O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) foi eleito neste domingo, 30, pelo Estado do Rio Grande do Sul. Leite conquistou 57, 10% dos votos válidos, superando o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) que conquistou 42,90% dos eleitores. Em 2 de outubro, Leite partiu para o segundo turno atrás de Lorenzoni, com 26,76% e 37,62%, respectivamente.
Eduardo Leite, 37, é natural de Pelotas (RS) e formado em Direito. O governador se filiou ao PSDB em 2001 e concorreu pela primeira vez em 2004 como vereador por sua cidade natal, mas não obteve sucesso. Em 2008, concorreu novamente a mesma vaga e foi eleito.
Entre 2013 e 2017 Leite também foi prefeito de Pelotas. Em 2018, concorreu ao governo do Estado, ganhou e ocupou o posto até o início deste ano, renunciando para tentar a Presidência da República. Contudo, acabou desistindo da candidatura e passou a concorrer novamente pelo governo do Estado.
Onyx em segundo lugar
Lorenzzoni é medico veterinário, foi ministro do Trabalho e Previdência e ministro-chefe da Casa Civil, da Cidadania e da Secretaria da Presidência (ambos no governo do presidente Jair Bolsonaro PL). Natural de Porto Alegre (RS), ele também concorreu à prefeitura de sua cidade natal entre 2004 e 2008, mas não se elegeu.
A disputa entre Leite e Lorenzzoni foi marcada por diversos ataques. Em 13 de outubro, durante seu programa eleitoral, o ex-ministro disse que, se fosse eleito, o RS teria uma “primeira-dama de verdade”. Nas redes sociais, os internautas acusaram Onyx de ser “homofóbico”. Segundo o jornal O Globo, entre 13 e 25 de outubro foram mais de 20 mil menções no Twitter sobre o assunto.
Oeste nas eleições
Oeste acompanha minuto a minuto o resultado das eleições deste ano. Nossa transmissão ao vivo conta com as participações do jornalista Augusto Nunes; Gustavo Segré; Guilherme Fiuza; o analista político e escritor Flavio Morgenstern; a economista Marina Helena; a editora-chefe da Revista Oeste, Branca Nunes e a editora-chefe de Oeste, Paula Leal. Neste segundo turno, além da presidência da República, foram disputadas vagas para 12 governos estaduais.
Comentar o que, um caso como esse? Não dá.
A verdade nua e crua é que Onyx Lorenzoni é político incompetente de primeira classe. Um mau representante de Bolsonaro. Eduardo Leite foi muito mais inteligente politicamente e levou o trono. Parabéns