publicidade
Coronavírus — Brasil, Política

Bolsonaro quer uso de cloroquina para pacientes com sintomas leves de covid-19

Presidente disse que vai conversar com o ministro da Saúde, Nelson Teich, para que SUS use medicamento em protocolo de atendimento.

Bolsonaro quer uso de cloroquina em todos os protocolos de tratamento de covid-19 do SUS | Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Presidente disse que vai conversar com o ministro da Saúde, Nelson Teich, para que SUS use medicamento em protocolo de atendimento

Bolsonaro quer uso de cloroquina em todos os protocolos de tratamento de covid-19 do SUS | Foto: Marcelo Casal Jr/Ag. Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira, que solicitará ao ministro da Saúde, Nelson Teich, que inclua a cloroquina e seu derivado, a hidroxicloroquina, no protocolo de atendimento a pacientes com sintomas leves da covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Receba nossas atualizações

“O meu entendimento, ouvindo médicos, é que ela deve ser usada desde o início por parte daqueles que integram o grupo de risco”, disse o presidente. “Pessoas com comorbidades ou de idade, já deve ser usada a hidroxicloroquina”.

Ele afirmou que enquanto não houver um medicamento específico para a doença, a cloroquina deve ser utilizada. “Como estamos em uma emergência, a cloroquina, que sempre foi usada desde 1955, e agora com a azitromicina, pode ser um alento para essa quantidade enorme de óbitos que estamos tendo no Brasil”.

Os números da covid-19 – A evolução da doença no Brasil e no mundo

O Ministério da Saúde já utiliza o medicamento no SUS, mas apenas em casos de média e alta gravidade. Caso opte por receitá-la a um paciente com sintomas leves, o médico precisa se responsabilizar integralmente pelo protocolo adotado. “Está sendo usado largamente no Brasil, mas não na rede SUS. Na rede SUS o médico tem uma cartilha, que é o protocolo, se ele usa algo diferente daquilo ele vai ser responsabilizado. E lá está escrito que é apenas para caso grave”, lamentou Bolsonaro.

Exclusivo: Por dentro da Prevent Senior – Como a operadora de saúde criticada pelas autoridades desenvolveu um protocolo eficiente de tratamento da covid-19, a ponto de garantir que a doença está sob controle entre seus beneficiários, integrantes do principal grupo de risco

O ministro da Saúde, porém, tem demonstrado certa resistência em adotar o remédio. Ainda nesta terça-feira, no Twitter, escreveu: “Então, qualquer prescrição deve ser feita com base em avaliação médica. O paciente deve entender os riscos e assinar o Termo de Consentimento antes de iniciar o uso da cloroquina”, lembrando que outros dez medicamentos também estão em estudo para o tratamento do coronavírus, além da possibilidade de o País participar do teste de uma vacina contra a doença.

O presidente respondeu ao ministro reafirmando que todas as pastas precisam estar alinhadas a ele. “Todos são indicações políticas minhas. E quando converso com os ministros quero eficácia na ponta da linha. Esse caso não é sobre eu gostar ou não do ministro Teich, é o que está acontecendo”, deixou claro Bolsonaro. “Estamos tendo centenas de mortes por dia. Se existe a possibilidade de diminuir esse número com cloroquina porque não usá-la?”

O chefe do Executivo também voltou a defender o isolamento vertical da população, que mantém em casa apenas pessoas que pertencem a grupos de risco e disse que esse tema também será assunto de discussão com o ministro da Saúde. “No meu entender, desde o começo devia ser o vertical, cuidar das pessoas do grupo de risco e botar o povo para trabalhar”.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade