Arquidiocese de Curitiba se opõe à cassação de vereador petista que invadiu igreja

'Movimentação contra o racismo é legítima', informou documento
-Publicidade-
O vereador do PT Renato Freitas, durante invasão a uma igreja católica em Curitiba - 05/02/2022 | Foto: Reprodução/Instagram/Renato Freitas
O vereador do PT Renato Freitas, durante invasão a uma igreja católica em Curitiba - 05/02/2022 | Foto: Reprodução/Instagram/Renato Freitas

A Arquidiocese de Curitiba se manifestou contra a cassação do vereador Renato Freitas (PT). Os religiosos enviaram o documento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 28.

O parlamentar invadiu a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em fevereiro deste ano. Durante o ato, fiéis foram chamados de racistas, fascistas e homofóbicos em virtude da morte do congolês Moïse Mugenyi.

“Sugerimos que se evitem motivações politizadas e, inclusive, não se adote a punição máxima contida no Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba”, informa trecho do documento da arquidiocese. Freitas responde a um procedimento ético-disciplinar na Câmara. A punição máxima é a perda de mandato.

-Publicidade-

Na defesa prévia, Freitas refutou as acusações de perturbação da prática de culto religioso, entrada não autorizada dos manifestantes e realização de ato político no interior da igreja. O parlamentar pediu o arquivamento do caso.

Ao sugerir para que não haja cassação de mandato, a Arquidiocese de Curitiba argumentou que “a luta contra o racismo é legitima, tem o respaldo da igreja”, todavia, o ato endossado pelo vereador, conforme a arquidiocese, teve excessos.

“A movimentação contra o racismo é legitima, fundamenta-se no Evangelho e sempre encontrará o respaldo da Igreja”, ressaltou o comunicado. “Percebe-se na militância do vereador o anseio por justiça em favor daqueles que historicamente sofrem discriminação em nosso país. A causa é nobre.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

66 comentários Ver comentários

  1. O quê esperar desses representantes da igreja? O tempo todo querem dar guarida àqueles que atacam a igreja e querem a sua destruição. O que esperar desses vários católicos que votam como ateus? Igrejas serão queimadas da mesma forma que vem ocorrendo na França e os seus representantes continuarão defendendo os criminosos. Ou FFAA entram em ação ou seremos a próxima Venezuela ou Nicarágua.

  2. Que vergonha, esta atitude da arquidiocese. É se curvar ao ideario pos marxista identitario. Minha mãe dizia que a maior prova da origem divina da Igreja é que os padres ( deste ideario ) não conseguem acabar com ela.

  3. Que vergonha esse é o País da impunidade , por essas e outras que não se conserta nada nessa terra Brasilis , qdo acontecer novamente em alguma outra igreja vcs serão os responsáveis pela falta de atitude !

  4. Isso aí, vai passando a mão na cabeça dos desordeiros, dos ateus esquerdopatas, até que um dia algum deles realmente faça cordas com as vísceras de algum monge. A CNBB é a verdade a Igreja Católica no Brasil.

  5. Concordo com a luta contra o rascismo. Mas isso que aquele Vereador fez na igreja em Curitiba não tem nada a ver com isso. Entrou uniformizado com as cores de partido ao qual representa, não respeitou o momento de culto cometeu vandalismo. Tem que ser cassado.

  6. Devido a essas tomadas de decisões malucas, deixei de ser católico. Não mais pago o dízimo e frequento a Igreja. Não passa de um puxadinho do pt.

    1. Mantovani: primeiro, vc. não é obrigado a pagar dízimo para frequentar a Igreja Católica. Segundo: procure paróquias onde o pároco não seja vermelho. Eu te afirmo que tem muitas paróquias assim. Vá em uma ligada aos Tradicionalistas, com Missa no Rito Tridentino, em Latim. Não tem nenhum comuna ali e tem muitas paróquias assim pelo Brasil, inclusive em Curitiba. Abs.

  7. Aqui se trata de uma punição exemplar para que isto não se repita, seja em qualquer templo de qualquer religião, se invadirem um centro espirita tem que haver punição da mesma forma, somos um estado LAICO, se trata te intolerância e no caso especifico de Cristofobia. isto por que somos um país de cristãos na nossa grande maioria!!!pena esta posição equivocada desta instituição que parece falida em todos os aspectos.

    1. É um grupo, Cervantes 51, não a IGREJA! Pois tem muitos fiéis e membros do clero, contra a invasão de marxistas, que tb. invadiram as outras igrejas, cristãs ou não.

  8. O “Manifesto” da Arquidiocese de Curitiba para mim é inequívoco. Demostra claramente que se tratam, na prática, de militantes travestidos de sacerdotes. HIPÓCRITAS!!!
    “Lobos em pele de cordeiro”.

