O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, na última quinta-feira, 8, o bloqueio de R$ 50 milhões das contas pessoais do senador Marcos do Val (Podemos-ES). O parlamentar criticou o magistrado em seu perfil no Twitter/X e afirmou que a quantia “nunca existiu” e “não existe” em suas contas bancárias.
Marcos do Val escreveu que havia “apenas mil reais” em sua conta. Além disso, contou que tem como dependentes sua filha e “despesas vitais” como o plano de saúde de sua mãe, que enfrenta um tratamento contra o câncer, segundo o senador.
“Essa decisão, além de inconstitucional, caracteriza-se como um verdadeiro abuso de autoridade, pois não houve qualquer comunicação prévia ao Senado Federal ou ao seu presidente, Rodrigo Pacheco”, acrescentou o congressista. “Não posso sequer comprar uma passagem para exercer o meu papel constitucional de representante do povo do Espírito Santo.”
O senador explicou que o bloqueio da verba indenizatória o impede de realizar atividades “inerentes” ao seu mandato, tais como a locomoção para Brasília e o pagamento das despesas de gabinete, tanto na capital federal quanto em sua “base regional”.
“Essa decisão, revestida de uma pena antecipada de caráter perpétuo, é absolutamente desproporcional e inconstitucional”, reclamou Marcos do Val. “A imposição de uma dívida de R$ 50 milhões é não apenas impossível de ser quitada, bem como representa uma afronta à minha dignidade, não apenas como parlamentar, mas como ser humano.”
Além das contas, Alexandre de Moraes bloqueou — novamente — as redes sociais de Marcos do Val
O senador também teve suas redes sociais bloqueadas. Marcos do Val descreveu a postura de Moraes como uma “prova” de que o Brasil “não é mais uma democracia plena”.
Até as 21h20 desta segunda-feira, 12, o perfil de Marcos do Val no Twitter/X permanecia ativo. A página dele no Instagram, no entanto, consta fora do ar.
“As ações do ministro Alexandre de Moraes não apenas violam minha imunidade parlamentar, garantida pelo artigo 53 da Constituição, mas também censuram minha atuação”, observou o parlamentar. “Diante deste cenário, solicito a imediata intervenção da mesa do Senado Federal, bem como do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.”
Em maio, Alexandre de Moraes devolveu o acesso das redes sociais de Marcos do Val, depois de quase um ano de bloqueio.
A queda deste psicopata será algo memorável!
Quando estou lendo notícias sobre a Venezuela, tenho a sensação que estou lendo sobre o Brasil. São os mesmos atos, as mesmas atitudes, a mesma postura, a mesma ditadura. A amizade criminosa entre Lula e Maduro não é por acaso. É a mesma ideologia e a mesma estratégia de implantação de uma ditadura brutal de gente canalha que não exita em prender, punir, bloquear e torturar. Eles acham que o voto e a vontade da sociedada está abaixo do poder e da vontade deles.
O psicopata que manda em Lula e no PT, e no Brasil.
Um maduro do stf …
Intervenção do PACHECO? kkkkkk
Reportagem mais sem pé nem cabeça. Se o Augusto Nunes tivesse visto essa reportagem ele iria pagar sapo para o estagiário. Muito mal escrita. Apague e faça novamente.
Até quando irão durar a sequência de abusos desse ministro?
O SENADO INTEIRO PRECISA SER INVESTIGADO
O Senado é cúmplice de todos os abusos e crimes cometidos pelo STF. Não se conhece figura mais covarde na história do Brasil que Rodrigo Pacheco.
ESSE MERDOLLA VIVE FALANDO QUE TEM CARTA NA MANGA, PENDRIVE, ETC, ISSO TUDO ELE JÁ DEVE TER ENFIADO NA BUNDA
Reportagem incompleta. Ruim para a Oeste.
Nao entendi. A reportagem NAO FALA O MAIS IMPORTANTE: PORQUÊ? PORQUE O MINISTRO DO STF EMITIU A TAL DECISÃO CONTRA O SENADOR MARCOS DO WALL?
E mais, diante de maus esse desrespeito ao Art. 53 da Constituição Federal, ONDE ESTA O PRESIDENTE DO SENADO, RODRIGO PACHECO????
Até quando?
Se esses senadores quisessem mudar alguma coisa já teriam tirado Pacheco da presidência.
O Senado tem que decidir por maioria se acata esse cerceamento de liberdade do senador.
Rodrigo Pacheco é cumplice das inconstitucionalidades de Moraes. Pior Presidente do Senado de todos os tempos. Frouxo, não honra o cargo. Os pedidos de impeachment (vários) foram engavetados.
Não estou a defender, nem a acusar ninguém.
Mas um senado cujo presidente, é Rodrigo Pacheco, o que esperar de uma figura desta….
Pacheco covarde, marica, vendido, corruPTista, está com medinho do assassino do Clezão no presídio. Senador, faça igual à venezuelana Corina, CONVOQUE O POVO BRASILEIRO PARA PROTESTAR contra esse genocida. Se for preciso vamos à guerra civil: vamos fazer jorrar sangue, seguir o que disse o Maduro . Está passando da hora de tomar o Brasil e voltar à liberdade plena. Conte comigo. QUE O GADU NOS PROTEJA .’.