O Instagram reduziu o engajamento da conta do governador de São Paulo e candidato a reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), depois de identificar um aumento artificial no número de seguidores em sua conta.
Os advogados de Garcia negam o envolvimento do candidato e afirmaram que o caso foi “extremamente prejudicial”. De acordo com eles, o perfil perdeu mais de 50% de engajamento após o episódio, caindo de 6,2 mil pessoas engajadas para 2,9 mil.
O Instagram possui um mecanismo que reduz o engajamento de contas que descumprem diretrizes da plataforma, conhecido como shadowban.
De acordo com a representação do candidato protocolada na Justiça no início de agosto, o perfil do tucano ganhou repentinamente 13,3 mil novos seguidores nos dias 20 e 21 de julho.
A campanha afirma ter feito uma análise de mil contas e concluído que a maioria tinha características de perfis falsos, com poucos seguidores e baixo engajamento.
Garcia alega sabotagem
Os advogados do candidato alegaram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo que sua campanha foi vítima de sabotagem para aumentar artificialmente sua base de seguidores.
Com essa justificativa, os advogados pediram à Justiça que o Instagram fornecesse dados para descobrir os supostos autores da manobra. O TRE, porém, negou o pedido, sob o argumento de que o caso envolve questões contratuais da rede social e, por isso, deveria ser tratado na Justiça Cível. A campanha de Garcia recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O cara rouba até nos seguidores. Lamentável.