publicidade
Política

Carlos deve concorrer ao Senado por Santa Catarina, diz Bolsonaro

Ex-presidente afirmou que houve um debate sobre a decisão entre ele, seu filho e o governador de SC, Jorginho Mello

Carlos Bolsonaro
Vereador carioca afirmou que a defesa de Bolsonaro entregou ao STF documentos médicos que listam inúmeras condições de saúde | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL-RJ) deve disputar o Senado nas eleições de 2026 por Santa Catarina. Conforme seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, houve um debate sobre a decisão entre os dois e o governador do Estado de SC, Jorginho Mello, também do PL.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Em entrevista ao portal Metrópoles publicada nesta quinta-feira, 26, Bolsonaro relatou que conversou com Jorginho sobre duas vagas ao Senado: “Uma para você e outra para mim”.

“A minha indicação ficou com o Carlos Bolsonaro”, revelou o ex-presidente. “A dele, com a [deputada federal] Carol De Toni (PL-SC). Se não fosse esse garoto, que trabalha para mim desde 2010, eu não teria a visibilidade que conquistei nas redes.”

Estratégia eleitoral de Bolsonaro e impacto no grupo político

Bolsonaro convoca apoiadores para nova manifestação: 'Nunca pensamos que chegaríamos a esse ponto' | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

Jair Bolsonaro explicou ainda que, caso Carlos se candidatasse à Câmara dos Deputados pelo Rio de Janeiro, isso poderia dificultar a eleição de aliados, como Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Hélio Lopes (PL-RJ), pois haveria divisão de votos entre o grupo. O ex-presidente acrescentou que, para o Senado no Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) buscará a reeleição.

Bolsonaro disse que, depois de conversar com o filho, Carlos solicitou disputar o Senado por outro Estado. “Eu topei e escolhi Santa Catarina”, declarou. O líder do PL também disse que tem ciência de que a escolha já enfrenta críticas de alguns aliados.

Leia também: “Se Bolsonaro fosse Trump”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 273 da Revista Oeste

A discussão sobre a possível candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina em 2026 provocou reações entre representantes do setor industrial do Estado. Eles questionaram a chegada de nomes de fora para a disputa de cargos importantes.

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) manifestou preocupação diante da possibilidade de mudança do domicílio eleitoral do vereador carioca para concorrer pelo Estado. O político é conhecido por seu perfil conservador e forte base de apoio ao ex-presidente e pai, Jair Bolsonaro.

Leia também: “O filho roubado”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 273 da Revista Oeste

A Fiesc destacou em nota que Santa Catarina não necessita “importar candidato” para o Congresso Nacional. Reforçou, ainda, a confiança nas lideranças locais, consideradas “preparadas e legítimas” para exercer a representação política do Estado.

“A indústria catarinense defende que a voz do Estado em Brasília deve ser constituída com base no mérito, no diálogo com a sociedade e na profunda conexão com os catarinenses — e não por imposições externas”, afirmou a nota da Fiesc.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Antonio C. Lameira
    Antonio C. Lameira

    O Ex. Pres. José Sarney, quando viu as portas se fecharem no seu estado natal o Maranhão, trocou seu domicilio eleitoral para o Amapá, onde exerceu o cargo de Senador por três mandatos consecutivo,….. qual o problema de Carlos Bolsonaro fazer o mesmo?.

  2. Ronaldo Teixeira Simões
    Ronaldo Teixeira Simões

    Tiro no pé. Catarinenses não querem abrir mão de candidato do estado.
    Ronaldo Simões
    Laguna, SC.

  3. cezar torres albernaz
    cezar torres albernaz

    SC não precisa de candidato paraquedas caso seja imposto nasera derrotada

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.