Servidores da Justiça Eleitoral pedem reforço de segurança a Moraes

Preocupação é com eventuais reações extremadas de eleitores durante os dias de votação nas eleições ao redor do país
-Publicidade-
Representantes dos servidores se reuniram com Moraes para tratar da segurança nas eleições
Representantes dos servidores se reuniram com Moraes para tratar da segurança nas eleições | Foto Fenajufe

Servidores da Justiça Eleitoral solicitaram reforço de segurança para os trabalhos nos dias de votação em uma reunião com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última quarta-feira 21.

O pedido ao presidente do TSE incluiu a implementação de um esquema específico para quem vai atuar em zonas eleitorais, onde vão estar a maioria dos 22 mil funcionários da Justiça Eleitoral.

A zona eleitoral é a região gerenciada por um cartório eleitoral que centraliza e coordena os eleitores domiciliados no local. Ali, os funcionários são responsáveis pelo atendimento a eleitores e candidatos, além da preparação das urnas.

-Publicidade-

As zonas eleitorais diferem das seções eleitorais, que são os locais onde os eleitores efetivamente registram seus votos.

Moraes recebeu na quarta-feira representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) e prometeu iniciativas para reforçar a segurança em áreas de trabalho dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), órgãos estaduais subordinados ao TSE.

A principal preocupação é que as zonas eleitorais tenham que lidar com reações extremadas de eleitores eventualmente insatisfeitos com o processo eleitoral. Fernanda Lauria, coordenadora de comunicação da Fenajufe, esteve na reunião com Moraes e afirmou que o sentimento de medo entre servidores cresceu em razão das críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral, insuflando seus apoiadores.

“O sentimento foi muito positivo depois da reunião. O ministro Alexandre de Moraes nos passou que já tinha essa preocupação e havia tratado desse tema com as forças de segurança. No dia anterior, ele se reuniu com chefes da Polícia Civil de todo o país e tratou do plano de segurança para as zonas eleitorais. O único problema é que os servidores não estavam sabendo disso”, comentou a representante da Fenajufe.

“Existe muito medo entre os servidores da Justiça Eleitoral. Existem funcionários que não estavam querendo trabalhar com identificação. O ministro Alexandre de Moraes disse que vai pedir aos TREs para divulgar os planos de segurança aos funcionários para acalmar quem vai trabalhar”, acrescentou Lauria.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

18 comentários Ver comentários

  1. ISSO É PURO ESPETÁCULO PARA A MÍDIA. ELES SABEM QUE NÃO EXISTE SEGURANÇA PERFEITA E QUE, SE O AUTOR ESTIVER DISPOSTO A TROCAR A VIDA PELA VIDA DAQUELE A QUEM ELE QUER MATAR, NÃO HÁ SISTEMA DE SEGURANÇA NO MUNDO QUE IMPEÇA ISSO. QUEM DIZ ISSO É O SISTEMA DE SEGURANÇA DO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS. PORTANTO, REFORÇAR SEGURANÇA DO ALEXANDRE DE MORAES SÓ FUNCIONA CONTRA O CIDADÃO DE BEM.

  2. Mas não proibiram o porte de armas por medo das eleições? Então pra que reforçar a segurança? Dá uma pilha de livros pra eles ao invés de armas, segundo a esquerda resolve. Hipócritas.

    1. Tem um outro bem conhecido: “Quem come muito caga muito e quem come pouco caga pouco”, ou seja, o cabeça de ovo e seus asseclas estão cagando muito ultimamente, mas é na cabeça do povo brasileiro!

  3. Estão com medo do que? O sujeito já tem um batalhão de capangas da PF a escoltá-lo para todos os lados, então qual é o temor? Não dá para entender isso daí.

  4. Se eu vir algo q favoreça o candidato LADRAO do consorcio PT/PIÇOL/PCC/STF/TSE tenham certeza q armo barraco e enfio a porrada em servidor corruPTo….gostaria muito de faze-lo diretamente com o homossexual Alexandre Imoraes, mas a bicha é super protegida

  5. vocês tem medo de que?
    Já viram alguma briga ou confusão das homenagens ao nosso Presidente BOLSONARO?
    Se voces fossem veriam que só tem famílias e gente do bem

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.