publicidade
Política

Câmara de Limeira (SP) declara Alexandre de Moraes persona non grata

Segundo os vereadores do município, o ministro age de maneira incompatível com os princípios constitucionais

A acareação serve para esclarecer divergências nos depoimentos | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF/Flickr
O Planalto avalia que a aplicação da sanção extrapola limites aceitáveis no campo diplomático | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF/Flickr

Na noite da última segunda-feira, 11, a Câmara Municipal de Limeira (SP) aprovou uma moção de protesto contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento manifesta indignação com a conduta do magistrado e o declara persona non grata no município.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

A moção, proposta pelo vereador Guilherme Guido (PL), sustenta que Moraes age de forma incompatível com os princípios constitucionais de impessoalidade, moralidade e decoro previstos no artigo 37 da Carta Magna. Também afirma que o ministro desrespeita o dever de urbanidade e o respeito ao cidadão — valores que, segundo o texto, deveriam nortear a atuação de qualquer autoridade responsável por guardar a Constituição.

As críticas ao ministro Alexandre de Moraes

O texto cita ainda que as ações do ministro resultaram em sanções inspiradas na Lei Magnitsky, legislação norte-americana voltada a punir graves violações de direitos humanos e atos de corrupção. Para Guido, trata-se de “uma das mais severas punições” previstas no ordenamento jurídico dos Estados Unidos.

Com a aprovação em plenário, o documento será enviado ao gabinete de Alexandre de Moraes no STF, em Brasília. A Câmara afirma que o gesto reafirma o compromisso da Casa com valores democráticos, o equilíbrio entre os Poderes e a ética no serviço público.

4 comentários
  1. Rubens Mário Mazzini Rodrigues
    Rubens Mário Mazzini Rodrigues

    Um belo exemplo a ser seguido por todos os municípios. Tem que dar uma Magnitsky nacional pra esse pilantra..

  2. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Ufa, realmente não é conveniente uma pessoa punida pela lei Magnitsky.

  3. Nelson Michel Cury
    Nelson Michel Cury

    É um ótimo exemplo para as demais cidades do Brasil!!!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.