Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até agosto, Luiz Edson Fachin se manifestou sobre a transparência das eleições brasileiras na segunda-feira 18, defendendo o modelo antigo de urnas eletrônicas. As declarações aconteceram durante evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná.
Em palestra no evento chamado de “Campanha de combate à desinformação”, Fachin evitou citar nominalmente Jair Bolsonaro (PL), mas rebateu contestações feitas pelo presidente em evento com embaixadores estrangeiros na segunda-feira 18. No encontro, o chefe do Executivo colocou em dúvida a segurança de urnas eletrônicas e do processo de apuração, citando investigações sobre episódios ocorridos durante o pleito de 2018.
Nesta terça-feira, o TSE publicou em sua página oficial uma nota com o título “Em evento, Fachin rebate afirmações falsas contra o sistema eletrônico de voto”. O texto concentra algumas das declarações do presidente da Corte no evento no Paraná.
“Em meio a um debate desvirtuado e a um clima comunicativo adoecido, recusemos a cólera. Vamos promover diálogos racionais e ponderados, e propiciar que todos os candidatos possam apresentar as suas ideias”, afirmou Fachin, no evento.
Em outras declarações, não reproduzidas pela nota do TSE, Fachin elevou o tom a respeito do encontro do presidente com embaixadores estrangeiros e da pressão do governo federal para que a Corte acate sugestões dos Forças Armadas para o pleito deste ano.
“Ainda mais grave é o envolvimento da política internacional e também das Forças Armadas, cujo papel constitucional a ninguém cabe negar como instituições nacionais, regulares e permanentes do Estado e não de governo. É hora de dizer basta”, rebateu.
Fachin e o ataque hacker às urnas
Especificamente sobre um suposto ataque hacker cometido contra as urnas na eleição de 2018, em episódio levado aos embaixadores estrangeiros por Bolsonaro, a nota do TSE classifica a versão como “mentira”. Segundo a Corte, o ataque, que ainda é investigado, não representou nenhum risco à integridade do pleito daquele ano.
“Até porque o código-fonte dos programas utilizados naquela e em todas as eleições passa por sucessivas verificações e testes”, afirmou Fachin, sobre as urnas.
Luiz Edson Fachin vai responder pela presidência do TSE até 16 de agosto, quando Alexandre de Moraes assume o comando. Antes disso, no entanto, o ministro ainda deve conduzir a relação com as Forças Armadas.
Fachin convocou uma reunião para o dia 1º de agosto com todas as entidades fiscalizadoras que vão acompanhar o sistema eleitoral, incluindo as Forças Armadas. O encontro vai servir para que os técnicos do TSE apresentem orientações sobre “as etapas, métodos, locais e formas de fiscalização”. A reunião será presencial no próprio tribunal.
O rabula do mst se manifesta. Nunca passou de um rabula, assim disse o Dirceu. Ficou dol lado do mst pata se tornar supremo sem nunca ter sido. A pior mentira é aquela que dizemos a nós próprios, ou seja ….
Quer mostrar transparência? permita que o exército faça as mudanças necessárias!
Esse canalha livrou o Lula pra fraudar as eleições. Tá na cara!
Ainda é muito cedo para responder esses questionamentos. A campanha nem ainda começou, portanto volte para o seu pombal e vá arrulhar por lá: currupt…currupt…currupt…
Carmen Miranda ficou chateada.
O perfeito idiota!
O artigo 142 está chegando – não se preocupem.
Há um processo claro de fraudes nas eleições
Até quando teremos que aturar esse garoto de propaganda da dilma e dos terroristas do mast?
É só ignorar esse idiota! Ele vai se cansar e voltar pro esgoto dele.
Esse é o FachinORA. Um canalha mentiroso. É o cara que através da maior chicana jurídica da história, tirou da cadeia o maior bandido que o Brasil já teve,
Apoiador declarado da Cadáver Insepulto eadvogado do MST.
A PARTIR DO MOMENTO EM QUE ESSA FIGURA DE BIGODE DE VASSOURA NÃO ACEITOU O CONVITE QUE LHE FOI FEITO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DEVERIA TER TIDO A HOMBRIDADE DE SE MANTER CALADO! MUITO CÔMODO FALAR À DISTÂNCIA OU ACASO ACHOU QUE O ELEITOR É ALGUM IDIOTA? ALIÁS, É DE NOTAR QUE NENHUM DOS COMPONENTES DESSA CORTE, QUANDO NOMINALMENTE CONVIDADOS, ATENDEU AOS CONVITES QUE LHE FIZERAM SENADORES LEGITIMAMENTE ELEITOS PELO POVO, MAS NÃO DEIXARAM
DE COMPARECER A EVENTOS NO EXTERIOR, PAGOS COM O DINHEIRO DO CIDADÃO CONTRIBUINTES!
Desse Fachin só se pode esperar o pior. O Cara é Comunista assumido; cabo eleitoral da Dilma; fez reunião com os Embaixadores para intimá-los a reconhecer imediatamente o resultado das eleições, quando for disponibilizado na ‘fumacinha” do TSE (igual escolha de Papa no Vaticano); descondenou o maior ladrão da história desse País, passando por cima da decisão em três instâncias, proferida por Juízes (não por advogados de ORCRIM, como se vê no STF e seu puxadinho, o TSE) e está ostensivamente em campanha pelo PT, junto com seu comparsa, o Xandão. Sonho em vê-lo na cadeia e destituído de seus cargo indigno!! É um Traidor da Pátria a serviço das Trevas do Foro de São Paulo, usando de retórica e verborragia para iludir o povo mais humilde desse País.
FACCHIN, SUA CREDIBILIDADE, É PROXIMA DE ZERO
É isso aí, Fachin! Diga basta! Depois bata o pezinho e saia cantando:
“O meu ganzá faz chica chica boom chic”…
Trata-se de desonestidade intelectual, pois tolos os ministros não são, usam da expertise para tentarem engar o povo, a esquerda está ao lado deles porque para eles vale tudo.
Velho abjeto indecente, o Presidente Bolsonaro e as Forças Armadas já estão preparando um contragolpe que dará um basta no golpe preparado por STF e TSE e seus ministros vagabundos, corruptos e mentirosos.
Esse ministro bigodinho de vassoura, advogado do MST tá se achando demais. Basta mesmo.
Está na hora é de cortar as asas desses sujeitos
O que nos aflige é não ter para quem apelar. Agora mesmo já decidiram e classificaram uma verdade (ligação do LULA COM O PCC-MORTE DE CELSO DANIEL-CONTADOR DO LULA) com fake news. Proibindo brasileiros de dizer a verdade e blindando um partido (PT) e seu candidato.
Só nos resta confiar em vocês da Imprensa livre, para divulgarem e debaterem tamanho absurdo moral e jurídico.
SUPREMO GOLPISTAS!
TSE e STF são golpistas …