Senador eleito, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS) defendeu uma “ampla reforma” do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre outras mudanças, Mourão propôs discutir o impeachment de ministros do STF.
“A nossa Suprema Corte tem invadido, contumazmente, atribuições do Poder Executivo, do Poder Legislativo e, algumas vezes, rasgando aquilo que é o devido processo legal”, afirmou Mourão, durante entrevista à GloboNews, na sexta-feira 7. “A discussão tem de ser conduzida dentro do Congresso.”
Mourão sugeriu a discussão da possibilidade de impeachment de ministros do STF. “Temos até a questão de crimes de responsabilidade, que são deveres do Senado Federal de julgar”, observou o vice-presidente. “Há uma ampla gama de assuntos a serem tratados e que não podemos nos omitir. Temos que debater.”
“Não é só uma questão de aumentar o número de cadeiras da Suprema Corte”, disse Mourão. “Precisa-se trabalhar sobre decisões monocráticas e mandato para os ministros. Não pode ser algo até os 75 anos. Ou 10 ou 12 anos tem de ser discutido para os juízes. E outra discussão é a quantidade de magistrados.”
Dos 27 novos senadores eleitos, metade é formada por apoiadores declarados do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O número acendeu sinal de alerta, sobretudo no STF, cuja manutenção de sua composição depende dessa Casa Legislativa. As urnas mostram que o Senado, agora, avança em mudanças que refletem o pensamento da população para além de acordos políticos. A nova bancada é a prova de que o eleitor clama por ações em relação à política e também à Corte, que retrocede em direitos já adquiridos.
Leia também: “Um tribunal que joga contra Bolsonaro”, reportagem publicada na Edição 133 da Revista Oeste
Debater Mourão?…..Está de brincadeira? DEBATER? não tem nada de debater, tem que agir, “ATITUDE”, afinal acha que os gaúchos votaram em vc pra que?
Aumento de números de cadeiras jamais… uma corte cara e ineficiente dessas. Totalmente contra!
Impeachement, sou a favor do Fachin Picareta, Alexandre de Moraes, Boquinha de veludo, Gilmar Mendes!
Que Deus me de saúde suficiente para assistir o impeachment de Alexandre de Moraes, Barroso, Lewandowski, Gilmar Mendes , Toffoli e a Benta Carneiro.
Mourão como sempre falando demais e atropelando processo. Sabe que estamos FOCADOS NO 2° TURNO , e que sem BOLSONARO essa falácia de IMPEACHMENT do STF não vigora sem apoio dos pares , que por falácia já ficaram no meio do caminho ou por ambição ou poder unir número suficiente.
General MOURÃO, precisamos modificar as regras de poder do SENADO. O presidente do senado não pode concentrar tanto poder e os demais senadores não disporem de ferramentas para invalidar isso. Veja que o impeachment de ministros do stf só depende da vontade do presidente do senado. Isto é um erro e uma distorção. O senado é uma casa colegiada e o presidente do senado não pode ter mais poder do que os outros senadores. O senado precisa dispor de meios para limitar a vontade do presidente do senado.
General MOURÃO, o problema brasileiro de concentração de poder não se resolve apenas com discussão. Nós já sabemos onde estão as distorções e não precisamos discutir sobre isso. É preciso estabelecer limites para os poderes e seus agentes. O povo precisa ter meios de tirar poder dos agentes, sejam do executivo, legislativo ou judiciário. Nos poderes da república os agentes têm poder demais.
A muito tempo ,a muito tempo, o judiciário como um todo, não só o STF se tornou um dos maiores problemas , extremamente oneroso, juízes proferindo sentenças de acordo com suas convicções sem cumprimento das leis , só agora com as literalmente estripulias circenses do maior tribunal tudo ficou claro aos brasileiros .
Primeiro ato do NOVO SENADO, deve ser o de eleger um presidente honesto, justo e com estatura pessoal para o cargo. Segundo, constituir a Comissão de Ética, e julgar o rodrigo pacheco por prevaricação, por não ter tomado ações exigidas pelo cargo que ocupou. Terceiro, colocar em votação as ações contra os ministros do Supremo, sem revanchismos mas com REALISMOS.
