Cidadania se divide sobre federação com PSDB e adia decisão

Uma decisão final deve ser tomada no dia 15, em reunião do Diretório Nacional do partido
-Publicidade-
O ex-deputado e ex-ministro Roberto Freire é o presidente nacional do Cidadania
O ex-deputado e ex-ministro Roberto Freire é o presidente nacional do Cidadania | Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Executiva Nacional do Cidadania não chegou a um consenso sobre a federação partidária com o PSDB, pelo menos por enquanto. Em reunião nesta terça-feira, 1°, o partido, presidido pelo ex-deputado e ex-ministro Roberto Freire, se dividiu ao analisar a proposta.

Uma decisão final deve ser tomada no dia 15, em reunião do Diretório Nacional do partido. Na semana passada, a Executiva Nacional do PSDB aprovou as discussões sobre a federação com o Cidadania.

Na votação de hoje, dez integrantes da Executiva foram favoráveis à federação com os tucanos e dez se manifestaram de forma contrária — houve uma abstenção.

-Publicidade-

A ala do Cidadania liderada pelo senador Alessandro Vieira (SE), pré-candidato à Presidência da República, puxou os votos contra a federação com o PSDB. O deputado federal Rubens Bueno (PR) também foi contra. Ambos defendem a união da legenda com o Podemos, do ex-juiz Sergio Moro.

Pelas regras da federação partidária, as agremiações que selarem a união terão, necessariamente, de caminhar juntas por um período de quatro anos, inclusive nas eleições municipais de 2024. A conciliação de interesses regionais, que muitas vezes não seguem a lógica nacional, pode ser um entrave para a composição.

Cidadania e Podemos

Na reunião da Executiva Nacional, o Cidadania rechaçou a possibilidade de federação com o Podemos e o PDT, de Ciro Gomes. A proposta de união com o Podemos foi vetada por 11 votos contra 9 — e uma abstenção. Em relação ao PDT, o placar foi de 11 a 8 contra a federação, com duas abstenções.

Mais cedo, como noticiado por Oeste, o Podemos aprovou o avanço das discussões em torno de uma possível federação com o Cidadania. A legenda, presidida pela deputada Renata Abreu (SP), tenta ampliar o arco de apoio à pré-candidatura de Moro ao Palácio do Planalto. O Podemos também conversa com o União Brasil e o próprio PSDB.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

7 comentários Ver comentários

  1. Roberto freire foi o dono do partido comunista, depois mudou para pps e cidadania para enganar. Comuna sempre.
    Para disfarçar a globo denomina fhc como progressista porque passou a defender abortos e drogas abertamente.
    Moro, devido a ser traíra, e ser juiz irá fazer muito pior que a turma do lula. Porém o fhc contador de estória vai fazer moro e lula se juntarem. Por outro lado estou achando que tanto lula como moro e deltan irão se candidatar ao cargo de deputados para se esconderem no congresso. Nas enquetes eles empatam com o somatório de indecisos e nenhum, o que significa que Bolsonaro será eleito em primeiro turno.

  2. Esses vagabundos esquerdistas mudam o nome da sigla da facção criminosa pra enganar o povo. O antigo PPS é essa atual bosta chamada de Cidadania.

  3. Só comunista da mais baixa linhagem. Sérgio Moro o novo poste do establishement será a surpresa nas urnas, e assim dirão que as eleições não foram fraudadas. Uma vergonha!!
    Enquanto juiz só pegou o luladrão e guardou no armário o restante da tropa.
    É o pior traidor da Pátria, por se prestar a esse papel de enganar-nos a todos. Pior ainda que FHC.
    Acordamos e a verdadeira democracia, que emana do povo, não será estrupada.

    1. Esse comunista roxo Roberto Freire tenta montar uma nova cara com FHC, e veremos surgir Aécio Neves e os verdadeiros comunistas do PSDB, que enganaram a todos nos durante o ciclo de no minimo 30 anos de conluio, instituido desde a revolucao comunista de 1.988, em carta referendada ate pelo Genuino.
      Mas o gado, como costuma muito bem a nos referir o vagabundo e palhaco reinaldo azevedo, tem mais a continuar fazendo que pastar!!!

  4. Alguém pode explicar a nomeação do desde sempre notório comunista João Roberto Freire para parasitar a procuradoria jurídica do Incra pelo governo da ditadura militar ?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.