O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), venceu a eleição com 1.113.229 votos, enquanto Carlos Manato (PL) teve 952.060. No primeiro turno, Casagrande conseguiu 949.625 votos (47,16% do total), enquanto Manato teve 775.406 votos (38,51% do total). Casagrande aglutinou na mesma coligação forças rivais no plano nacional, como PT, PDT, MDB e Cidadania. Também fazem parte PP, Pros, PSB, Podemos, PC do B, PV e PSDB.
“Esperamos chegar com um bom resultado ao final do dia para continuarmos fazendo boas coisas para este Estado e para unir o Espírito Santo”, disse Casagrande, antes da votação. “Está tudo entregue nas mãos de Deus e nas mãos dos capixabas. Fizemos um governo realizador, apresentamos propostas para avançarmos ainda mais. Fizemos uma campanha pra cima, bem feita, propositiva.”
Formado em engenharia florestal e Direito, Renato Casagrande é natural de Castelo (ES). Casagrande já foi deputado estadual, vice-governador, deputado federal e senador. Iniciou a vida pública filiando-se ao PCdoB, mais tarde foi para o PMDB e, em seguida, para o PSB. Ele já ocupou o cargo de secretário de Estado de Agricultura, secretário municipal de Meio Ambiente da Serra e secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Castelo, sua cidade natal.
Leia também: “Aversão a eleições”, artigo de Theodore Dalrymple publicado na Edição 134 da Revista Oeste