A coligação de Lula (PT) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o pedido de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja proibido de usar na sua campanha as imagens do discurso na 77ª Assembleia Geral na Organização das Nações Unidas (ONU). O chefe de Estado brasileiro abriu o evento na terça-feira 20, em Nova Iorque.
A ação pede a investigação por suposto abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação por Bolsonaro e pelo seu candidato a vice, Walter Braga Netto. Os petistas solicitam que o presidente remova de seus perfis nas redes sociais o vídeo de sua participação na ONU. A campanha de Lula também quer a exclusão do discurso no canal do YouTube da TV Brasil, “por servir de propaganda eleitoral ao candidato à reeleição, ferindo gravemente a paridade de armas do pleito”.
A ação está sob a relatoria do corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, o mesmo que proibiu Bolsonaro de usar imagens dos atos de 7 de Setembro em sua campanha eleitoral.
Os advogados da coligação de Lula argumentam que o tom do discurso evidenciou a intenção do presidente de usar a ocasião para “fazer um balanço de seu governo, compará-lo com os governos de seu adversário na eleição e 2022 e apresentar propostas para o pleito que se avizinha”.
A campanha de Ciro Gomes (PDT) também entrou com uma ação parecida no TSE, pedindo a proibição do uso de imagens do discurso na ONU pela campanha de Bolsonaro.
Bolsonaro na ONU
O presidente Jair Bolsonaro abriu a Assembleia Geral da ONU, quando aproveitou o discurso tradicional para fazer um balanço do seu governo. Entre temas que foram das ações em defesa ao agronegócio e reações para manter a economia do país, o chefe de Estado afirmou que sua gestão colocou fim à corrupção no Brasil.
Bolsonaro usou parte de seu discurso para cobrar que o Brasil passe a ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Ora se o ladrao está com folga nas pesquisas porque se preocupar? Estão desesperados…é melhor JAIR se acostumando …
Diga-me quem te condena e direi quem és. Esse ‘pedido’ tem o condão de chamar a atenção dos indecisos e levá-los a assistir o vídeo da ONU. Isso é favorável a quem? E isso não é paridade de armas; é moral, competência, credibilidade e prestígio.
Esse tal de Benedito é aquele que o Ladrão da tadinha na face?
Daqui a pouco cai impedir que o Bolsonaro vá do Alvorada ao Planalto.
Que medo desta organização criminosa chamada PT.
Tapinhas – afinal um tadinha não dói.
Deveriam pedir logo para não fazer campanha
NÃO SEI PORQUE TANTA PREOCUPAÇÃO, SEGUNDO AS PESQUISAS, É O CANDIDATO DELES DE LAVADA NO PRIMEIRO TURNO.
Não entendo mais nada. O cachaceiro nove dedos não tem 99,9% dos votos no datafoice ? Porque se preocupar com quem tem apenas 0,1% ? Alguém desenhe pra mim pvf.
Uai! Mas Bolsonaro não foi uma vergonha internacional?
Esses trouxas não aprenderam nada em 2018. O que ganhou a eleição foi um mísero celular.Um na mão de cada brasileiro e um na mão do Carluxo. Boa sorte em tentar esconder,ou o que é pior: tentar fazer todo mundo ” desver” kkkkkkk
Será que o Bené vai atender? Já vi que Benedito Gonçalves, Lewandowski, Carmem Lúcia e Alexandre de Moraes estão votando sempre contra Bolsonaro no TSE!