Durante um discurso de despedida da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luiz Edson Fachin disse que maioria dos brasileiros acredita nas urnas eletrônicas. “Como se constatou na última pesquisa DataFolha”, explicou o juiz do TSE, na noite da terça-feira 9.
Fachin defendeu ainda a transparência do processo eleitoral e assegurou que o TSE prestou informações sobre as máquinas. “Como é cediço, o processo eleitoral transparente é aquele que se mostra aberto à fiscalização, sendo, na ótica tanto do eleitorado quanto dos atores políticos, mediado por uma instituição confiável e dialógica”, observou, referindo-se aos trabalhos do TSE.
“Hoje, também tenho a certeza inabalável de que a democracia se verga, mas não se dobra nem quebra com as fake news”, declarou Fachin, sem mencionar quais seriam essas notícias falsas ou quem as divulga. “A democracia é condição de possibilidade para coexistirmos em paz. No dissenso respeitoso, no canteiro de obras que é a própria democracia.”
A partir da semana que vem, o ministro Alexandre de Moraes assume a cadeira de Fachin. Desafeto do presidente Jair Bolsonaro, Moraes será o responsável por conduzir as eleições deste ano.
Relacionadas
Citado por Fachin para defender urnas, DataFolha errou em 2018
Em reportagem publicada na Edição 96 da Revista Oeste, o jornalista Silvio Navarro fez um levantamento mostrando os erros cometidos pelos institutos de pesquisa, entre eles, o DataFolha. “Na corrida presidencial, ninguém errou mais feio do que o Datafolha em 2018, quando publicou, dez dias antes do pleito, que o petista Fernando Haddad venceria Jair Bolsonaro ‘em qualquer cenário'”, escreveu o jornalista. “O Vox Populli foi além, a ponto de sites como o da própria CUT (Central Única dos Trabalhadores) e outros satélites celebrarem a virada nas últimas horas. ‘A virada de Haddad foi em cima dos indecisos, que estão optando pelo petista, quando entendem o que está em risco’, disse na época Vagner Freitas, presidente da central.”
Xandão já colocou o coleguinha togado no inquérito ilegal das fake news? Porque dizer que a maioria do povo acredita nas urnas é mentira!
Pesquisa datafoice 😂😂😂😂😂
Só por que ele quer! Eles não sabem o que fazer para derrubar o presidente Bolsonaro , eleger Lula e manter todo o sistema de corrupção e interesses subalternos que ainda existem no país, todo um lixo a ser varrido. O STF é o retrato mais revelador disso tudo.
Estamos em plena religião estatal civil? Temos que crer num objeto inanimado. Onde está a relação de confiança baseada em contrato? Nesse caso o contrato não está sendo impresso e tornou-se um caso de necessidade de fideísmo e não de fé. Porém, esse cara é um canalha cretino e mentiroso! Não que não existam os estatolatras, mas que eles são minoria barulhenta organizada e imbecis!
mentiroso
Que eu saiba o Fschim não tem nenhum voto para falar em nome dos brasileiro o que eles acham sobre as urnas
SÓ O BRASIL TEM UMA JUSTIÇA ELEITORAL. O legislativo deveria começar a pensar em acabar com esse nicho do judiciário. A justiça eleitoral só serve para manipular eleições e ter poder dentro da republica.
DE TANTO REPETIR ESSA MENTIRA, esse cidadão acaba achando que o povo vai acreditar que é verdade. Ele deveria perguntar ao povo brasileiro se acredita nessa URNA ELETRONICA FRAUDULENTA, que só BANGLADESH, BUTAO E BRASIL utilizam.
De onde ele tirou isso? A mim não perguntaram nada. Não confio
Sr. Fachin não tem moral para falar em meu nome, mentiroso como aquele o qual melita, portanto, não fale pela maioria, fale por si, canalha.
Fake news.
Este cara só fala para alguns da esquerda e para o consórcio da imprensa, não é possível!
Surreal! O cara fala em transparência e esconde informações.
