O terceiro debate entre os candidatos à Presidência da República nas eleições 2022 ocorre nesta quinta-feira, 29, e será transmitido pela Rede Globo. O evento terá início às 22h30 (horário de Brasília) e será dividido em quatro blocos.
O debate será mediado por William Bonner e, de acordo com a programação da TV Globo, poderá durar até 1h40 da sexta-feira, 30.
Esse é o último encontro dos candidatos antes da eleição. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro de 2022 e o segundo turno, se houver, para 30 de outubro.
Quem participa
Participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB). Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
Se algum candidato faltar, ficou acordado que seu lugar permanecerá vazio, mas será identificado com uma placa com seu nome. O candidato faltoso poderá ser alvo de perguntas.
Regras do debate
O debate terá quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.
Os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica, enquanto o candidato que responde terá três minutos, que poderá dividir como quiser, entre a resposta e a tréplica.
As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. O candidato pergunta para um candidato de sua livre escolha, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco. No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, com o mediador sorteando em uma urna, antes das perguntas, o tema que deverá ser abordado.
Coletiva de imprensa
Depois que o debate acabar, cada candidato será conduzido à sala de imprensa, nos Estúdios Globo, onde terá a possibilidade de conceder uma entrevista coletiva. A ordem foi definida por sorteio na presença de representantes dos partidos: Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Padre Kelmon (PTB), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O capitão tem que responder com o que vai fazer de 202w a 2026.
Não entrar em polêmica com esses canalhas, pois a Globolixo só detona o nosso presidente.
Globo lixo, não confio nos repórteres, são parciais demais e falta-lhes ética!
O larapio vai né, debate em casa não pode faltar, vão tentar massacrar o Presidente com certeza, principalmente os jornalistecos esquerdopatas, que antes da pergunta dão suas M de opiniões e perguntão a outros candidatos em forma de ataques ao PR, espero que esteja preparado, mas da ansia de vomito só de ver a cara daquele tal de Bonercú.
Esse debate será inócuo e vazio, conduzido por uma emissora não confiável. Pra quem já definiu voto no Pres. Bolsonaro assistí-lo será uma tortura e uma inutilidade. Os candidatos repetirão toda a ladainha que já conhecemos. Mas para inovar, sugiro a Bolsonaro perguntas só ao Padre Kelmon e vice-versa. E a primeira pergunta será: tem um candidato aí (sem citar nome pra não dar direito de resposta) que foi tirado da cadeia por um golpe do STF e que estava preso por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, condenado por 9 juízes com provas documentais, físicas e pessoais, delação de amigos e colegas de trabalho, etc., que nunca provou sua inocencia, e que saiu do xilindró usando de um artificio que todo criminoso culpado usa: cumplicidade com juizes no encontro de pseudo falhas no processo. Pois bem: o sr., Padre, que tem princípios, que tem honra, que tem caráter, aceitaria ser solto dessa forma, sem provar sua inocencia e ainda mentiria pro povo dizendo que foi inocentado? O Sr. Padre, teria a cara de pau de concorrer à Presidencia da República ou a um cargo de cafetão de boate pra defender um sistema corrupto movido a propina, colocando em risco todos os avanços da Nação nos ultimos 3 anos? Segunda pergunta desta vez a Lula: considerando a péssima qualidade da educação implantada em seu governo anterior, tornando o aluno a maior autoridade da sala de aula, invertendo todos os valores da educação, subvertendo a natureza do ensino e assim criando universitários semi-analfabetos, tornando o professor refém de uma escola militante e partidária, lavando cérebros de adolescentes, o que, hoje voce tem a oferecer para mudar esse quadro, qual seu programa para educação? (as perguntas sobre corrupção e ladroagem deixaria sempre para o Pe. Kelmon responder).
O LADRÃO VAI? É NA GLOBO E TEVE SORTEIO? QUANTA HONESTIDADE.
LULA….
LADRÃO LADRÃO LADRÃO LADRÃO LADRÃO LADRÃO LADRÃO LADRÃO LADRÃO LADRÃO LADRÃO LADRÃO
O TEU LUGAR É NA PRISÃO VAGABUNDO CORRUPTO SAFADO
SEM ABSTENÇÃO!!
Não consigo assistir à TV Globo.
Passei mal na sabatina do presidente.
O certo seria assistir.
Peço desculpas a todos.
Francisco Bicudo
Quem vai comandar? Willian Bonner Inácio da Silva?
Não assistirei ao debate por três razões: a falsidade do politicamente correto dos apresentadores, a mesmice dos questionamentos, e o horário inadequado.
LULA LADRÃO SEU LUGAR É NUM CAMBURÃO!
Hoje LULADRÃO está em casa com os dois cachorros Totó Bonner , Renata ossinho! Não assistirei…..zero audiência!
Nem vou perder meu tempo.
Já sei o que cada candidato pensa.
Globolixo.
Para quem já definiu o voto…isso aí, o tal debate é uma besteira, perda de tempo…e será numa emissora que não assisto desde os anos 90…quando abandonou uma programação um pouco mais decente e aquele jornalismo que não era tão ruim…
O debate ê uma boa oportunidade para questionar o pai dos pobres sobre o seu envolvimento no Mensalão e no Petrolão, o patrimônio declarado de mais de 7 milhões de reais, o casamento milionário e a moradia em uma mansão caríssima com piscina em uma área nobre de São Paulo.