Assista à transmissão
https://www.youtube.com/watch?v=AVKWACCZc1Y
A legalidade da investigação que apura supostas fake news contra a corte está sendo discutida ao vivo no Supremo Tribunal Federal (STF). Conforme noticiou Oeste, o inquérito aberto por Dias Toffoli em março do ano passado deve ser considerado legítimo pelos ministros.
Leia mais: O Supremo não tem o direito de fazer uma investigação criminal, afirmam juristas
A decisão dos magistrados, portanto, seria para “fortalecer o Poder Judiciário” e também mostrar apoio ao relator da medida, Alexandre de Moraes. Há duas semanas, o STF autorizou uma operação que constrangeu várias pessoas próximas ao presidente Jair Bolsonaro.
Sendo assim, os ministros vão decidir hoje em sessão transmitida ao vivo:
1- Se o inquérito é legal;
2- Até que ponto exige a participação do Ministério Público.
Na semana passada, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu a suspensão do inquérito.
Leia mais: O STF não tem direito de fazer uma investigação criminal, afirmam juristas.
O que está em jogo
A Rede Sustentabilidade pediu para extinguir a própria ação que moveu em 2019 contra o inquérito. Na semana passada, entretanto, o partido mudou de posição e pediu que o processo fosse extinto. Mas, mesmo assim, o julgamento foi mantido.
Em 27 de maio, o procurador-geral da República, Augusto Aras, chegou a pedir a suspensão do inquérito. No âmbito das investigações Alexandre de Morais censurou dois veículos de comunicação.
Desde o início, a postura do STF vem sendo posta em xeque. Juristas, por exemplo, consideram ilegal várias decisões tomadas pelos ministros, como a procuradora-regional da República em Porto Alegre Thaméa Danelon.
Colaborou Afonso Marangoni
A pior ditadura é a imposta pelo poder judiciário; nela não a quem recorrer. Será?
Não Vivemos uma Democracia e as Instituições não estão funcionando.
Julgar políticos corruptos estes abutres não tem tempo e deixam tudo prescrever.
É bastante provável que os “guardiões” da constituição, decidam pela validade do ato inconstitucional. Podemos esperar de tudo deste STF. O pior de todos os tempos.
Mais uma vergonha nacional.
Fico me perguntando se não há processos mais importantes para a pauta…