O Sr mente , os brasileiros naaaaaaaaaaaao acreditam em vcs e nas urnas muito menos
Fachin, o mesmo Datafolha diz em pesquisa que 71% dos brasileiros, os anônimos que pagam suas lagostas e vinhos caros, não aprovam o STF.
Vai tarde esse velho asqueroso.
Como é cego e equivocado esse advogado do MST. Não tem mínima vergonha de proferir essas bobagens. São ignorantes e nada entendem de qualidade. Tudo que não se pode auferir, não tem qualidade. A aferição, a auditoria é a única maneira de se certificar algo como exato, correto, e não é essa geringonça viciada, que será atestada por um militante esquerdista.
Óbvio que a maioria dos brasileiros crê nas urnas. O que não é crível são as pessoas que manipulam as urnas e que não admitem que estas devam ser modernizadas. No caso, manipulação, no sentido de operacionalização. Não admitir isso torna o sistema desacreditado.
Fachin, se a urna é tão confiável, porque não imprimir o voto para mostrar a nós simples mortais que a urna é tão confiável? Como não exite neste mundo nada 100%, eu costumo pegar o comprovante impresso ao efetuar pagamentos nas maquinihas do comércio.
Nota: não confio no STF.
Fachin sabe perfeitamente que a confiabilidade do DataFolha é igual a do rabo azul da raposa, ou seja, zero.
Cinicamente,. afirma haver uma crença majoritária no processo eleitoral e nas urnas com tecnologia venezuelana da década de 1990.
Na verdade, mal disfarça o nervosismo, porque vê – não é bobo – que a vara verga para o lado da transparência.
E também percebe que a Imprensa Velha Moribunda, na qual se apoia inteiramente, por moribunda, não tem mais condições de segurar, sozinha, a narrativa. Enfraquece, titubeia, perde força.
A rede social, de novo, está dando de goleada. Não há – como era de se esperar – a possibilidade de amordaçar a voz do povo, como queria o STF.
Na verdade, os nove velhos, por velhos, não entendem a dimensão da mídia social e, como o pescador a tentar impedir que as águas do Amazonas desemboquem no mar, operam a messe impossível do controle.
São ridículos, acima de tudo, esses nove velhos.
Para quem ainda acredita nessa DataFolha, voltamos a citar o filósofo Alex, o calvo: “As redes sociais vieram para dar voz aos imbecís”. Está aí, comprovado.
Imbecil ou esperto, o povo sempre se manifestou. É da essência do sapiens. A diferença é óbvia: a internet, por seus múltiplos meios, apenas amplificou essa possibilidade de interação.
Não fez nada além disso.
Tanto é que daqui dez, quinze, vinte anos, serão risíveis, porque ineficientes, as formas como nos manifestávamos e interagíamos em 2022.
Seguramente, teremos formas ainda mais amplas e eficientes.
De modo que sonhar com a mordaça e o esparadrapo, o Cid Moreira e o telefone do Roberto Marinho abaixo da bancada, são sonhos, antes de mais nada, de velhos e ingênuos.
Ninguém, meu caro, segura mais o povo, independentemente do grau de imbecilidade que possa ter.
Nem os brasileiros nem o restante dos habitantes do planeta confiam nas urnas eletrônicas sem comprovantes de votos em papel. Não adianta inventar uma narrativa falsa, pois isso se funcionou um dia, não funciona mais.
Esse Sr. deve ou viver em Saturno, ou acreditar que uma mentira repetida varias vezes se torna uma verdade
Fala por ti Fachim! A máquina é isenta, o problema, no qual não creio piamente, é na máquina humana! A urna tem que ser auditada!!! (era somente, ela, imprimir um comprovante do voto para posterior auditagem!!!
Só os larápios que ainda dizem que acreditam nestas urnas eletrônicas. A maioria esmagadora dos brasileiros não acreditam nelas e elas podem explicar eleições fraudulentas consecutivas de pilantras como Renan, Jáder, Sarney, Jucá e tantos outros.
