PGR entra no STF para reverter poderes do TSE

Resolução deu poder de polícia à Corte, além de permitir a si própria retirar fake news sem a necessidade de outros ofícios

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Brasilia DF 01 10 2019 O procurador-geral da República, Augusto Aras. José Cruz/Agência Brasil
Brasilia DF 01 10 2019 O procurador-geral da República, Augusto Aras. José Cruz/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) ingressou nesta sexta-feira, 21, com uma ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para reverter uma resolução editada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que deu poder de polícia à Corte, além de permitir a si própria retirar “fake news” sem a necessidade de outros ofícios. 

A ação foi protocolada pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, com pedido de medida cautelar contra trechos da resolução. De acordo com a resolução, aprovada por unanimidade pelos ministros do TSE na sessão desta quinta-feira, 20, os conteúdos considerados falsos pelo próprio TSE poderão ser retirados do ar imediatamente, quando republicados em outros sites, sem a necessidade de abertura de nova ação ou julgamento, em prazo de até duas horas, independentemente de manifestação do Ministério Público Eleitoral.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, alegou que a medida é necessária porque houve um “aumento no número de fake news” em circulação, depois do primeiro turno deste ano. Segundo Aras, contudo, vários artigos da resolução são inconstitucionais. A PGR alega que é preciso que a Constituição seja seguida para evitar “a livre manifestação de opiniões e de informação acerca dos fatos a que se refere”.

-Publicidade-

“O antídoto para a desinformação é mais informação, e não a censura. No espaço democrático, a palavra, o voto, é o poder do cidadão. O sufrágio universal não se limita ao momento de depositar o voto na urna, na manifestação direta do poder de decidir os rumos da nação. A democracia se faz com a participação ativa dos cidadãos, sobretudo nos espaços de diálogo, sendo induvidoso que a internet revela-se hoje como espaço dos mais acessíveis para a manifestação do pensamento”, afirma o PGR.

De acordo com ele, o eventual uso abusivo das redes deve ser corrigido pela retirada de conteúdos, e não pela “supressão desses espaços, alijando as pessoas de seus ambientes virtuais de atuação, no exercício da cidadania”.

Ainda segundo o PGR, é preciso avançar no combate à desinformação, buscando aperfeiçoamento dos instrumentos legais, mas sem atropelos.

 “Esse aperfeiçoamento, contudo, há de se fazer sem atropelos, no ambiente democraticamente legitimado para essas soluções, que é o Parlamento, no momento adequado, em desenvolvimento contínuo de nossas instituições e do nosso processo civilizatório”,

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

22 comentários Ver comentários

  1. A ética entre vagabundos é um defender o outro!!! Esse é modos operando desses marginais da TOGA! Fux mesmo disse que “Mexeu com um mexeu com todos”. Isso mostra que eles não passam de marginais de TOGA. SÓ mete a toga os diferem dos marginais de outras agremiações quadrilheira. Bandidos de toga!!!

  2. Ele recorreu ao Mesmo Cabaré que faz as arbitrariedades. Aí não dá em nada! Já que o STF foi transformado num cabaré do Lula e sua quadrilha!!! Recorre ao SENADO PGR!!!

    1. Vixi, é por pessoas como vc que estamos chegando no ponto que estamos. Vc é completamente burro ou imensamente mal caráter (talvez ambos). Vá estudar, procure saber o que está acontecendo ao seu redor!

  3. A chamada da matéria deveria ser PGR interfere em ação autoritária do STF que cria resolução para mandar retirar do ar “notícias sobre o candidato Lula ” ou notícias que E L E S APONTAM COMO FAKENEWS

  4. Nas ditaduras, o Tirano investiga, julga, condena e prende. O #BrasilSobCensura tem um tirano, e nome do desgraçado inominável filho de uma quenga é: Alexandre de Moraes. Careca de merda!

    1. Posso saber por que a revista oeste através desta matéria trata as reportagens, discursos, notícias e qualquer outro formas de falas que estão sendo censuradas , de ” fakenews ” ? Segundo Iara Lemos “Resolução deu poder de polícia à Corte, além de permitir a si própria retirar fake news sem a necessidade de outros ofícios”. A jovem pan , Bolsonaro e mais de 40 apoiadores entre perfis pessoais e canais no YouTube que foram inclusive desmonetizados NÃO PUBLICAM FAKENEWS, se publicam Iara lemos , me aponte uma notícia fakenews a respeito do Lula dentre as quais foram censuradas ?

  5. Excelente iniciativa. É tarde demais, mas ainda assim é melhor que o silencio sepulcral que se observa no Congresso, na imprensa, em outras instâncias do Poder Judiciário, e em boa parte da saciedade. Infelizmente o STF deverá se comportar como sempre. Não vai ligar para o PGR e continuar desrespeitando a democracia.

  6. E o exército brasileiro continua vestindo pink e deixando o povo á mercê dessas hordes de pessoas sem nenhum tipo de caráter….e exército esse pagos com dinheiro dos contribuintes que ralam e para sustenta.los.

  7. Perguntamos aos candidatos ao governo de São Paulo como acabar com a Cracolândia, reduto de viciados no centro da capital paulista. Veja o que eles responderam:

    *Fernando Haddad (PT):* Essa população de viciados não pode ficar na rua, vamos alugar apartamentos para eles morarem no centro de São Paulo e lhes dar algum dinheiro para comprarem comida.

    *Tarcísio de Freitas (Republicanos):* É necessario promover o acolhimento para reinserção social, com desintoxicação, capacitação, geração de trabalho e renda. Melhorar as condições das comunidades terapêuticas, com proximidade à natureza. Criar “portas de saída” como programas de inserção de pessoas em situação de rua, ex-dependentes e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho formal, principalmente em empresas parceiras e em obras contratadas e/ou concedidas pelo Estado.

    https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/cracolandia-o-que-dizem-os-programas-dos-candidatos-ao-governo-de-sp/

  8. é a mesma coisa que voce vai viajar e deixa seu buteco prum cachaceiro tomar conta. Ou com um cigarro na beiçola e pede pro filho não fumar… o judiciário brazileiro é um circo, a serviço do satanáz

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.