Bolsonaro confronta Lula com menção ao caso Celso Daniel no debate

Tema causou tensão entre os dois candidatos favoritos logo na abertura do encontro realizado pela Globo no Rio de Janeiro

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Lula (PT) foi acuado pelos adversários no primeiro bloco do debate da Globo
Lula (PT) foi acuado pelos adversários no primeiro bloco do debate da Globo | Foto: Reprodução

O ex-presidente Lula (PT) teve que lidar com críticas ao seu governo (2003-2011) e menção ao assassinato de Celso Daniel, ex-prefeito petista de Santo André (SP), durante o primeiro bloco do debate entre candidatos à Presidência, promovido nesta quinta-feira, 29, pela Rede Globo, no Rio de Janeiro.

Em sua primeira participação no debate, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se referiu a Lula como “mentiroso, ex-presidiário, traidor da pátria”. Então, ensaiou-se um bate-boca entre o petista e o presidente, exigindo intervenção do mediador, o jornalista William Bonner.

Minutos depois, durante pergunta a Simone Tebet (MDB), Bolsonaro mencionou o suposto envolvimento de Lula na morte de Celso Daniel, em 2002, citando uma declaração recente sobre o caso da senadora Mara Gabrilli (PSDB), vice na chapa de Tebet.

-Publicidade-

Lula então pediu direito de resposta e falou sobre o tema. “O Celso Daniel era meu amigo e foi o melhor gestor público que esse país teve. Ele foi chamado para coordenar o meu programa de governo de 2002”, respondeu. “Você vem culpar o Lula pela morte do Celso Daniel. Seja responsável”, rebateu o petista.

Recentemente, o publicitário Marcos Valério, um dos operadores do escândalo do Mensalão no governo de Lula, ligou o ex-presidente e a cúpula do PT à morte de Celso Daniel, durante delação premiada à Polícia Federal.

Em julho, o ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a proibição de postagens na internet que façam ligação do assassinato do ex-prefeito de Santo André a Lula. A decisão atendeu a um pedido do Partido dos Trabalhadores.

Debate na Globo

Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.

O debate da Globo é dividido em quatro blocos. O primeiro e o terceiro terão temas livres. Já o segundo e o quarto vão contar com assuntos determinados. Ao final do último segmento, cada candidato vai ter tempo para fazer considerações finais.

O primeiro turno das eleições está marcado para o próximo domingo, 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno acontece no dia 30 do mesmo mês.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

10 comentários Ver comentários

  1. Este pseudopresidente é tão machão que não teve CORAGEM de perguntar ao futuro presidente. Se ACOVARDOU e perguntou para Simone…. DERROTADO E COMÉDIA. Vai perder e entregar a faixa quietinho e pianinho…. Padre KELMON é melhor que ELE NÃO…. Depois de quebrar os sigilos de 100 anos e perder seu foro privilegiado vai ser enquadrado e pegar uma cana violenta… Pelos menos 300.000 pessoas falaceram por atrasar a compra de vacinas e chamar a COVID de gripezinha…. Ainda vai ter que explicar as fraudes no MEC, invazão das terras indígenas, morte de Mariele, pagamento em dinheiro de 51 imóveis, esquema de rachadinha com o Queiroz, acordo bilionário com o CENTRÃO, depósitos na conta da Michelle, atos facistas e contra a democracia, ataques misógenos contra as mulheres, e pela FALTA de capim para alimentar O GADO….. NÃO VAI TER GOLPE DESTA VEZ… LULA PRESIDENTE, LULA PRESIDENTE, LULA PRESIDENTE, LULA PRESIDENTE, 🤣🤣🤣🤣🤣

  2. O PRESIDENTE DIZ A VERDADE NA CARA, O CACHAÇA MENTE QUE NEM SENTE, ACHAS QUE VAI DIZER ALGUMA COISA??? É CLARO QUE ELE FOI O MANDANTE E QUEM MATOU, ESTA EM OUTRO PAIS VIVENDO DE RENDIMENTOS.

    NUNCA SERÁ PEGO!!!

  3. Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.

    Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.

    Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.

  4. Carta de Luladrão à Revista Oeste:

    A todof of vornaliftaf da Revifta Oefte: eu goftaria de divêr que eu nun têiu língua prêva, que iffo é túdu mintira. Goftaria também de divêr que eu fô inofênti, não robêi a Petrobráif, nem a Eletrobráif, nem o BNDEF, nem o fítio de Atibaia, nem o tripéks do Guarujá, nem o apatamêntu de Fão Benádo, nem o Inftituto Lula, nem a conta na Fuífa (na Zoropa). Iffo túdu é facanávi duf meuf amígu currúptu, eu num fabía de nada diffo. É facanávi também do Férfio Môru, aqueli fuíf fiadaputa de Curitiba, onde fiquei doif ânuf prêvo naquêli frio abfurdo abafo di féro. Agora que o Effeteéfi (STF) mi foltô, eu fou inofênti e nun dêvo maif nada, péffo os vótuf di tôdof of leitôref da Revifta Oefte. Maf fi não quifé votá nimim, então fai tomá nukú tudumundu, feuf fafifta du caraio. Pusquê eu nuquéru fóto de niguêim, eu quero é diêro dufêif, bando de trôfa. Bêjo no coraffaum dufêif, e fai Curíntia !!!

  5. Foi a vice da Tabet que afirmou que o Lula realmente pagou para não associa-lo a morte desse cidadão. E quando questionado por Bolsoraro, ela disse que se a vice falou, ela acredita também.

  6. Bolsonoro está todo nervoso quanto a quebra dos sigilos dos decretos pois, em 100 anos só os bisnetos estarão vivos para passar vergonha.

  7. “Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum”.
    Se era pra ser assim, como foi que o “molusco” participou?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.