” mediado por uma instituição confiável”…. Quem confia no TSE? Principalmente presidido por esse sonso…. Citar datafolha como fonte de pesquisas é piada
Boa, Vanessa! Diga-me quem citas e te direi quem és.
Como pode a mais alta corte da justiça ter um canalha desse que mente descaradamente, se Bolsonaro não fizer algo , essa corja irá fraudar as eleições com 100% de certeza .
Segundo o STF e TSE fica entendido.que toda nossa segurança eleitoral se resume a uma questão de Fé! Só não falou que tem de ser a fé no plano nefasto!
Segundo o ministro, o povo crê na Santa-urna. Pensei que os brasileiros deveriam confiar no processo eleitoral, ao invés de ter fé. É mole?!
Datafoice registra que 90% do povo brasileiro que assinou a cartinha dos ex comunistas estudantes da USP, concordam que o “Teatro das tesouras” registrou briga interna nas eleições de 2.014.
Datafolha registra que o representante da esquerda comunista dos tupiniquins, o pederasta de 9 dedos, tem 110% de chances de voltar ao local do crime.
Datapovo registra que o representante de todos os brasileiros de bem, o cristão conservador JAIR MESSIAS BOLSONARO, após o podcast Flow com 600mil ouvintes sem qq propaganda, encontra na saída da Flow fãs suficientes prá desanimar de vez a Anitta e o Felipe Neto.
Sem comentários
Só sinto vontade de matar qq um deles
Já vai tarde!! Não teremos saudades alguma desse comunista que colocou o “estuprador de empresas públicas” nas ruas pra tentar reelege-lo. Para muitos esse senhor abominável deveria se julgado pro crime de lesa pátria.
Fachin, está se baseando em qual pesquisa??? Certamente em alguma que convém a ele é ao tribunal que representa. O povo não confia nem nas urnas e muito menos nos integrantes do STF/TSE.
Veio mentiroso.
Fale por se só, não te autorizei a falar por mim.
Eu e todos aqui na minha família não acreditamos nas urnas Brasileiras , aliás não acreditamos é em você e nos seus colegas de toga.
Essa do “fachin” dizer que a maioria dos brasileiros creem nas urnas eletrônicas não pode ser configurado com FAKE NEWS? Ao meu ver, apenas os componentes da instituição têm essa convicção. O POVO CERTAMENTE NÃO!
Se os brasileiros não acreditam no stf vai acreditar no que falam….só fazem merda.
se fosse o bolsonaro falando isso seria a materia “sem apresentar provas, bolsonaro afirma que urna é segura”
Estocou bastante vento entre as orelhas.
Brasileiro crê nas urnas……sei.
https://veja.abril.com.br/coluna/felipe-moura-brasil/petistas-sabiam-resultado-final-antes-de-dilma-passar-aecio-e-querem-que-eleitor-nao-desconfie-do-tse-de-dias-toffoli/
A audiência da entrevista do Presidente da Republica Jair Messias Bolsonaro no Podcast FLOW, põe em dúvida o resultado da pesquisa eleitoral feita por este instituto. Em 2018 erraram, ao apontar Haddad como vitorioso naquela ocasião.
É um alienado mau-caráter: não é porque a maioria crê ou não crê nas urnas que ela não deva ser passível de auditoria; todo e qualquer cidadão brasileiro tem direito a ter certeza de que sua manifestação foi corretamente contabilizada, ainda mais se tratando do que se trata!
Não é porque a maioria dos Cartórios são honestos que dispensamos a Escritura Pública, não é porque a maioria dos Bancos são honestos que dispensamos os recibos de nossos depósitos, não é porque a maioria dos advogados são honestos que dispensamos o Contrato, …
Isso é loucura de um meliante doentio de esquerda falando para sua bolha e para a imprensa venal, constituída por traidores!
Excelente comentário, Marco Polo.
Muito bem!
A pergunta em aberto é se algum brasileiro crê nele Fachin.