O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), disse nesta segunda-feira, 17, que seu partido está preparando uma representação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), coordenador da campanha digital do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo Nogueira, o presidente do Progressistas, deputado federal Cláudio Cajado, irá protocolar a representação ainda nesta segunda-feira. Nogueira acusa Janones de agir com “irresponsabilidade” e “inconsequência”.
“A defesa da democracia é uma pauta desta eleição”, disse o ministro, no domingo 16. “Passa pelo combate às fake news e pela autonomia do Legislativo. O Progressistas entrará amanhã no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Janones e seus atos antidemocráticos.”
Campanha de fake news
Reportagem publicada na Edição 134 da Revista Oeste mostra que a campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores mandou o republicanismo às favas. Para derrubar Bolsonaro e reconduzir Lula ao Palácio do Planalto, os petistas renunciaram à apresentação de propostas e optaram por disseminar fake news sobre o chefe do Executivo. A indústria de mentiras envolve intelectuais, artistas, jornalistas e políticos.
O líder dessa engrenagem é Janones. Ele conquistou relevância nacional em abril deste ano, quando, durante entrevista à GloboNews, disse que Emmanuel Macron era o presidente da Argentina. Macron, na verdade, é o presidente da França. E quem governa os hermanos é Alberto Fernández.
A porteira da desinformação abriu-se em 5 de setembro, quando o deputado defendeu o uso de fake news contra o chefe do Executivo. “Atenção, urgente: partido de Bolsonaro estaria por trás do pedido de suspensão da lei que aprovamos no Congresso, garantindo o piso salarial da enfermagem”, escreveu Janones, no Twitter. “Se for confirmado, é grave. Muito grave.” Em seguida, ele próprio assumiu a falsidade da acusação e explicou que tinha o objetivo de manchar a imagem do presidente da República. “Printem isso e viralizem pelo WhatsApp”, afirmou. “Vou fazer live, também. Façam chegar a todo o Brasil. Olho por olho, dente por dente.”
De lá para cá, Janones acusou o atual presidente de agredir mulheres, de ser adepto do canibalismo, de praticar zoofilia e de participar da maçonaria. Nenhuma dessas alegações corresponde à realidade.
O assinante pode ler uma reportagem completa sobre as fake news da campanha eleitoral petista ao clicar neste link.
ESSE JANONES PASSA ATESTADO DE INCOMPETENCIA E SECTARISMO AO STF/TSE
O quê se esperar de um TODES como JAnones?
Esse janone já passou dos limites a muito tem, na época do início do auxílio emergencial ele já colocava um monte de fake. Ficou pior ainda quando um irresponsável ex presidiário da corda a ele.
Isso só demostra o quanto o luladrao e sem caráter. O mesmo luladrao só apoia ele quem já e sujo.
Os bons estão ao lado do Bolsonaro
Hoje ele está usurpando suas funções para denegrir os adversários de um ex-presidiário, amanhã ficará a vontade para acabar com a reputação de qualquer deputado que o desagradar.
Por que ele iria parar depois das eleições se pode fazer o que quiser sem nenhuma punição ?
Hora de caçar as bruxas
Que essa desgraça em forma humana morra logo e nos livre de sua presença nefasta.
Mácron, que o deputado disse ser presidente da Argentina esteve na inauguração da PONTE que Lula disse ter inaugurado na divisa entre os Estados de Minas e Mato Grosso ? Detalhe : Entre Minas e Mato Grosso fica o Estado de Goiás.
E o TSE/stf não dá um pio sequer!
Toda ação tem uma reação..
Cadê o TSE na sua cruzada contra as fake news???????????
Ahh.. ela é SELETIVA e PARCIAL. Tinha me esquecido desse detalhe. Ela só vale para um dos candidatos.
Esse verme merece apanhar de um gato morto, até o bicho miar!
Demorou né…