A coragem deste General de sempre manifestar o seu posicionamento com independência , vimos isso no seu posto de vice do Presidente e que também tem meu apoio e voto , está muito alinhado com a minha forma de pensar e atuar pois o politicamente correto nunca prestou!! O que é certo é certo e ponto final!! Tem todo meu apoio!!!! Grande Mourão!!
PRIMEIRA PROVIDÊNCIA APÓS A POSSE DOS SENADORES É A ESCOLHA DO NOVO PRESIDENTE DO SENADO, COM O AFASTAMENTO INCONDICIONAL DE RODRIGO PACHECO.
Já passou da hora de se tomar uma atitude contra os arbitrios da Suprema Corte. Rediscutir suas competências e seus limites.
O Mourão seria um excelente Presidente do Senado a partir de 2023 !!!
Nenhum do quadro atual passa por este crivo.
Ótima sugestão.
Acrescentar na pauta a qualificação para ser ministro do STF: É necessário que seja juiz de direito por no mínimo 20 anos, fazer prova, falar outro idioma, ter doutorado, não pertencer a partido político, ser honesto e íntegro.
Urgente para o novo senado, mandar pra casa uns três ministros que não respeitam o povo e a constituição .
Mandar pra casa??? Com todas as regalias??? De jeito nenhum???
Tem que mandar Alexandre de Moraes, Barroso, Lewandowski, Gilmar Mendes, “Benta Carneiro”, Rosa Weber, Tofolli, Fux e o Fachin pra cadeia. Crime???? Desrespeito a Constituição.
Excelente! Gostaria de ver pelo menos uns três serem impichados, pois crimes não faltaram para esses!
Aumenta-se em 10 as cadeiras dos ministros da justiça e Bolsonaro nomeia os ministros que a ocuparão. Então veremos a coisa andar. 🇧🇷
Missão dada é missão cumprida !
Além do impeschment de ministros do STF, considerem que as indicações politicas de ministros, não serão aprovadas pela sabatinas do senado
Então pouco importa o presidente em 23, serão 5 a 6 , Moraes impedido, e mais 2 ministros técnicos e não apadrinhados políticos do pt
GENERAL, CHEGA DE DEBATES. PASSOU DA HORA DE AGIR. O BRASIL PRECISA IMPICHAR UM MINISTRO DO STF COMO PREVENÇÃO CONTRA A DITADURA DA TOGA QUE ELES PENSAM QUE VÃO INSTALAR NO BRASIL, MAS ESTÃO REDONDAMENTE ENGANADOS.
Já implantaram a uns três anos, só não vê quem não quer! Já rasgaram a constituição diversas vezes, com a aprovação do plenário! Cometeram diversos crimes, o principal deles é o de abuso de autoridade!
Discordo quanto ao aumento da quantidade de ministros para o STF; deveriam é limitar a quantidade de processos a serem discutidos no STF, ou seja, limitar o número de funcionários pois, somos nós pagadores de impostos que sustentamos uma máquina que não trabalha pela nação Brasil.
Depois de ridicularizar o judiciário inteiro, o stf continua tentando se consolidar como o único mandatário no país. Ou isso muda ou a crise é inevitável.
Impeachment de nove pelo menos tem o apoio total do povo brasileiro de bem , mais precisa mudar as regras não pode ser vitalício, tem que ser juiz de carreira de vida elibada, não pode ser puxadinho de partido político, duração no máximo de 6 anos , começou fazer merda ou ativismo político tem que ser extinto automaticamente e preso por traição a Pátria.
Parabéns senadores votei no senador Marcos pontes em SP. Acredito que ele e os senadores de bem não vão nos descepcionar. Acreditamos nos Srs. Que DEUS vós e nos abençoe.
Parabéns ao Senador Mourão.
O senhor e a nova bancada do Senado já deram a senha pra o que tem que ser feito.
Cada qual no seu quadrado.
Só deveria ser aceito indicação de juízes de carreira com no mínimo 20 anos de vida pública. Além dos requisitos que já existe
O certo é fazer uma limpa no STF,via impeachment,e depois estabelecer novas regras de composição e mandato.
