Alessandro Vieira e Kajuru vão ao STF para prorrogar CPI da Covid

Parlamentares querem que a Corte obrigue o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a estender os trabalhos da comissão
-Publicidade-
Senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pede a prorrogação dos trabalhos da CPI da Covid
Senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pede a prorrogação dos trabalhos da CPI da Covid | Foto: Pedro França/Agência Senado

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) acionaram nesta segunda-feira, 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), seja obrigado a prorrogar os trabalhos da CPI da Covid, que investiga as ações do governo federal durante a pandemia, por mais 90 dias.

Instalada em abril, a comissão pode funcionar, em tese, até o dia 26 de julho, cumprindo o prazo regimental de 90 dias. Na semana passada, o vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), divulgou uma lista com assinaturas de 27 senadores (número mínimo exigido) apoiando a prorrogação da CPI.

Leia mais: “Senador afirma que minoria na CPI apresentará relatório paralelo”

-Publicidade-

Pacheco, por sua vez, afirmou que só pretende analisar o requerimento apresentado pelos senadores após a conclusão dos trabalhos da comissão nos 90 dias iniciais. “Se houver as condições objetivas de prorrogação, ao final do prazo da CPI serão avaliados esses critérios objetivos, com a prorrogação ou não”, disse o presidente da Casa.

Na petição apresentada ao STF, Vieira e Kajuru alegam que “em vista do preenchimento do requisito da adesão mínima, a prorrogação automática da comissão parlamentar é medida que se impõe”. “A conduta deliberadamente omissiva por parte do senhor presidente do Senado Federal […] desafia o necessário provimento jurisdicional com vistas a salvaguardar o direito líquido e certo da minoria parlamentar em ter assegurada a prorrogação da apuração das ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da covid-19 no Brasil e, em especial, o agravamento da crise sanitária no Amazonas”, afirmam os senadores.

Leia também: “A CPI é um sucesso”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 67 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

18 comentários Ver comentários

  1. Alguém tem alguma dúvida que conseguirão ? O q estamos vivendo é uma total desordem, com larápios destruindo o Brasil, e um governo federal de um banana permitindo. “O metiolate voltaria a arder”, é o q o presidente em campanha pregava, mas o q estamos vendo é um covarde que só fala de forma estabanada e não age com o artigo 142, perfeitamente aplicável para o q estamos sofrendo. Sem contar que nem os seus apoiadores, que estão sendo perseguidos e TORTURADOS, têm o seu amparo. Um covarde.

  2. Kajuru já conhecíamos, agora esse Alessandro Vieira senador por Sergipe, coitado, nunca viu corrupção nos governos anteriores, e tenta encontrar neste governo.

    1. Essa desgraça se elegeu por Sergipe mas não foi parido aqui. Apareceu como delegado pimposo, metido a importante e enganou aos que o elegeram.

  3. Dois cabôquinho traíra ! Alessandro Vieira e essa besta quadrada do Kajuru ! Os dois iniciaram o mandato dando sinais de que seriam grandes parceiros nas reformas mas de repente, inexplicavelmente, viraram a casaca !

  4. Alessandro Vieira e Jorge Kajuru…..Dois pilantras no Senado Federal. Alessandro Vieira é um dos negacionistas do G7 que abandonaram o palco da CPI do Circo quando foram dois médicos renomados falar porque morreram 22 pacientes no Hospítal em Manaus.
    Dois déspotas sem noção da realidade.

  5. A bicha louca enterrou de vez sua carreira política com aquela gravação, agora tá compactando o barro que lhe caiu sob o peito com essa CPI imunda e imoral, esquerdalha vagabunda, o seu único compromisso é com um projeto de poder que vem historicamente matando milhões de pessoas pelo mundo. Pobre do eleitor confiar num velho gagá que usa uma penca de brincos nas orelhas, na minha terra, cabra macho não usa isso.

  6. Kajuru nunca enganou, funciona como uma biruta, ora virando pra cá, ora pra lá, sem rumo e direção. Zero crédito pra ele.
    A decepção é com o senador Alessandro Vieira. Participar e querer prosseguir com essa CPI farsante, sem eira nem beira, comandada por corruptos profissionais em busca de palanque eleitoreiro, um desserviço que paralisa os projetos realmente importantes para o país, é um tiro no pé. Lamentável a postura do novato senador que prometia estar empenhado à construção de um senado decente.
    Já vimos que ele é apenas mais um, ávido por visibilidade, enquanto deixa o país revoltado com as mentiras e perseguição da quadrilha que ele se alinhou. Que péssima escolha, senador. Deverá lhe custar caro. Decepcionante!

  7. Este Kajuru é outro falso, pilantra, agora todos estão vendo mais uma vez né que o Presidente estava certo naquela gravação que ele fez, querendo já ali pegar algo né Kajuru broxizaroinho!!!gente falsa mau caráter, bando, agora a CPI do circo é pra investigar tudo do Presidente até ações quando ele estava no exercito kkkk se ele fez algo errado lá vai para CPI dos Coronés e querem impichar ele hoje kkkkk, puts que palhaçada isto ta dando já heim.Cara invejo o Bolsonaro não estão dando trégua nem 1 dia se quer, podem ver eu já teria metido o Pé.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.