Após mais de 400 votos em primeiro turno, deputados confirmaram maioria em favor da PEC que adia o pleito para novembro
![adiamento das eleições 2020 - deputados confirmam mudanca adiamento das eleições 2020 - deputados confirmam mudanca](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/07/adiamento-das-eleições-2020-deputados-confirmam-mudanca.jpg)
A Câmara dos Deputados confirmou, por meio de votação em segundo turno, o adiamento das eleições 2020. Assim, a Casa validou o que já havia sinalizado numa primeira votação horas antes na sessão plenária que teve início na tarde desta quarta-feira, 1º de julho. Dessa forma, o pleito municipal caminha para ser realizado em novembro.
Leia mais: “Deputados estaduais de PE cancelam férias de julho”
A PEC do adiamento das eleições 2020 pautou o dia da Câmara dos Deputados. Primeiramente, foram 402 votos favoráveis à mudança do calendário eleitoral deste ano. Na sequência, foram apreciados os destaques. Por fim, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), colocou a proposta para ser votada em segundo turno — e com nova ampla vitória pró-alteração do pleito. Foram 407 votos a favor e 70 contra. O resultado quase que inalterou o desfecho do primeiro turno, conforme registrado anteriormente por Oeste.
Nesse sentido, o segundo turno da PEC das eleições na Câmara também uniu as mais diferentes bancadas. Mantendo a orientação do turno anterior, a maioria dos líderes indicou voto “sim”. Ou seja: em favor de transferir as eleições municipais de outubro para novembro devido à pandemia do novo coronavírus no Brasil. PT e DEM foram duas legendas que, por exemplo, votaram em bloco na mesma questão: “sim”.
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/1Y7XA9NGZlY/hqdefault.jpg)
Mudança eleitoral
Aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, a PEC das eleições 2020 segue para ser promulgada no Congresso Nacional. Presidente do Senado e, consequentemente, do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP) avisou que a sessão de promulgação ocorrerá às 10h desta quinta-feira, 2 de julho.
A PEC 18/2020 é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
Como ocorre com qualquer PEC, a proposta sobre o adiamento das eleições 2020 havia sido aprovada em dois turnos no Senado. Com a já anunciada promulgação, o novo calendário eleitoral deste ano será devidamente oficializado. Dessa forma, o eleitorado não sairá mais às ruas para escolher vereadores e prefeitos nos dias 4 e 25 de outubro (em localidades que precisassem do segundo turno). Com isso, a votação correrá em 15 e 29 de novembro.
Além de contar com novas datas para as eleições, o calendário ficou da seguinte forma:
![adiamento das eleições 2020 - novo calendário adiamento das eleições 2020 - novo calendário](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/07/adiamento-das-eleições-2020-novo-calendário.jpg)
15 de novembro,piada pronta.
15 de novembro dia da proclamação da República ,em um país a onde a República não funciona!
Eu tenho a impressão que o absenteísmo será enorme. Se eu não posso ir a um bar, um teatro, uma igreja, por risco de contaminação, vou me expor em uma fila para, obrigado, votar em gente e em um sistema que não tem o meu respeito?