Partido de Bolsonaro e esquerda alcançam maioria na Alesp

PSDB perdeu o governo e influência sobre o Legislativo
-Publicidade-
Sede da Assembleia Legislativa de São Paulo | Foto: Divulgação/Alesp
Sede da Assembleia Legislativa de São Paulo | Foto: Divulgação/Alesp

O Partido Liberal (PL) e a federação composta de PT, PCdoB e PV foram os dois grupos que mais conquistaram vagas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no domingo 2. Ambos terão, cada um, 19 deputados estaduais. No total, a Casa tem 94 representantes. Caso o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) ou o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) vença, os dois terão relativa tranquilidade para governar.

A esquerda teve seu melhor desempenho na Casa desde 2014. Naquele ano, não havia o sistema federativo, mas, somadas, as legendas elegeram 23 candidatos. Em 2018, PT (10), PCdoB (1) e PV (1) haviam elegido só 12 parlamentares.

-Publicidade-

Eduardo Suplicy, do PT, foi o deputado estadual mais votado de São Paulo, com 807.015 votos. Os dez mais votados para a Alesp foram: Carlos Giannasi (Psol), Paula da Bancada Feminista (Psol), Bruno Zambelli (PL), Major Mecca (PL), Tome Abduch (Republicanos), André do Padro (PL), Tenente Coimbra (PL), Delegado Olim (Progressistas) e Ana Carolina Serra (Cidadania).

Em 2018, a deputada estadual com mais eleitores foi Janaina Paschoal (PRTB – SP), com 2,06 milhões de votos, o que rendeu a ela o título de parlamentar mais votada na História do país na época. Nas eleições deste ano, contudo, Janaina não conseguiu alcançar apoio popular suficiente para chegar ao Senado.

Leia também: “Um líder sem povo”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 132 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Cansamos do PSDB aqui em São Paulo, graças a revelação do Alckmin e a traição do ditaDoria ao Bolsonaro pudemos finalmente enxergar que esse partido é de extrema esquerda.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.