Eleitores que não votaram no primeiro turno devem justificar a ausência até 1º de dezembro ou pagar a multa a qualquer tempo. Mesmo não tendo votado no primeiro turno, esses eleitores podem votar normalmente no segundo turno.
Para justificar, é necessário apresentar documentos que comprovem o motivo alegado da ausência. O requerimento de justificativa pode ser enviado por meio do aplicativo e-Título ou do Sistema Justifica. É possível, ainda, entregar o requerimento ao cartório eleitoral, pessoalmente ou por meio de um representante nomeado por procuração.
A justificativa será analisada pelo juiz eleitoral, que pode deferir ou negar o pedido. Quem tiver o pedido negado ou não tiver como comprovar o motivo da ausência deve pagar a multa de R$ 3,51 por turno sem votar.
Os eleitores podem consultar seus débitos e emitir boletos pela internet (Guia de Recolhimento da União, GRU) para quitação de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais neste link.
Faixas etárias com menores e maiores abstenções
Nestas eleições, 32,7 milhões de pessoas não compareceram para votar. O número corresponde a 21% do eleitorado do país, de 156,4 milhões. No Estado de São Paulo, 21,6% dos eleitores não compareceram às urnas. As menores abstenções foram registradas nas faixas etárias de 55 a 59 (12,03%), de 60 a 64 anos (12,2%) e entre os jovens de 18 anos (13,6%).
A maior abstenção entre os eleitores com obrigatoriedade do voto se deu na faixa entre 21 e 24 anos (23,71%). Entre os idosos de 70 a 74 anos e os adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, 41,3% e 22,6%, respectivamente, não compareceram.
quando abro o e-mail para ver as notícias, só aparece um quadro ASSINE, mas não encontro um quadro ENTRE. Como sou assinante, acho que voces deveriam facilitar o acesso para nós.
grato,
Luiz Francisco Albrecht
Alguém já parou pra pensar no poder que demos nas mãos de um dos maiores criminosos que temos atualmente neste país no último dia 2/10? Me refiro ao cabeça de rolon. Pois pense, nós chegamos na seção, entregamos nosso documento e na sequência colocamos a nossa digital, algo que é intransferível, numa máquina qualquer e na sequência vamos até um outra máquina qualquer e dedicamos nossos votos. Vcs conseguem perceber o tanto de informações e possíveis cruzamentos que essa gente imunda pode fazer com estes dados? A gente nem pensa mais no que está fazendo, só aceitamos, aceitamos e aceitamos.