Ataques à China prejudicaram Brasil no acesso a insumos, diz Mandetta

Em depoimento à CPI da Covid, ex-ministro da Saúde cita influência de Donald Trump e dos filhos de Bolsonaro sobre a postura do presidente
-Publicidade-
Ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta lamentou os ataques de integrantes do governo à China
Ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta lamentou os ataques de integrantes do governo à China | Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Ao responder ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) na CPI da Covid nesta terça-feira, 4, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que os constantes ataques de integrantes do governo e de filhos do presidente Jair Bolsonaro à China prejudicaram o acesso aos insumos encaminhados pelo país asiático ao Brasil.

“Eu tinha um Ministério de Relações Exteriores de que eu precisava muito porque era dependente de insumos da China que eu tinha que trazer para o Brasil”, disse Mandetta. “O outro filho do presidente, que é deputado, o Eduardo [Bolsonaro], tinha rotas de colisão com a China através do Twitter. […] Eu fui ao Palácio do Planalto e eles estavam todos lá, os filhos do presidente. Existia uma dificuldade de superar essas questões”, relatou o ex-ministro. 

-Publicidade-

Leia mais: “Mandetta afirma que entregou carta a Bolsonaro com alertas sobre isolamento”

Mandetta citou uma possível influência do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump sobre o governo brasileiro em relação aos ataques à China. “Era um momento em que o presidente Trump chamava o vírus de vírus chinês e aqui, de alguma maneira, faziam esse tipo de conflito com a China. Naquele momento, eu achava que dificultava muito”, opinou.

Leia mais: “Mandetta afirma que governo não levou adiante testagem em massa”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

12 comentários

  1. Senhor Mandetta não tem mais nada de útil e importante pra fazer na vida? É essa “gravíssima” acusação no circo da Covid que tem pra contar na CPI dos palhaços? Intriguinhas de twitter sobre a China? Vai pastar Mandetta. Vão trabalhar senadores vagabundos.

  2. Meu Deus que crime terrível: chamar o vírus chinês de chinês! Assim não há republiqueta de bananas que aguente…temos que aceitar a dominação e a contaminação sem nominar seus queridos agentes. Não falta mais nada: impeachment para quem chama o vírus chinês de chinês!🤯🤡

  3. Kd o questionamento dos senadores em relação ” ao fique em casa até sentir falta d ar?…pois isso levou muitos brasileiros à morte..

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site