-Publicidade-

Afinal, quem pode criticar o STF?

J. R. Guzzo havia feito essa pergunta em junho de 2020
STF: alguns podem criticar; outros não podem
STF: alguns podem criticar; outros não podem | Foto: Leandro Rodrigues/Revista Oeste

“O STF faz o barulho que está fazendo porque toma o cuidado de bater apenas em quem não pode bater de volta; mesmo quando manda a polícia perturbar deputados federais, sabe que pode contar com a covardia de uma Câmara e um Senado que vão ficar em silêncio. Dá primeira página em jornal, faz o cordão dos bajuladores sair correndo para declarar sua ‘solidariedade ao Judiciário’ e rende mais alguns trocados.”

Leia mais: “Prisão de Daniel Silveira é inconstitucional, afirmam juristas”

A afirmação acima é de J. R. Guzzo. O colunista e conselheiro editorial da Revista Oeste não analisou, contudo, o caso em específico do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), detido nesta semana após divulgar nas redes sociais vídeo em que tece críticas aos ministros da Suprema Corte brasileira. O jornalista não alisou a situação do parlamentar, pois o texto dele não foi de agora. O trecho destacado no parágrafo anterior faz parte de artigo publicado na edição 13 da Revista Oeste, disponível desde 19 de junho do ano passado.

No conteúdo que se mostra atual, Guzzo foi além de escrever sobre a postura adotada pela atual composição do STF. Antes mesmo de internautas compararem a fala de Silveira com ofensas disparadas por outros agentes políticos, o colunista da Revista Oeste já resgatava declarações feitas por petistas contra o STF. “Tem de fechar o Supremo Tribunal Federal. Temos de criar uma corte constitucional, limitada a guardar a Constituição, onde os membros tenham mandato”, disse o ex-deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), relembrou Guzzo no artigo “Quem pode e quem não pode falar mal do STF?”.

Quem pode e quem não pode falar mal do STF?

Disponível para assinantes da Revista Oeste, o artigo em questão de J. R. Guzzo também lembra frases do ex-ministro José Dirceu e do ex-presidente Lula contra o STF. Damous, Dirceu e Lula não foram detidos em decorrência de suas declarações.

Revista Oeste

J. R. Guzzo também marca presença na atual edição da Revista Oeste. No texto desta semana, o jornalista escreve sobre a atual condição do Ministério Público. Além disso, a publicação digital apresenta ao público reportagens especiais e análises de Augusto Nunes, Ana Paula Henkel, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Dagomir Marquezi e Tom Slater.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Em defesa do liberalismo econômico e das liberdades individuais, o projeto não aceita publicidade estatal. Assim, a iniciativa é diretamente financiada pelo público leitor. Para fazer parte da comunidade de assinantes, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.