Uma luz no fim do túnel…e digo mais: Não basta apenas barrar a sanha autoritária do STF, (o que, de fato deve ser uma prioridade inquestionável).Num segundo momento, o Servidores Público que , abusando das suas prerrogativas de Ministros cometeram crimes contra a CF e a democracia terão que responder penalmente pelos seus atos.
Errata: “está sendo dado”
“senhores ministros”..
O recado ao STF está sentado pelo povo. Assim, aquela corte tem que se render ao que o povo deseja. Afinal, o que diz a Constituição, no seu Artigo primeiro, parágrafo único?! Diz: “TODO O PODER EMANA DO POVO, QUE O EXERCE POR MEIO DE REPRESENTANTES ELEITOS, OU DIRETAMENTE, NOS TERMOS DESTA CONSTRUÇÃO”. Assim, senhor ministros, não adianta contestar o que está ESTABELECIDO na Carta Mágna.
Os políticos disfarçados de ministros do supremo não vão parar a perseguição, pois são movidos por ideologia. Só a retirada compulsório de algumas tartarugas em cima daquele poste Irá funcionar. Iniciar essa discussão saudável para o Brasil é importante.
PARABÉNS PELA CORAGEM SENADOR
Mourão tem tudo para ser o próximo Presidente do Senado !!!
SÃO 3-4 MINISTROS IMPERDOÁVEIS…
QUERO SÓ VER SE VÃO VIR COM “PANOS QUENTES”…como é praxe no Brasil da pizza pronta.
Fiz os cálculos….SÉRIO!
-O ladrão vai perder cerca de 500 a 1 milhão de votos para o Bolsonaro,
– MAIS uns 1-2 milhões dos votantes em Ciro, Tebbet, Avila,..
-O ladrão Vai perder outros 400 mil que não vão votar no segundo turno,
-Bolsonaro vai levar, ou melhor ..MOBILIZAR … uns 3-4 milhões dos 32 milhões que não votaram…que não querem o PT de volta de jeito nenhum, mas foram enganados pelas pesquisas fakes e nem foram votar.
-São 7 milhões de votos a mais para Bolso….e o Ladrão já bateu o pico com a tática do “voto útil” + a fraude algoritmica que tentaram impor e se deram mal…. As forças armadas descobriram com a ajuda do exterior.
Não são as urnas, pois não houve fraude LOCAL, para candidatos específicos. FOI SÓ PARA PRESIDENTE
É o programa de totalização que sofreu a fraudes, e basta uma tecla escolhida para ligar ou desligar o funcionamento do algoritmo malicioso, pois ele não fica 100% do tempo funcionando.
Quando viram a entrada de generais no local….apertaram rapidinho a tal tecla para desligar…por isso o PLANO de ganhar no primeiro turno NÃO DEU CERTO!
Estava programado para o Ladrão ganhar com 50,6% dos votos válidos.
Essa história NÃO vai SER admitida…como nos EUA. é vergonhoso e conturba, inflama muito a sociedade.
ENTENDERAM DO PORQUÊ NÃO DÃO PUBLICIDADE?!? E NEGAM que houve essa tentativa de fraude
aaaaahh e NÃO ESQUEÇAM…NUNCA… de incluir nessa investigação a MULHER, a MÃE, Cunhados, Irmãos e filhos dos golpistas ok?!?
SEM PERDÃO OU DÓ!
JUIZ DO STF TEM QUE SEGUIR A CONSTITUIÇÃO E A LEI , NÃO SER CABO ELEITORAL E TOMAR PARTIDO . GENERAL O SR ME REPRESENTA .
Por isso o povo renovou o Congresso. Queremos sim as cabeças dos marginais da toga. A primeira XANDÃO, seguida de Barroso, Gilmar, Lewandowski, Carminha, Toffoli (meio escondido) e FuxFrouxo, que deixou os demais canalhas agirem de forma arbitrária. Ele sendo um juiz se colocou D4 pra XANDÃO e seus comparsas agirem inconstitucionalmente. “Cabeça irão rolar”. Uma pena não sermos um país como alguns do Oriente Médio ou da Europa. Num desses, cabeças já teriam rolado ou voado👹🤪
3 vão sair até 2024! Xandão, Facchim e o boqueteiro Barroso
são imperdoáveis!