Os representantes técnicos da Polícia Federal (PF) que inspecionam o sistema de votação realizaram testes de integridade do software no modelo atual das urnas eletrônicas. Os trabalhos vêm sendo realizados desde a última segunda-feira, 22, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Na última quarta-feira 24, os peritos da PF submeteram o software das urnas a uma série de testes, trabalhando no modelo UE2020, a versão mais atual do equipamento utilizado pelo TSE. O foco da investigação é o funcionamento dos códigos-fonte da máquina.
A abertura dos códigos deve ser obrigatoriamente realizada antes de cada pleito, sendo uma das ações iniciais do Ciclo de Transparência Eleitoral e prevista na resolução do TSE. O código é um conjunto de comandos e instruções, escritos em uma linguagem para computadores, assim, o dispositivo integra um programa que aciona o funcionamento de equipamentos eletrônicos.
A equipe técnica da Polícia Federal vai seguir trabalhando na inspeção até sexta-feira, 26, em uma sala reservada pelo TSE para os testes. Os visitantes vêm sendo acompanhados por membros da secretaria de tecnologia da informação da Corte.
A Polícia Federal é uma das entidades habilitadas a acompanhar o desenvolvimento e a fiscalizar todos os sistemas utilizados nas eleições do país. Uma equipe técnica das Forças Armadas já realizou trabalho semelhante durante o mês de agosto.
Kkkkkkkk… Até parece…
Nao confio na PF, horrivel falar isso mais e assim que me sinto, ja confiei, hoje mais nao.
É preciso verificar o código fonte das urnas após elas serem preparadas para a eleição, pois antes ou durante o processo de compilação do software na urna pode haver alterações maliciosas no código.
Os tais “representantes “técnicos” da PF fazem parte de qual grupelho???!!
Do SERRA…do TUMA??? dos PTralhas???
esses Grupelhos na PF fazem parte, tem métodos de GESTAPO ou STASI… esses grupelhos assolam faz um tempo a PF…. faziam os tais dossiês do ACM, do SERRA e agora dos PTralhas, forçavam/forjavam “provas” ,
ESSES ANALISE POR PARTE DESSA PF NÃO TEM VALIDADE NENHUMA.
Temos que saber qual Polícia Federal vai fazer os testes. A Polícia Federal de verdade, ou os vassalos de Alexandre de Morais.
Estes peritos da PF são confiáveis? Ou foi o cabeça de ovo que mandou eles?
Muita onda. E o supercomputador do TSE será vistoriado?
E o hackers que entraram em 2018 sem dar conta do recado dado pelo PT ? Podem entrar novamente ??
Confidencialidade, integridade e disponibilidade: os três pilares da segurança da informação.
Um trabalho sério de auditoria de um sistema de informação ocorre, antes, durante e depois de todo os processos!
A mesma PF que estava fazendo charminho esses dias porque queria aumento? A mesma PF que na reportagem ali em cima está na caçada de médicos que estão estudando a Proxalutamida contra Covid? Acho que esse “teste” aí tem mais cara de “carimbo comprado” do TSE pra dar ar de confiança ao desconfiável…
Mas e depois da inspeção? Seria de todo descartada a possibilidade de manipulação do software, de maneira que um algoritmo possa desviar, manipular, ou qualquer outra coisa do gênero, direcionando 20 fotos de cada urna, enviando-os para o sistema de TOTALIZAÇÃO? Se considerarmos que serão usadas ao menos 600 mil urnas, a manipulação resultaria em 12 milhões de votos. É apenas neura minha imaginar isso?
Se é neura sua, eu também sou neurótico, Lourival. Não acredito nem 0,01% nesse sistema. Só na ditadura brasil que isso acontece.
Confidencialidade, integridade e disponibilidade: os três pilares da segurança da informação.
Um trabalho sério de auditoria de um sistema de informação ocorre, antes, durante e depois de todo os processos!
Tudo é importante neste processo, mas o grande problema é na transmissão e contagem dos votos.
O grande problema está no software da urna. Ele pode ser modificado sim por integrantes do TSE.