O ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira solicitou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inclua nove militares para inspecionar os códigos-fonte das urnas eletrônicas. O ofício foi enviado ao ministro Edson Fachin, do TSE, na quarta-feira 10, e confirmado pela Oeste.
“Consulto a possibilidade de conceder, aos nove militares indicados, acesso à sala de inspeção dos códigos-fonte, até a próxima sexta-feira 19”, comunica. “Aproveito a oportunidade para renovar a permanente interlocução deste ministério com a Corte Eleitoral, tendo como maior propósito contribuir para fortalecer o processo eleitoral brasileiro.”
Os militares indicados devem realizar um trabalho temporário na Corte. Conforme o ministro, o governo deseja mais técnicos no exame dos códigos-fonte. Os novos nomes são apenas um reforço para suprir a saída do coronel retirado do grupo de processo eleitoral, na segunda-feira 8.
O TSE excluiu da equipe o coronel do Exército Ricardo Sant’Anna. O militar teria divulgado “fake news” sobre as urnas eletrônicas nas redes. Assinado por Fachin, o ofício de expulsão também tem a digital do vice-presidente da Corte, Alexandre de Moraes. A decisão veio no mesmo dia de manifestação do Exército, que encaminhou uma nota ao TSE afirmando que não iria substituir o coronel.
Relacionadas
“Conquanto partidos e agentes políticos tenham o direito de atuar como fiscais, a posição de avaliador da conformidade de sistemas e equipamentos não deve ser ocupada por aqueles que negam prima facie o sistema eleitoral brasileiro e circulam desinformação a seu respeito”, informou a nota do ministério da Defesa. “Tais condutas, para além de sofrer reprimendas normativas, têm sido coibidas pelo TSE por reiterados precedentes jurisprudenciais.”
Lista de militares indicados pela Defesa
- Major Diego Bonato Langer (Força Aérea);
- Capitão Davison Silva Santos (Força Aérea);
- Primeiro-tenente Fernando Mascagna Bittercourt Lima (Marinha);
- Primeiro-tenente Rafael Coffi Tonon (Marinha);
- Primeiro-tenente Gabriel Heleno Gonçalves da Silva (Marinha);
- Primeiro-tenente Lincoln de Queiroz Vieira (Exército);
- Primeiro-tenente Gabriel Bozza (Exército);
- Primeiro-tenente Yuri Rodrigues Fialho (Exército);
- Primeiro-sargento David de Souza (Força Aérea);
Aos nobres comentarista paciência. Os senhores não ver nenhum tipo de estratégia pedir para retirar 1 e enviar 9.
Solicitar é uma linguagem polida, aguardem as próximas cenas.
Imagino o arrependimento de convidar as Forças Armadas.
Por favor, ‘PINGOS NOS IS’; Que esse Diogo “válvula presa” está fazendo no meio de Jornalistas do alto Nível como Vocês ???… Doncovim, oncotô, proncovô ???… Ele é pior que o “Pirulito de Chuchu”…
Bravo, ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira !!… É importantíssimo para o futuro da nossa Nação, que as próximas eleições sejam as mais legítimas possíveis…
E os relatórios da votação de 2014 e 2018? Aquela MENTIRA daquele velhote dissimulado, não convenceu ninguém. E o que diz o Ministério da Defesa sobre isso? Já desistiram?
Na urna lula perde, as eleições de 2018 a vantagem ao meu ver deveria ser maior para Bolsonaro, em 2014 houve um apagão prestes a acabar a eleição e Dilma venceu, Há de ser sim contestada.
Assim vira bagunça, primeiro ficam indignados, e afirmaram que não mais indicariam nenhum militar para a substituir o afastado, agora pedem para incluir 9 militares, afinal o que pretende as FAs com essa mudança de postura?
São coisas diferentes…. são grupos de atuação diferentes…esse é FISCALIZAÇÃO e não acompanhamento e sugestões.
LEIA TUDO!
ASSIMILE/ENTENDA!
e depois OPINE com propriedade…pois de argumentação e contra ponto dos esquerdalhas NÃO DÁ MAIS PARA AGUENTAR.
Olhe os Pingos nos Is….
foram obrigados a colocar um ser TOSCO só para fazer CONTRA ponto…mas é dificil de escutar a “argumentação” MENTIROSA e sem nexo.
Não existe inteligência nas esquerdas no Brasil. Gostaria de saber se intimaram também a Rede Globo, Folha Estadão e toda a velharia da imprensa brasileira colocar gente pro bozo.
Concordo Antonio, essas FA’s estão muito condescendentes, pelo andar da carruagem, em 7 de Setembro, nada irá mudar, será apenas uma amostra de popularidade do PR e do patriotismo do povo brasileiro, em Outubro vamos ter as eleições com ou sem as sugestões das FA’s, e se não ficarmos espertos, levam essa eleição na mão grande para o carniça…
Quem quer o término do Estado de Direito e a ditadura no Brasil são os esquerdofrenicos e os extremistas de direita que só diferem nos anseios pelas cores que defendem.
kkkkkkkkkk
Vcs tem alguma DÚVIDA que vão NEGAR???!!
tse e stf….são GOLPISTAS e querem fraudar as eleições, MAJORITÁRIAS, de 2022.
stf e tse são FASCISTAS!
e acham que não.
AINDA ESTA NESTA FASE?? PEDINDO PRA ENTRAR??? KKKKK É UM ESCULACHO MESMO, NÃO TEM JEITO E NEM APRENDE MESMO, SÓ LEVANDO NA CABEÇA, PUTZ,
VOU SUGERIR PARA SE AJOELHAR E IMPLORAR, TALVEZ FIQUEM COM PENA E CONSIGA, QUE DECEPÇÃO….
Pois é Carlos Brito, infelizmente vamos penar até nas eleições… se bobearem vão levar a eleição na mão grande para o carniça…