A bolsa de valores de São Paulo (B3) abriu a semana em forte baixa, na casa dos 5%, puxada pelas ações da Petrobras, que caem aproximadamente 20% nesta segunda-feira, 22. O movimento é reflexo da decisão do presidente Jair Bolsonaro de trocar o presidente da companhia.
Na sexta-feira 19, após fazer críticas à Petrobras, Bolsonaro indicou o general Joaquim Silva e Luna para substituir o economista Roberto Castello Branco. A mudança faz com que investidores temam possíveis ingerências em estatais, o que é negado pelo governo.
Leia mais: “Nomeado para a Petrobras prega ‘equilíbrio’ entre acionistas e clientes”
Às 12h14, o índice Ibovespa caía 4,67%. As ações ordinárias da Petrobras (PETR3) despencavam 19,52%, e as preferenciais (PETR4), 19,36%.
Ao participar de cerimônia no sábado 20, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que mais alterações serão anunciadas. “Na semana que vem, teremos mais trocas”, afirmou. “O que não me falta é coragem para decidir pensando no bem maior da nossa nação”, finalizou.
É simples, privativa a Petrobrás e abre o mercado de combustíveis para as concorrentes mundiais.
Noticia incompleta.
Quem vendeu? mas sobretudo quem vai comprar?
Quantos ainda não entenderam que Bolsonaro não e´um especulador?
Cade´ o Constantino para analizar e informar o respeitavel publico assinante da revista?
Desculpas esapafurdias declinadas.
A Petrobras por não ter concorrente, não faz estoque regulador. Daí, não ligar para os caminhoneiros.
Ou será um “ECONOMISTA DO CENTRÃO”?
Acho que temos um “ECONOMISTA LIBERAL” soprando no ouvido de Bolsonaro. Quem será? Rogério Marinho que sonha ser Guedes? hum…
ESTE VAGABUNDO ESTAVA A UM ANO EM CASA SEM TRABALHAR, E VOCÊS APOIANDO ESTE SAFDO
Verdade. O Guedes pra mim vacilou.
Estão deturpando o ato do governo: não se trata de controlar o preço dos combustíveis. Isso é impossível. Se trata de localizar e eliminar os pontos que aumentam indecorosamente o valor e podem sim, ser atacados. O governo também precisa comunicar melhor as merdas que o PT fez, destacadamente, as duas refinarias no Brasil que engoliram bilhões e foram paralisadas, e o caso Pasadena.
Um dos pontos é a sonegação. Manguinhos (REFIT) deve bilhões ao RJ mediante liminares e outras cositas más.
Bom dia .
A questão e ate quando iremos como população continuar pagando o rombo causado pelo PT na petrobras e ainda um preço absurdo pelos combustíveis caríssimos ????
Alguma coisa tem que ser feita..
É isso que JB está tentando resolver. É difícil, porque o parque de refino foi deixado pra trás, e não conseguimos processar o petróleo produzido no Brasil. Mais uma para a conta do lula. O que o Gen. Luna tem que fazer é extirpar a CUT de dentro da Petrobrás.