O presidente Jair Bolsonaro ficará frente a frente com os ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), na manhã desta segunda-feira, 7. Segundo a agenda oficial da Presidência da República, a reunião deve ter início às 11h30, no Palácio do Planalto.
A Presidência da República não divulgou maiores detalhes sobre o tema do encontro, mas a tendência é que os ministros do STF entreguem a Bolsonaro o convite para a cerimônia de posse do novo presidente do TSE.
Fachin assumirá o comando do Tribunal Eleitoral, no lugar de Luís Roberto Barroso, no dia 28 de fevereiro — e Moraes será o vice-presidente. Em agosto deste ano, Fachin será substituído exatamente por Moraes, que comandará o TSE durante as eleições de 2022.
Pela legislação, o mandato de um ministro do Supremo no TSE é de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Fachin entrou no TSE em agosto de 2018 e seu período no tribunal se encerra em agosto deste ano.
Bolsonaro e o STF
Na semana passada, Bolsonaro chegou a dizer que a indicação dos nomes dos dois próximos ministros do STF é mais importante do que a própria eleição presidencial no Brasil, em outubro.
“Mais importante do que a eleição para presidente são duas vagas para o Supremo no ano que vem”, afirmou o presidente.
Em três anos de governo, Bolsonaro fez duas indicações para a Suprema Corte. O presidente indicou os ministros Kássio Nunes Marques e, mais recentemente, André Mendonça.
O presidente eleito em outubro deste ano indicará mais dois futuros componentes do STF em 2023. No ano que vem, Ricardo Lewandowski (em maio) e Rosa Weber (em outubro) vão deixar o tribunal. Os ministros do STF se aposentam, de forma compulsória, ao completar 75 anos.
No dia 2 de fevereiro, desta vez sem citar abertamente nomes de ministros do STF, Bolsonaro voltou a dizer que atua dentro dos limites da Constituição e deu a entender que há integrantes de outros Poderes da República que não fazem o mesmo.
“Geralmente, quem leva um país para a ditadura é o chefe do Executivo. No Brasil, é o contrário: quem segura o Brasil para não caminhar rumo à Venezuela é o chefe do Executivo”, afirmou Bolsonaro. “Tem muita gente consciente nos outros Poderes. Alguns poucos, não sei o que pensam”, completou.
Agenda cheia
Além de receber Fachin e Moraes, Bolsonaro tem outros compromissos importantes nesta segunda-feira. O presidente se reunirá com o advogado-geral da União, Bruno Bianco; com o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França; e com o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto.
Leia também: “Bolsonaro desapareceu. E daí?”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 98 da Revista Oeste
O Presidente recebeu o Delegado Constitucional que o mandara depor e foi desobedecido por ele, nada fez, colocou o rabo entres as pernas. E agora levar a plenário, não vai andar, não vai acontecer absolutamente nada, pois ele não tem poderes para fazer nada legalmente contra um Presidente da Republica eleito com 60 milhões de votos do Povo e não aprovado por 81 membros do Senado de respeitabilidade duvidosa. Beijos no Coração Amarelão!!!!!
Não me canso de observar a inércia das forças armadas, que se quisessem poriam um fim na intervenção do STF em assuntos que não lhe dizem respeito. Conforme dizia o General Figueiredo, manda quem pode, obedece quem tem juízo.
A extrema esquerda brasileira paranóica, histérica e incendiária está com seus dias contados. A velharia das decrepitas lideranças petistas principalmente Lula e Dirceu vão ser aposentadas nessa eleição, o resto a natureza cuida. Em 2026 teremos mais um presidente conservador, com um país renovado.
PRA QUEM JÁ LEVOU UMA FACADA(MISTERIOSA)…DIGERIR DUAS COBRAS CANINANAS É FICHINHA PARA O NOSSO PRESIDENTE. DEUS CONCEDA SABEDORIA DO ESPÍRITO SANTO E QUE ESSA REUNIÃO O GRANDE MENTOR SEJA O ESPÍRITO SANTO, POR MAIS QUE AS COBRAS TENHAM OUTRAS PLANOS. DEUS CONCEDA DISCERNIMENTO AO NOSSO PRESIDENTE PARA ENXERGAR TODAS AS CILADAS DE satanás
Olha como alguns esquerdistas ficam falando besteira aqui . Eles se esquecem se o LULA for eleito eles também vão sofrer porque governo comunista sofre o país todo ou eles acham porque votarão no Lula e ele vai defender eles . Vejam os países comunistas como funciona . Tudo é do governo o povo também é do governo . Trabalha para o governo e come oque o governo der para comer . POVO DA ESQUERDA É BURRO MESMO.
