“Lula foi absolvido”, garante a frase que aparece no topo da primeira página do Google para qualquer pessoa que pesquise os termos “Lula prisão”. Trata-se de um anúncio pago pelo Partido dos Trabalhadores (PT) à plataforma de buscas.
Em formato de matéria jornalística, o conteúdo cita que “STF, ONU e até a Globo já reconheceram que Lula foi julgado sem crime”. No material, há também um vídeo de um influenciador digital chamado “VAR”, responsável por explicar a “farsa da prisão de Lula”, enquanto debate com um homem.
“Já está mais do que comprovada a perseguição política e midiática da qual ele foi vítima e o lawfare praticado pela Lava Jato”, informa trecho do texto. “Sobretudo, como disse Willian Bonner, o ex-presidente não deve mais nada à Justiça, acumula 26 vitórias judiciais, em absolutamente todos os processos.”
Adiante, a “reportagem” ataca o ex-ministro Sergio Moro, que atuou como juiz na Lava Jato, chamando-o de “ladrão”. “Lula foi preso em 2018 para que Jair Bolsonaro pudesse vencer as eleições”, assegura a propaganda. “Craque que é, se Lula estivesse em campo, Bolsonaro não teria chance. E, mais, depois de prender o craque e retirá-lo da disputa, Moro virou ministro de Jair Bolsonaro.”
Lula não foi absolvido
Lula ficou preso por quase dois anos, na sede da Polícia Federal, em Curitiba, por ações no âmbito da Lava Jato. Entre 2017 e 2019, o ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em três instâncias, julgado por nove juízes, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro. Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou ação contra Lula, por causa da extinção da punibilidade por prescrição.
Em junho de 2021, o STF considerou Sergio Moro parcial no caso do triplex e anulou também aquela condenação. O entendimento sobre a parcialidade se estendeu a outros processos e todas as ações voltaram à estaca zero. Os procedimentos não significam que o petista tenha sido absolvido, visto que as decisões foram por anulação e arquivamento das sentenças.
Das 11 acusações mais conhecidas de que Lula foi alvo da Justiça durante o período em que foi presidente da República, o petista só conseguiu ser absolvido em três, isso porque faltaram provas. As demais todas se incluem nos casos de arquivamentos, erros processuais ou foram suspensas.
Sobre a Organização das Nações Unidas (ONU), o Comitê de Direitos Humanos da ONU apenas aprovou um relatório, sem efeitos práticos, sobre o petista ter supostamente tido garantias e direitos violados pela Lava Jato.
Confunde-se o comitê com o Conselho de Direitos Humanos, órgão da ONU com poder deliberativo. Diferentemente do primeiro, o comitê não tem funcionários da ONU nem membros de outros países. As pessoas que trabalham nele são especialistas majoritariamente indicados por ONGs de esquerda.
“Primeiramente, diferente do que o ex-presidente Lula disse, não existem uma ‘primeira instância’ ou ‘segunda instância’ na ONU”, constatou Carlo Cauti, professor de Instituições e Organizações Internacionais do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). “É uma informação falsa. O caso de Lula foi apresentado ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, que não é um tribunal, mas apenas um órgão das Nações Unidas composto de 18 pessoas físicas escolhidas pela Assembleia Geral. Esse comitê pode apenas emitir pareceres. Não tem poder nenhum de anular processos.”
Segundo o especialista, esses pareceres são apenas facultativos, ou seja, podem ou não ser considerados pelos países envolvidos, eventualmente pelo Conselho de Direitos Humanos e o Conselho de Segurança da ONU. “Consideração que, no caso de Lula, obviamente não ocorreu”, observou Cauti.
Leia também: “Violações cometidas pelo pretório excelso”, reportagem publicada na Edição 130 da Revista Oeste
Necessito de um canal para contato com a revista, já que contato@ não tem retorno.
Absurdo, uma revista que tem inspirações liberais e democrática não retornar contatos que estão sendo feitos a mais de 10 dias.
Sem mais,
PODER QUE NÃO EMANA DO POVO, EM SEU NOME TEM QUE SER DESTITUÍDO.
Uma vez ladrão, e dos grandes, sempre ladrão. Até o faqueiro do Palácio do Planalto ele roubou. Tá no sangue, no DNA, na ausência de caráter. Infeliz o povo que escolhe um verme desses como líder.
Luladrão seu lugar é na Prisão!
Cadê o Xandão pra tirar o site do ar e incluir o Luladrão no inquérito das fake news?
STF , ONU E GLOBO INOCENTOU LULA.
MAIS O POVO O CONDENA,MANO!
LULA LADRÃO TEU LUGAR E NA PRISÃO VAGABUNDO CORRUPTO SAFADO LAAAADDDRRRRAAAAOOO!!!
É O POVO,MANO!!
Ai Moraes, fakenews. Não vai punir o google e o PT ?
Até tu Google, se vende por dinheiro?
O google remove o video da reunião do Presidente com os embaixadores sobre as Urnas Eletronicas, mas permite que se pague para propagar fakenews. Estamos diante do Ministerio da Verdade, senhores. Quem já leu 1984, entenderá.
