uma canetada, é o que?
O Coronel Ustra é fichinha. Ele encarnou em quem?
STF está apagando fogo com querosene ,quer ver o circo pegar fogo para a “grande imprensa” culpar o Presidente Bolsonaro. A verdade não tem pressa.
Estamos aguardando…
Também não entendo porque a PGR e a Polícia Federal, ambos integrados por pessoas esclarecidas e competentes, continuam cumprindo decisões absurdas, insultuosas, emanadas desse STF que diariamente vem afrontando nossa Constituição. Seria oportuno que essa autoridades lessem A Desobediência Civil, clássico de Henry de David Thureau, que inspirou a luta de Mahatma Ghandi pela independência da Índia e do Paquistão, assim como na de Martin Luther King contra a segregação racial nos EUA. Em síntese, ensina Thureau que o povo tem direito de não acatar ordens e decisões de um governo que não satisfaz as exigências da população que o elegeu. No caso do STF, órgão ocupado por pessoas nomeadas que nunca receberam um único voto do povo, entende-se que a questão é ainda mais delicada. Uma pergunta que não quer calar: deve a PGR e a Polícia Federal acatar ordens absurdas e indignas desse STF que, sem nenhum escrúpulo e respeito pelo nosso povo, cospe, rasga e joga a Constituição na lata do lixo?
Vcs não entenderam até agora que desde 1964 quando a esquerda perdeu a luta armada com as FFAAs eles mudaram a tática do jogo e bem lentamente foram ocupando as instituições públicas e aparelhando de tal forma que não existe uma só instituição brasileira que a esquerda não tenha colocado seus pares!
Esses policiais federais que estão cumprindo essas ordens ilegais, a meu ver, deveriam ser exonerados a talvez até presos. A essas alturas do campeonato, o que faz o tal ministro da justiça e segurança pública? Desapareceu? Escafedeu-se? Acovardou-se?
Paulo foi muito feliz em sua ponderação.
Oficiais e ou sargentos nazista foram condenados/apenados pelos crimes de guerra. Alegação de “estar cumprindo ordens” não os salvaram. Não se exime da responsabilidade em violar-se nossa Constituição.
Bem lembrado José Augusto.
Desde quando receber doações é crime? Isso só se passa na cabeça ôca daquele Kinder Ovo, dentro de cada um, tem uma surpresa. Enfim, está certo o advogado do Zé Trovão, só entregará o seu cliente, quando tiver acesso às acusações do aloprado.
Não entendo porque decisões absurdas são cumpridas pela PF. Está na hora de haver uma reação contra isso.