  9. É uma luta insana ser conservador e defender costumes que sempre funcionaram (ainda funcionam?).Quando a própria Arquidiocese faz a defesa de um cara que facilmente atearia fogo na própria arquidiocese, a sensação é que lutamos por uma causa que já está perdida.

  10. Não conheço as leis que tratam de questões dessa natureza e, assim, não poderia fazer nenhuma afirmação legal. Apesar disso, posso usar o bom senso e o pouco que conheço do cristianismo para asseverar que a atitude do vereador foi completamente abusiva e transgressora. Houve um total desrespeito ao templo sagrado, aos fiéis presentes e ao sentimento religioso de uma nação que tem o cristianismo como religião expressivamente predominante. Não é preciso pensar muito para entender que o dito vereador não tinha intenção de lutar contra o racismo naquela ocasião. O seu intuito, na verdade, era criar uma relação mentirosa e irresponsável entre a igreja e o cristianismo à prática de racismo e fascismo. Ainda, o comunista tinha em mente incitar as pessoas que tomassem conhecimento do fato a repudiarem a igreja e agredirem verbalmente os cristãos assim mesmo como ele fez com os homens e mulheres que estavam presentes na igreja apenas para orar pelas suas vidas e dos seus familiares.
    Não consigo entender a postura da arquidiocese de Curitiba com este comunicado. Entendo que não se pode confundir o perdão e o combate legítimo ao racismo com a complacência aos desejos de alguém que só quer criar uma ruptura do tecido social e provocar uma revolução comunista. Desejo que a comissão de ética da casa dos cidadãos de Curitiba possa julgá-lo levando em consideração essas ponderações.

  11. Este é o resultado de permitir a nefasta influência comunista nas religiões. O comunismo é a doutrina demoníaca por excelência e deseja a aniquilação de tudo o q é nobre.

    Atacar a igreja é permitido tanto quanto proteger o agressor? Jesus nunca defenderia isso. Ele mesmo disse “a cada um segundo as suas obras”.

    Mas a arquidiocese não passa de um esgoto comunista com sinal verde de Bergogglio, o farsante comunista q deteriora a igreja até q não reste nada.

    A arquidiocese cuspiu na cara dos fiéis, assim como judas cuspiu em Jesus.

    1. Concordo, Agnaldo. Infelizmente tem comunas com capivara longa, infiltrados na Igreja, mas eles são minoria, pois a grande maioria do fiéis e membros do Clero, detesta os vermelhos e seguem o que escreveu, como lei, o papa Pio XII: todo católico que votar ou apoiar partidos de esquerda, está automaticamente excomungado.

  12. Deixa assim, livre, leve e solto pra “protestar” contra o racismo no país, a invasão aqui, vandalismo ali, não é nada, tadinho, ele só estava protestando… Até entendo o que eles querem, mas não pode ficar impune assim não, eles podem tudo e já tem a justi$$a do lado deles deixando a esquerda impune pelos seus muitos crimes, uma punição tem que ter, só umas palavras dizendo que foi excessivo não basta, daqui a pouco vão estar colocando fogo … opa, isso eles já fazem 🤔

  13. A arquidiocese de Curitiba está contra a expulsão de um moleque eleito vereador, que desrespeitou a igreja católica e pertence a um partido que quer acabar com a igreja ???
    A inversão de valores chegou à igreja católica! Está explicado pq , no Brasil , está acabando……

  14. Infelizmente a tempos que a Igreja Catolica, foi tomada pelos Comunistas.O que tem a ver depredaçãp de Igrejas , com Racismo. Comunismo a Pior Praga da Humanidade.

  15. Ofender cristãos não é luta contra o racismo! O que ele praticou foi atentado contra a fé, com atos de violência e motivado por uma ideologia de ódio!

  16. Só faltou a “Arquidiocese” afirmar ser a favor do aborto e da perseguição a católicos mundo afora. Pelo menos no Brasil, restou cristalino quem manda nos cultos nas igrejas.
    O mal avança a passos largos na Igreja. Sob as bênçãos de Bergoglio, o progressista.
    Para quem duvidava de que a guerra é espiritual.

    1. Mas essa é intenção! Enfraquecer a Igreja significa destruir o cristianismo.
      Esse é um dos objetivos estratégicos do globalismo, do progressismo, do marxismo.