Fake News deixou de ser crime??? Há, é do patrão. Então pode.
As agências “certificadoras” de notícias deixaram escapar essa ?
Grande parte do roubo devolvido, é o ladrao diz que não fez nada…..cara de pau…seu lugar é na cadeia
Se o PT está pagando pra divulgar FAKE NEEWS, qual será a posição do TSE?! Aguardamos as punições desse colegiado chamado TSE e também do STF. Quantos dias Rosa Weber vai dar para o molusco se explicar?!
Se fosse o Bolsonaro, já estariam como urubus na carniça….
Meu, os anúncios pagos no Youtube. São os piores! Feministas defendendo o Ex-Presidiário.
Existem muitos bandidos na política, mas no judiciário só existiu um Moro.
Grande LADRAO, continua a enganar…é um
Bandido , roubou o Brasil….LULLALADRAO.
Só existe um caminho, mesmo assim se não houver fraudes nas urnas eletrônicas e contagem de votos:
SOLUÇÃO A MÉDIO PRAZO:
1, Não votar em candidatos cujos números comecem com as dezenas abaixo; são 19 partidos ao todo, que vêm fodendo a Nação a muitas décadas , gente que não quer redes de esgotos, que quer o comunismo como plataforma:
12
13
15
16
18
21
23
29
33
40
43
44
45
50
54
55
65
77
80
2. Muito cuidado para não dividir votos entre 2 candidatos de direita, e ganhar quem não queremos.
Exemplo importante: aqui em MG opera o senado federal, prioritário no deaaparelhamento do judiciário, como a renovação é de 1/3, portanto somente 1 senador por estado, neste momento o Cleitinho 200 está na frente. Então estamos transferindo os votos em marcelo aro para o Cleitinho 200, prá não dar chance ao PSD do Kassab, que tenta emplacar um tal Silveira senador amigo do luladrão e Rodrigo Pacheco.
Além do mais, não votar em PSD é questão de ordem, pois através de pachequim atrasaram o país no mínimo 10 anos.
Quanto ao Google e STF, não temos ingerência!
Vão continuar nos fodendo. FAÇAMOS O QUE ESTÁ NO NOSSO ALCANCE, DENTRO DAS 4 LINHAS, COMO SABIAMENTE NOS ENSINARAM.
Vela a globolixo, foice de SP e imprensa velha? Google também vai caindo em descrédito. O STF vai sendo saneado se votarmos com consciência, sem preocupação em agradar amigos ou parentes.
O Google não é uma ferramenta de busca sobre informações, não deveria aceitar propaganda de lado algum, isso é fake news sr. Google.
Quanto mais eles mentem, maior fica a rejeição. Conheço alguns Petistas que não conseguem mais defender toda essa nojeira. Já estão envergonhados e falam em anular o voto. Acho que em breve votarão em qualquer um que não seja o PT.
Só engana idi0t@, se é que engana, é inocente?então porque não processa ninguém que o chama de ladrão ( que na verdade é o que ele é)? Porque não processo estado e recebe uma fortuna por ter ficado preso só 580 dias?????
É LADRÃO E VACILÃO.
Ladrão, mil vezes ladrão! Vagabundo , cachaceiro e safado!
Cadê as tais “agências checadoras”escolhidas pelo supremo? Não vai entrar no inquérito das “fakes news”? Cadê o ministro que acha que é imperador do Brasil e seus vassalos?
Não precisava da participação do Mouro, as pesquisas estava dando Haddad sempre como primeiro colocado. Bolsonaro não ganhava de ninquem no segundo turno. No msm caminho deste ano, só que este ano não vai ter segundo turno, vai dar uma lavada logo no primeiro. Esta munia só 14 dias para falar asneira.
É Jair Messias o já era Messias.✌✌
A Inércia / A Prevaricação / A Inanição do tse junto ao Google e o PT mostra partidarismo da instituição. A não providência urgente, mostra que N Ã O estamos em um Estado Democrático de Direito – vamos ver como agirão os democratas empossados em tal instituição. Qq coisa diferente disso………….
Este assunto será resolvido com a eleição do Bolsonaro no próximo dia 2.Vamos esquecer que existe justiça pir enquanto
STF & TSE são instituições apodrecidas, salvo, pouquíssimos integrantes desses tribunais… Desgraçadamente !
Impossível cobrir o sol com uma peneira. Procurem PIXULECO
Onde está o TSE nessa hora para bloquear toda essa farsa? Esses canalhas invocam até com as cores adotadas pelo candidato do governo, dando azo para até manifestações futuras para anular todo esse processo eletivo, se for o caso. Agora, o Moro ser chamado de LADRÃO por um elemento desclassificado como esse, é o fim da picada.
O que este cara mais sabe fazer é facaltruas! Paga muito dinheiro, sempre pra comprar suas mentiras! Ladrão!
Só falta o atestado das urnas.
Vamos mostrar para o mundo quem foi q condenou esse verme.
Fomos nós, o povo.
FORA VERME
Como sempre a esquerda quer reescrever a história ao sabor da vontade deles