publicidade
Política

Bolsonaro 'convida' Moraes para ser candidato a vice-presidente em 2026

Brincadeira provou risos no interrogatório desta terça-feira, 10

Bolsonaro senta-se diante do ministro Alexandre de Moraes durante seu julgamento no Supremo Tribunal Federal - 10/6/2025 | Foto: Mateus Bonomi/Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo
Bolsonaro senta-se diante do ministro Alexandre de Moraes durante seu julgamento no Supremo Tribunal Federal - 10/6/2025 | Foto: Mateus Bonomi/Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

Durante o interrogatório conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 10, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protagonizou um momento inusitado ao interagir com o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga o chamado “núcleo 1” da suposta tentativa de golpe.

Enquanto respondia às perguntas de Moraes e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, Bolsonaro interrompeu a formalidade da sessão com uma pergunta curiosa:

— Posso brincar com o senhor?

Moraes, aos risos, respondeu:

— O senhor que sabe. Eu perguntaria aos seus advogados.

Bolsonaro emendou:

— Eu gostaria de convidá-lo para ser meu vice em 2026.

Moraes respondeu:

— Declino do convite.

A brincadeira gerou risos entre os presentes. Essa cena quebrou por instantes o clima sério do interrogatório, que faz parte de uma série de oitivas com autoridades e ex-integrantes do governo federal investigados no caso.

O interrogatório de Bolsonaro

Os interrogatórios com os réus do “núcleo 1” do suposto golpe começaram nesta segunda-feira, 9. O primeiro a falar foi o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Presidência da República. Ele negou que Bolsonaro tivesse assinado minutas para implantação de estado de defesa ou de sítio.

Ainda na segunda-feira, o STF ouviu o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Hoje parlamentar, Ramagem atuou como diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência de julho de 2016 a março de 2022.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Na manhã desta terça-feira, Moraes, Gonet e Fux interrogaram o almirante Almir Garnier, o general Augusto Heleno e o delegado Anderson Torres. O primeiro comandou a Marinha. O segundo foi ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, enquanto o terceiro serviu como ministro da Justiça e Segurança Pública. Os três negaram que houve plano para a aplicação de um golpe de Estado. Torres, por exemplo, chamou a “minuta do golpe” de “minuta do Google”.

Generais à vista

O ex-presidente Jair Bolsonaro não será o último a ser interrogado pelo STF nesta semana. A Corte ainda vai ouvir dois generais do Exército.

general augusto heleno - g dias - cpmi do 8 de janeiro - gsi - stf
General Augusto Heleno prestou depoimento no STF, mas negou tentativa de golpe | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Depois de Bolsonaro, o Supremo vai interrogar o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Ex-ministro-chefe da Casa Civil e ex-ministro da Defesa, além de candidato a vice-presidente da República em 2022, Braga Netto falará por meio de videconferência, uma vez que está preso desde dezembro do ano passado.

Leia também: “STF prende errado e só solta culpado”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 262 da Revista Oeste

4 comentários
  1. Elizabeth Mira Piola
    Elizabeth Mira Piola

    Achei a ” brincadeira” desnecessária. Bem como, o pedido de desculpas. Na minha opinião, nada a ver.

    1. Elizabeth Mira Piola
      Elizabeth Mira Piola

      E …torço por Bolsonaro. Foi o melhor presidente. Caiu no seu colo, uma pandemia, uma guerra externa e uma interna , com esse partido STF, e o país não sucumbiu…

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.