PDT declara apoio a Lula no 2° turno

Presidente da sigla disse que Bolsonaro é 'aspirante a ditador'

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi | Foto: Renato Araújo/EBC
Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi | Foto: Renato Araújo/EBC

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) declarou, nesta terça-feira, 4, apoio a Lula (PT). Em uma coletiva de imprensa, o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, afirmou que o que está em “jogo” é a “democracia”.

“Tomamos uma decisão unânime, que é apoiar a candidatura de Lula”, disse Lupi, na sede nacional do partido, em Brasília. “O que está em jogo são dois projetos completamente diferentes. De um lado, está Lula, um democrata. Do outro, Bolsonaro, aspirante a ditador.”

O presidente do PDT também comentou os ataques que Ciro Gomes (PDT) fez a Lula durante os debates presidenciais. Conforme ele, todos os integrantes do partido devem acatar a decisão da sigla. “Ciro participou da reunião e disse que apoia integralmente a nossa decisão”, observou.

-Publicidade-

Para ele, o presidente Jair Bolsonaro (PL) representa um “aspirante a ditador”, um “atraso” e um homem da falsa fé cristã. “Não admitidos que nenhum pedetista o apoie”, disse. Ao ser interpelado novamente sobre as críticas de Gomes ao petista, ele afirmou que isso faz parte da democracia e ainda relembrou a campanha de “voto útil” do PT.

“Eles queriam minar nossa candidatura com o voto útil, isso foi muito duro”, disse. Lupi também destacou que apresentou ao PT três propostas do PDT para um eventual governo Lula. São esses: a renda mínima, negociação das dívidas no SPC e proposta de ensino integral.

Outra proposta da sigla, ainda não informada ao PT, é o Código Brasileiro do Trabalho. “Somos um partido trabalhista e é natural que o PT também concorde com a defesa dos trabalhadores”, explicou.

Anteriormente, Gomes havia comentado essa proposta, mas não deu muitos detalhes sobre o tema. “Vou criar um pacto nacional, não para cooptar ninguém, mas para a gente quebrar o pau respeitosa e fraternalmente”, explicou, durante a sabatina na Globonews. “Vou botar na mesa melhores práticas internacionais. Com essa base, a gente acha esse novo código do trabalho em seis meses.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

14 comentários Ver comentários

  1. Para surpresa de ninguém!!! Esse aí foi ministro de Dilma e acusado de “desviar” recursos do FAT( Fundo do Amparo ao Trabalhador)…. Pelo visto, igual o marginal, deu em nada.

  2. Esse Lupi já foi ministro de Lula e de Dilma. Em 2011, no governo Dilma, entregou seu cargo, acusado um mês antes de envolvimento com polêmico caso de desvio de dinheiro público. Depois de interrogado, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendou a sua saída da Pasta. Ocupa também a vice-presidência da Internacional Socialista.

  3. 1º Para ele, o presidente Jair Bolsonaro (PL) representa um “aspirante a ditador”

    2º “Não admitidos que nenhum pedetista o apoie”

    Essa Democracia que ele defende eu desconheço após analisar essas duas frases..

  4. Nada anormal nesta aderência. Afinal, o Ciro é um psicopata (jamais esqueço de seus xingamentos, ameaças e as brigas contra professores e pessoal da area da saúde, os pitis que ele proporcionou nos restaurantes, aeroporto, shoppings de Fortaleza, quando questionado sobre algo). Um inventor de dados numéricos na área econômica. Enfim, um cangaceiro magnata, parceiro do crime organizado, aliando-se ao bandido Lula…como fez o bandido da merenda e dos pedágios paulistas, Alckmin, anteriormente…

  5. Ciro, o “calcinha” Cearense … mais um fanfarrão que não consegue nem mais eleger-se prefeito no Ceará e agora ainda traído pelos irmãos!!! Poderia fazer diferente, optou pela covardia. Mais um sepultado político.

  6. Os canalhas se unindo. Novidade zero. Esse imbecil é desinformado ou conivente. É conivente, porque quem tem ambições ditatoriais é o ladrão de 9 dedos.

    1. Agora vc vê Bolsonaro ditador, a ia me esquecido ele e antiquíssimo do Ortega e do Maduro e uns tantos outros na Africa . O luladrão do ptcc não conhece estes ditadores, falam tanto de democrecia, nem nas eleições temos democrecia, deputados com mais de 100 mil não vão ser eleitos, enquanto quem teve wuase 60 mil fou eleito. O conceito de democracia esta muito destorcida neste pais.

      1. Boa! Entre um Bolsonaro ditador e um ex-presidiário democrata eu voto em Bolsonaro sem medo de errar.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.