A decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que impediu o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de investigar os institutos de pesquisas eleitorais Datafolha, Ipec e Ibespe deu força ao projeto de pesquisas que tramita na Câmara.
Líderes partidários iniciaram ainda na manhã desta sexta-feira, 14, as conversas para que a proposta do projeto de pesquisas seja colocada em votação. A mobilização está sendo coordenada pelo líder do governo na Casa, Ricardo Barros (PP-PR). O projeto é de autoria do próprio líder do governo, e prevê prisão de até dez anos para quem publicar pesquisa divergente nos 15 dias anteriores ao pleito.
“A decisão dele ajuda na construção da solução legislativa. Estamos consultando para os avanços”, afirmou Barros a Oeste.
A proposta do governo ganhou força depois do primeiro turno das eleições deste ano. Os erros mais graves das pesquisas de intenção de voto divulgadas às vésperas das eleições, com maior discrepância entre a sondagem e o resultado das urnas, foram em desfavor de candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Apesar da mobilização, o líder do governo considera difícil que a proposta seja apreciada ainda antes do segundo turno das eleições, em 30 de outubro.
“Entre o primeiro e segundo turno talvez não aconteça a votação, para não ficar parecendo uma reação a determinado candidato”, disse Barros.
A posição de Barros é corroborada por Lira. Na análise do presidente da Câmara, é preciso tornar mais rígida a legislação, a fim de evitar a repetição das divergências entre as pesquisas e o resultado final do primeiro turno da eleição.
“Eu creio que o mais efetivo será a votação de um projeto de lei, e, se essas alterações acontecerem, eu penso que as pessoas vão olhar com um pouco mais de seriedade, porque hoje a pesquisa perdeu credibilidade. Não se pode usar a mesma metodologia e ter resultados tão díspares.”
QUANDO QUEREM VOTAR UM PROJETO QUE É DO INTERESSE DOS PRÓPRIOS CONGRESSITAS OU PARTIDOS, VOTAM NA CALADA DA NOITE E PRONTO MAS COMO É UM PROJETO QUE CONTRIBUIR PARA OS RUMOS DO BRASIL NUM MOMENTO DELICADO COMO ESSE ENTÃO, O RECADO MAIS UMA VEZ ESTÁ DADO AO POVO BRASILEIRO…OU NÓS POVO REAGIMOS DE UMA FORMA OU DE OUTRA OU DESISTIMOS DE FICAR AQUI COMENTANDO OU USANDO AS REDES SOCIAIS PORQUE SE ACORDARMOS COM A ESQUERDA NO PODER DE NADA VAI ADIANTAR TER ACREDITADO MAIS UMA VEZ QUE OS CONGRESSISTAS ESTAVAM FAZENDO O MELHOR PARA O POVO…
Será que ainda existe alguém nesse país que não entendeu a importância de se reeleger Jair Bolsonaro? Se a censura já está rolando solta, mesmo com o Bolsonaro no poder, imagina se Barrabas ganhar?
Continuem firmes…essa equipe de jornalistas sabem informar o real das coisas. Parabéns..
senadinho arregou diante de xandão
pcc
Mais uma intervenção no executivo!
O Moraes tá mandando em tudo! Só ele pode investigar, processar, denunciar, prender e condenar! Até quando?
É esse cara que manda no Brasil.
Nos EUA pra chegar a suprema corte o cidadão tem que cursar uma universidade da Ivy League, se destacar entre os melhores e mesmo conseguindo ainda estará sujeito ao equilíbrio entre os poderes. Aqui um elemento com uma carreira medíocre chega ao STF e manda no país!
E ninguém faz nada.
Francisco Bicudo
IMPEDIR ÓRGÃOS DO PODER EXECUTIVO DE INVESTIGAR INSTITUTOS DE PESQUISAS ????????????????????????????? QUE É ISSO ALEXANDRE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ESTÁ PRETENDENDO ESCONDER UM RINOCERONTE ATRÁS DE UM PALITO ????????????????
O maldito advogado careca ditador, que pensa que é juíz, mas é apenas e tão somente advogado, nomeado em Cargo em Comissão-Sem Concurso, de Ministro, está com a cabeça a prêmio. Ele sabe disso e fará o possível e o impossível para não ser preso. Ele sabe que será chutado do STF/TSE, ele e outros vermes destas cortes. E serão julgados, todos eles, pelos crimes cometidos contra a Constituição.
Acho que bastaria apenas colocar um projeto de classificação, com base no histórico dos institutos de pesquisa quanto à confiabilidade: Ex: nota 5 (até 2pp)=Muito confiável, 4 (até 5pp)=confiável, 3(até 10pp)=Pouco confiável, 2 (até 15 pp)=Duvidoso, 1(até 20pp)= Sem credibilidade ou Muito Duvidoso
Quem ainda pensa que não vivemos na tal DITA DURA!!!!
Como cidadão, me sinto refém em meu livre direito á liberdade de expressão! No atual “Estado Democrático de Direito”, só os comtemplados pelos togados podem se manifestar livremente, influenciarem (para elegerem seu “campeão de votos”), ainda que de forma vergonhosamente chancelados por uma mídia militante com síndrome de abstinência dos recursos públicos do governo corrupto de outrora. Sim, essa eleição envolve muito mais que uma troca de governos. Nossa liberdade individual, coletiva, institucional e religiosa, está em perigo!
Dia 30, às armas da verdadeira democracia, votando na continuidade do início da limpeza de nossa estrutura política em todas as esferas da República!
SE METENDO NO CONGRESSO DE NOVO?MORAES.
LULA LADRÃO TEU LUGAR É NA PRISÃO VAGABUNDO CORRUPTO SAFADO QUADRILHEIRO LAAAADDDDRRRRAAAOOO!