      1. Exato, G. Oliveira, mas muitos aqui e em outros lugares, não veem isso. Grande comentário.

  17. A Arquidiocese de Curitiba errou e errou feio! A Igreja não pode apoiar ou defender canalhas iguais a esse vereador comuna, que invadiu uma paróquia católica para fazer o lixo que todo esquerdista faz. É bom não confundir alguns padres, bispos e arcebispos, com TODA a Igreja, incluindo os fiéis e membros do Clero, que, na grande maioria, desaprovam e combatem teses comunistas. Várias lideranças católicas têm, pelo mundo, criticado e lutado contra o esquerdismo. Eu lembro que o Papa João Paulo II, junto com o presidente Ronald Reagan e a primeira ministra do RU, Margaret Thatcher, foram os responsáveis pela queda do Muro de Berlim, pela queda da URSS. Os grupos tradicionais católicos têm lutado contra o esquerdismo no mundo, incluindo aqui, onde um pequeno e barulhento grupo, a Teologia da Libertação, nascido nos anos 1960, na América Latina, tem causado grandes estragos. Não esquecendo que em muitas Igrejas Cristãs Reformistas, há um grande número de pastores e “bispos” que apoiam abertamente Lula e seu nefasto grupo, participando ativamente das eleições desses comunistas, a partir de 2002.

    1. Completando: o Arcebispo deve ser afastado e enviado para um mosteiro, a fim de meditar, até o fim da vida, a grande bobagem, heresia que fez. Outros presbíteros e bispos que cometeram atos contrários à Igreja, que segue o Evangelho de Cristo, estão em retiro perpétuo em mosteiros, isolados e sem poder exercer influência entre os fiéis. Apoiar atos comunistas, não tem desculpa! Eu lembro que o Papa Pio XII, fez uma Encíclica, onde está escrito que qualquer católico que apoiar ou votar em partidos de esquerda, está automaticamente excomungado.

    1. Sim, exato! Mas esses bispos, presbíteros coniventes com atos comunas, serão punidos no devido tempo. Como católico tradicional, eu sei bem disso.

  18. O apoio â invasão do templo só veio me confirmar que eu agi acertadamente afastando-me definitivamente da religião, do futebol e da política.

  19. Observar que o cabeludo comunista entrou na igreja p protestar a morte de um negro na praia do Recreio no Rio de Janeiro e o fato nada tem q ver com racismo, como foi dissecado e mostrado até pela imprensa vendida. Portanto, a desculpa da igreja é mais fajuta e idiota que o próprio ato do imbecil do vereador.

    1. Na verdade, Renata, a Igreja Católica não está “perdendo” muitos fiéis, não acredite no que a mídia e gente imbecil que tem ódio da Igreja, escreve ou diz por aí. O que acontece é que muitos fiéis estão mudando de paróquias, de Dioceses, indo à outras de cidades mais distantes, onde não tenha padre comuna infiltrado. Ao comentar, lembre-se de não misturar toda a Igreja, todos os fiéis, com o grupo podre. Se você soubesse como tem pastores que apoiam o Lula, não escreveria isso aqui. Quando a Manuela e o Haddad foram a uma paróquia de um bispo irlandês comuna, na periferia de SP, isso foi muito criticado por membros do clero e fiéis leigos como eu. Isso repercutiu muito nos sites católicos e a Diocese de SP recebeu muitas críticas de grupos católicos tradicionais.

  20. Arquidiocese uma oba e sim o malambo comunista que comanda a entidade, aliás, está cheio de comunistas disfarçados de padres, todos abraçados com u luladrão. Farsantes porque comunista é ateu, querem o fim da igreja, e tem que apoiar aqueles que fazem o que esse vereador marginal fez.

  21. Uma dica para os fiéis desta diocese.
    Parem de pagar o dízimo e doações a ela .
    Só voltem quando o comando renunciar
    de preferência no mesmo dia que o vereador for cassado .
    Cambada de safados !

  22. Se os representantes dessa igreja decadente, tomaram partido pelo indivíduo que invadiu um prédio dessa seita, por que teríamos que nos preocupar com isso? Ignorem esse assunto, que é melhor.

    1. Opa! Não é “seita”, meu caro, é a Igreja Católica, onde os primeiros cristãos, que eram católicos, pois não havia outra denominação cristã, guardaram as Sagradas Escrituras, a Bíblia, por muitos séculos, em mosteiros católicos. Cuidado com a generalização e opiniões sem base concreta, apenas feitas no achismo. Segundo: não está decadente, pois a Igreja Católica ( a única que combateu o Islã nos primeiros séculos, ou não haveria cristãos no mundo…), é a maior Igreja Cristã no planeta. Não confunda a CNBB, adepta da Teologia da Libertação, com TODA a Igreja Católica, com TODOS os católicos! Eu lembro que tem muitos “pastores” protestantes, amigos do Lula, Dilma e outros comunas, logo, desvios tem em todos os grupos cristãos. É claro que a Diocese de Curitiba está errada e eu garanto que a grande maioria dos fiéis católicos não aprovam os atos dessa diocese. Pense bem antes de destilar o teu ódio gratuito, baseado em achismos, contra a Igreja Católica. Confundir um ato totalmente errado de uma Diocese, com todos os católicos, com toda a Igreja, é no mínimo, ignorância. Eu lembro, por exemplo, do padre Paulo Ricardo de Azevedo, que sempre, igual a muitos padres, bispos, criticou o esquerdismo dentro da Igreja. Cobre também, meu caro, os pastores protestantes faltosos, pois existem vários.