LULISTAS/ESQUERDISTAS NÃO PENSAM…..E NEM TEM CEREBRO
Pra cima deles JMB. Olha no olho do ovo e diz: eleicões LIMPAS e apuração séria, é só isso que queremos!
O sucessor do bozzo seguirá a mesma ladainha, um discurso radical contra a esquerda, ameaça comunista e uma pseudo polarização em tudo, pra manter a base da extrema direita mobilizados e engajada. Acho que deve ser o dudu, mas na verdade, o carluxo tem sangue nos olhos o que agrada mais a extrema direita!
Maciel Gomes, realmente, alfafa e capim em demasia causaram um curto circuito nos seus dois neurônios. Imagino o quanto é difícil para sua genitora escutar os seus zurros.
Sua vida deve ter se tornado muito difícil com o Bolsonaro no poder. Só pode ser um cara da bocada da esquerda ladra.
É que os radicais da extrema direita precisam acreditar no nós contra eles, uma pseudo polarização, Assim, o bozzo aprendeu a jogar com eles tanto no judiciário quanto na política em relação ao pt, ou seja, o antipetismo radical, ameaça comunista e outras bobagens!
E a vida desse maciel gomes aqui hein??? Entrando em sites de direita, nem lendo o conteúdo, e escrevendo “mortadelisses” sem sentido, que vida é essa gente??? Será q o molusco volta pra dar alguma mesadinha pra esse pobre coitado ano que vem??? hahahahahahahahahahahaha
😂😂😂
😂😂😂😂😂
O Maciel Gomes tem mata-burro na Sinapse. Anda exagerando na porção diária de alfafa e capim.
Esse imbecil tem a assinatura da revista paga pelo PT, para vomitar besteira, recebe também o combo do PT trinta mangos, um sanduba de mortadela e uma garrafa de tubaina
Bozzo fala asneiras pra manter os radicais de extrema direita mobilizados, mas na real, ele conversa bem mansinho na boa com o stf!
Baseado só em intuição, a minha explicação para essa reunião é a seguinte: bandeira branca! M.A. Mello foi escalado por outros caras do stf, que não poderiam se manifestar, para dar o recado do grupo que está insatisfeito com Moraes. Mta atenção está sendo chamada sobre o stf, que acaba prejudicando os negócios paralelos de uns 3 ou 4. Augusto Nunes sabe de alguma coisa.
A pergunta que não quer calar continua sem resposta: quem controla os deuses?
Estranho esse evento. Entregar convite para uma cerimônia oficial, em mãos? Inusitado. Isso está a parecer um ato de prisão de sua excelência o presidente da república, essa estorinha de convite aí não me convence. E por que não foram os dois ministros que ele indicou para o orgão, a convidá-lo?
Tava demorando para o sabe tudo Velloso se manifestar. E pra variar, falou bobagem. Ato de prisão???? Só dando muita risada. Basta lembrar que o General Braga Neto estava junto. O recado deve ter sido bem claro, tanto para o careca imbecil quanto para o Carmen Miranda.
a noticia boa mesmo seria, que alexandre de moraes e fachin morreram.
Boa!!!
Querem uma fotografia para mostrar que são neutros e cordiais. Não enganam ninguém.
Foram pedir arrego.
Acredito verdadeiramente que o Bolsonaro tem condições de se reeleger, mas acredito também que haverá maracutaia nessas eleições. O PT não desistirá tão fácil da teta.
Creio que tem muitas ações da inteligência de TIs do Ministério da Defesa para dar segurança nas urnas eletrônicas, que esses ministros do STF e TSE vão ter que se conformar para evitar possíveis e graves crises de desconfiança nos resultados. Basta ter bom senso, sensibilidade e honestidade intelectual.
As forças armadas brasileira querem é uma sombra pra se encostarem !! Se for nescessário , para manterem a boquinha , baterão continência para o maior ladrão do planeta !!!
A reunião com o ministro da defesa é o mais importante neste momento.
Mais substancial!