A escalada autoritária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do ministro Alexandre de Moraes está passando ao largo de setores da mídia brasileira, mas não pelos olhos da imprensa internacional. Em texto publicado nesta sexta-feira, 21, no jornal norte-americano New York Times, o correspondente Jack Nickas mostra que, a partir de agora, o presidente do TSE é o único homem habilitado a decidir aquilo que pode ser dito nas redes sociais.
“É uma das ações mais agressivas tomadas por qualquer país para combater informações falsas”, diz Nickas, ao mencionar a torrente de desinformação enfrentada pelos brasileiros nas eleições deste ano.
Na quinta-feira 20, o TSE ampliou o poder de polícia da Corte e atribuiu a si próprio a permissão de retirar “fake news” da internet, sem a necessidade de outros ofícios. Antes dessa decisão, os partidos tinham de apresentar uma ação ao TSE e pedir a retirada do conteúdo do ar. Agora, as redes sociais devem cumprir as ordens de retirada em até duas horas. O descumprimento das determinações pode resultar na suspensão das atividades das empresas no país.
Relacionadas
Segundo o New York Times, a medida pode representar uma “expansão potencialmente perigosa e autoritária do poder, que poderia ser abusada para censurar pontos de vista legítimos e balançar a disputa presidencial”.
As novas regras, aprovadas por unanimidade pelos sete juízes da Corte Eleitoral, dão amplos poderes a Moraes durante o período das eleições. O TSE informa que esses poderes cairão depois do pleito, mas entrarão em vigor novamente em futuras campanhas.
O que estamos presenciando é o vale tudo pra eleger Lula presidente. Só falta ele dar ordens pra que representantes do STE, levem urnas aos hospitais pra pegar votos a favor do Lula nas UTIs.
Gostei Paulo Silva.
AGORA, PORQUE O NY FALOU, TODO MUNDO VAI CONCORDAR? ORA, ORA, SEUS MARIA VAI COM AS OUTRAS. JURISTAS DE MEIA TIGELA.
Cadê a OAB? Cadê os canalhas que assinaram a carta pró-democracia? Cadê os canalhas da imprensa? Cadê nossos deputados e senadores? Cadê nossos juristas? Cadê os artistas que se beneficiavam do dinheiro da lei? Cadê? Cadê? Todos calados! Vagabundos! Pilantras! Canalhas!
É uma cambada de safados esses ministros, todos. Abusam do poder, se julgam super-heróis mas não enfrentam o povo em público a não ser cercados de seguranças. Confinados em suas residências.
Qdo vc diz pt vc quer dizer pcct, certo? E daí eu concordo, pois geral da vagabundagem vai pra cima da “glânde” como se não houvesse amanhã. Pois é como dizem, o investimento no “ministro” foi alto pra ficar “dando essas brechas, tá de sacanagem parça?!”
POR FAVOR, AVISEM O RODRIGO PACHECO, PRESIDENTE DO CONGRESSO E DO SENADO, QUE, SEGUNDO A CONTERRANEA CARMEM LUCIA, O CALA A BOCA JÁ MORREU E QUEM MANDA NA MINHA BOCA SOU EU
Inacreditável!
PT promove guerra judicial contra veículos de imprensa, com o objetivo de censurá-los, fechá-los e impedi-los de divulgar matérias jornalísticas investigativas. Até mesmo os anunciantes e funcionários desses jornais estão sofrendo represálias: https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/pt-tenta-censurar-a-gazeta-do-povo-outra-vez/
Estamos vivendo,temporariamente, num regime de exceção.A desculpa são as eleições.Believe it or not!
A realidade da matéria é “light”, comparado com o que realmente acontece por aqui, mas já pode fazer estrago nos Ditadores de Toga.
Não sou jornalista, mas se o fosse, atualmente teria vergonha da profissão.
A escalada autoritária vai crescendo aos poucos até não ter mais retorno! Vamos ver até onde vai esse autoritarismo!
Esse careca vai acertar as contas é com o próximo congresso.
Acho que o que ele queria mesmo eram os holofotes, esse projeto de Torquemada de carnaval… e conseguiu.
Irá passar para a história deste país como um dos piores vilões e facínoras. Para sorte dele, não temos mais pena de morte neste país.
Em tempo de paz!
Moraes sua hora vai chegar, de 2023 vc não vai passar. Aproveite que além de ser o 1o Ministro do STF a sofrer impeachment, vai ser o 1o a ser preso. Senadores que assumem em 2023 preparem para expulsar este tirano de toga do STF e da vida jurídica do Brasil
Pretendia escrever um comentário, mas será que posso????
Impichament do Zero a Esquerda de Minas, dito Pres. do Senado – ou no mín. defenestrar – e logo em seguida, os ‘juizes’ que descumprem a CF. Tic, toc, tic, toc, tic ,toc…..
Esse vagabundo cabeça de ovo, já era. Vai perder o emprego de qualquer maneira.
“Escalada de poder”. O judiciário está em confronto direto ao executivo e às vozes nas ruas. É uma escalada anti-democrática e sinaliza que o país já vive, ao menos sob o poder da justiça, uma ditadura de esquerda.
PS.: fui ao NYT para ler o artigo e aproveitei para ler outros, um especial sobre a “soltura” de Lula. São artigos que não mostram a realidade brasileira e eu diria que até têm cunho de esquerda na leitura. Muita propaganda pelo Lula e o Bolsonaro fica ofuscado. A luta real por liberdade no Brasil desaparece. Ao ler o NYT fiquei com um sentimento de que a população quer um Brasil alinhado com a Venezuela.
Justamente. Para o NYT ter escrito isso, é porque a coisa realmente está feia.
Está passando dos limites, faz tempo!
BOM O PROBLEMA É QUE NINGUÉM DEVIDO AS ELEIÇÕES VAI TOMAR INICIATIVA DE POR UM FREIO NO CARECA, VAMOS TER QUE ATURA-LO ATÉ 01/11.
Xii sinistro, deu no NY Times….
E olha que o NYT é de uma condescendência quase sem limites ao comuno/globalismo.
No tempo do inesquecível Jornal da Tarde, li uma vez que se um jornalista publicasse uma mentira, os outros órgãos de imprensa o desmentiriam rapidamente. Simples assim. Não precisaria nenhum Yul Brinner de toga para regular isso. Eram tempo em que o jornalista não sentia vergonha de dizer sua profissão. Hoje, a grande mídia mais parece revista de fofocas e torcida organizada.