Ipec admite erro em pesquisa no Paraná

Instituto citou equívoco ao registrar data de levantamento

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ipec (ex-Ibope) corrigiu os dados sobre o período de coleta de campo do estudo de intenções de voto para governo e Senado no Paraná. Publicada às vésperas da eleição, no sábado 1º, a informação inicial dava conta que a pesquisa havia sido realizada entre 29 de setembro até a divulgação, 1º de outubro. As entrevistas, contudo, foram feitas antes: de 28 a 30 de setembro.

Em nota lida no Boa Noite Paraná, telejornal de uma afiliada da TV Globo em Curitiba, na segunda-feira 3, o Ipec informou que o erro ocorreu durante a “digitação no release” com os resultados do estudo.

A pesquisa do Ipec projetava o governador reeleito Ratinho Jr. (PSD) com 62% dos votos válidos na disputa pelo Executivo estadual. O candidato levou a disputa ainda no 1º turno, mas com 69,6% dos votos válidos, 4,6 pontos porcentuais (p.p) acima da margem de erro do levantamento, de 3 p.p.

-Publicidade-

Outro ponto de crítica em relação ao Ipec é a distância abissal entre o resultado da pesquisa da disputa ao Palácio do Planalto no primeiro turno e a projeção divulgada pela empresa de pesquisas na véspera da eleição, em 1º de outubro:

  • Lula 51% x 37% Bolsonaro (margem de erro de 2 p.p.);
  • Resultado nas urnas: Lula 48,43% x 43,2% Bolsonaro.

Leia também: “Aqui jaz um instituto de pesquisa”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição Especial de Eleições da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

22 comentários Ver comentários

  1. Essas pesquisas são para induzir os eleitores que não têm conhecimento, para votar em que está “ganhando”. Tem muitos eleitores que acha melhor votar quem está na frente das pesquisas, para não desperdiçar o voto , é aí que entra essas maracutáias.

  2. A pergunta é: alguém, de fato, se guia por pesquisa de intenção de voto pra dar aquela dedada na urna? Só mesmo um(a) retardado(a) com certificação do Inmetro faz isso!

  3. Infelizmente o silêncio dos magistrados , da OAB e do Senado está proporcionando os desmandos e a insegurança jurídica do nosso país. Vivemos momentos perigosos que uma grande parcela da população desconhece ou se conhece ignora em benefício próprio. O autoritarismo se traveste de várias facetas e Infelizmente a Educação precária de anos é a cegueira partidária promove a conduta de dependência e ao comodismo. Estamos correndo um grande risco de entrarmos num abismo financeiro e moral .

  4. Que momento bizarro. Pergunto para muita gente na rua. Em quem votou? Agora misteriosamente 100% virou boleonaro? Não existe Lula! 😄😄😄

  5. E vêem com lorota de voto envergonhado. Os milhões de pessoas nas ruas apoiando o Brasil são envergonhados? Envergonhado são os votos no ladrão, que não leva ninguém para a rua, e que tem eleitores que estranhamente apoiam criminosos mentirosos.

  6. A CPI dos institutos de pesquisa que vão instalar precisa conter
    1’Quebra do sigilo bancário da empresa e dos donos da empresa para que saibamos o quanto , e de onde veio o dinheiro
    2’Qual o envolvimento desses institutos com partidos políticos .
    3′ criação de um histórico de erros e acertos onde pudesse ser avaliado nível de credibilidade de cada um.

  7. Aaaaaaa claro ,agora a explicação do
    IPEC( instituto de pesquisa da esquerda caviar)foi suuuuuuper convincente !Gente cafajeste que trabalha nessa porcaria!

    1. Kkk… É a velha desculpa de alguns antigos trocadores de ônibus:
      ‘- Dotô, eu errei no troco por que sou ruim em fazer contas…’,
      ‘ – Mas até hoje você só errou contra os passageiros!’.

    1. Mudou de nome , mas continua fazendo merda !!!! Melhor ter o registro cassado urgentemente,antes que favoreça novamente os esquerdistas e a rede Globo!!!

  8. Mudem de nome novamente, pois o atual também ficou desmoralizado
    Sugestão façam uma pesquisa se esta sugestão é pertinente. Contratem o data folha

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.