      1. Ignorante é você, seu otário. Vá la na sua igreja e deposite na caixinha, seu óbolo dominical para aqueles vigaristas. Pelo apelido adotado, logo se vê que se trata de um idiota.

    2. O único idiota aqui, é vc., Paulo! Ninguém é obrigado a doar dinheiro na Igreja Católica, ao contrário das Reformistas. Vc., deve ser um infeliz, desgraçado, que irá para o Inferno. John Wayne se tornou católico, alguns anos antes de morrer. Se conhecesse a Igreja Católica, não escreveria bobagens, mas como deve conhecer, com o seu grande cérebro, apenas boates da periferia, vem aqui dar uma de machão na net. Cara a cara, vc. deve chorar rapidinho. Como disse um grande escritor, a net permite que imbecis iguais a vc. escreva o que quiser e onde quiser, além de ofender gratuitamente. Vc. é risível e patético.

    3. PS: continue vivendo na ignorância e bancando o machão da net. Antes, eu tinha pena de idiotas iguais a vc., hoje, nenhuma. Não estuda, não lê, logo, escreve imbecilidades. Vá lavar o quintal e vê se aprende alguma coisa. No fundo, deve ser um comuna enrustido, pela boca suja que tem.

  23. Parece que estavam mancomunados. A igreja católica foi pro brejo já há muito.
    Quem sabe o Kassab sai na frente do psdb e bota esse vereador na sua chapa prá presidência da República?
    Terá o apoio da igreja católica vejam só!

  24. Sou católico, mas sinto vergonha de sê-lo quando vejo padres e bispos defendendo um verme, um comunistazinho que, numa demonstração de profundo desrespeito ao sentimento religioso, invadiu uma igreja, profanando um lugar que, para milhões de brasileiros, é sagrado.

    1. Tenha vergonha, Mário, assim com eu tenho, mas lembre-se que tem muitos fiéis leigos e membros do clero aqui e no exterior ( lembre-se do Arcebispo Carlo Viganò, que nos US apoiou Trump e critica sempre o estado profundo…), que combatem o esquerdismo que invadiu a Igreja à partir dos anos 1960. Junte-se aos críticos católicos e defenda a Igreja de sempre, não o grupo pequeno, mas que faz estrago, ligado à Teologia da Libertação.

      1. Parabéns John, pois coloca os imbecis e metidos a entendidos em seus devidos lugares, a ignorância.

    1. “Esses pedófilos”, sempre tem um “gênio”, escrevendo bobagens sem saber do que fala! Se vc., André, soubesse que pedófilos tem aos montes em TODA a sociedade, TODAS as profissões, incluindo, medicina, magistério, em TODAS as religiões, incluindo os Reformistas ( tem dois “pastores” gays que fundaram uma igreja protestante para gays…), não escreveria essa heresia aqui. O número de pedófilos na Igreja Católica não chega a 1%, segundo estudo profundo e sim, eles são combatidos até pelo atual Papa, que desagrada em algumas questões da Fé. Sem Igreja Católica, não haveria Bíblia e hoje, todos nós seríamos islamitas, pois foram os Cruzados CATÓLICOS que combateram o Islã na Europa medieval.

  25. Causa nobre é dar de comer a quem tem fome,é dar conforto espiritual,é proteger os menos favorecidos. Mitigar a invasão os desaforos e xingamentos dos fiéis não é cristão. A igreja católica, apesar de eu ser católico,é todos os dias me agarrar na minha fé e em Jesus Cristo, me enoja. Os senhores estão destruindo os seus fiéis. VERGONHA.

    1. Luiz, como católico que é, você sabe que os grupos comunas que estão na Igreja, não representam a Igreja, nem os fiéis, que são contra a esses atos hereges. Não se envergonhe de ser católico, mas lute contra o Mal que está na Igreja e, apesar de minoritário, causa estrago. Muitos católicos como nós lutam contra o Mal, incluindo membros do clero.

  26. A Igreja perdoar a atitude do vereador,tudo bem….agora, recomendar que não se aplique a punição cabível , aí já é demais. É muita conivência com a falta de respeito desse vereador, e, pedagogicamente, insuflará outros a cometerem atos similares . Combater o racismo é um dever de todo cidadão de bem, agora desrespeitar e interromper cultos religiosos para chamar a atenção para a causa ,é inadmissível. A Arquidiocese errou feio.

    1. Sim, têm que ser afastados, o padre e bispo que defende um canalha desses. Felizmente, grande parte dos fiéis católicos e membros do clero, não apoiam atos comunas, dentro e fora dos templos católicos.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.