TSE pode proibir Bolsonaro de participar de eventos como o de Barretos

Partido de Ciro Gomes entrou com ação na Corte argumentando que presidente fez 'showmício'
-Publicidade-
O presidente Jair Bolsonaro, durante a  65ª Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos (SP) - 26/08/2022 | Foto: Joel Silva/Estadão Conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro, durante a 65ª Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos (SP) - 26/08/2022 | Foto: Joel Silva/Estadão Conteúdo

O PDT acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste sábado, 27, em virtude da presença do presidente Jair Bolsonaro em um evento em Barretos (SP). No local, o chefe do Executivo participou da 65ª Festa do Peão de Boiadeiro. À Corte, a sigla argumentou que Bolsonaro fez um “showmício”.

“Como se vê, é perceptível que houve desvirtuamento da participação do senhor Jair Messias Bolsonaro, que transformou o evento em um comício eleitoral estruturado nos moldes de ato assemelhado a showmício, notadamente porque houve utilização de animador com a finalidade de animar o público e promover sua candidatura”, sustentou a legenda, no processo.

Além de proibir que o presidente participe de eventos semelhantes, o PDT pede que Bolsonaro seja multado e que o YouTube tire do ar três vídeos que mostram a participação do chefe do Executivo na festa em Barretos.

-Publicidade-

“Propomos que Bolsonaro se abstenha de participar de eventos deste porte e natureza, especificamente para que não desvirtue sua participação para transformar atos festivos em comício eleitoral em tons de showmício ou eventos assemelhados, sob pena de imputação em crime de desobediência e multa a ser arbitrada por Vossa Excelência, dobrando-se
a cada reincidência”, argumentou o PDT.

Leia também: “Não existe Estado de Direito no Brasil”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 127 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

62 comentários Ver comentários

  1. Tudo isso é resultado desse ativismo judicial político e ideológico-partidário. Resultado de uma corte formada por pessoas envolvidas com pliticos e partidos, sem terem o conhecimento e experiência técnica e juridia necessárias. Deveriam ser designados pessoas do poder judiciário, do MP e DP e não pessoas q sequer tenham conseguido passar em concursos para a magistratura e outras áreas afins. Como estas pessoas são consideradas de notavel saber jurídico? Grande falha “intencional” no nosso sistema e legislação.

  2. Os partidos sem candidatos, sem votos se defrontam com problemas existenciais. No passado, Ciro Gomes participou de eleições presidenciais sem conseguir sensibilizar o povo brasileiro. Tornou-se no tempo um políptico cada vez mais mal educado e um bravateiro inconsequente . Como não tem plateia, advoga a troca do Congresso para que leis sejam aprovadas por plebiscito. Esse o seu programa, programa sem proposta sendo sua única proposta criticar o Presidente que tem lutado contra todos e se saído muitíssimo bem. Querer limitar as aparições do Presidente e o seu estilo, para que a sua identificação com o povo não prossiga crescendo é mais um erro político que se concentra no adversário ao invés de ele tratar de se promover mediante propostas sensatas de governança.

  3. É UMA ESTRELA. Ora, ora, senhores. Nunca o TSE viveu tanto protagonismo; transformou-se no braço armado do STF. E o mais interessante nisso tudo é que o BRASIL pode viver sem o TSE.

  4. Em 2018 prometeu deixar o país, caso Boldonaro fosse eleito, não cumpriu, agora diz que se não for eleito irá desistir da política, duvido, é um tranqueira sem palavra, o eterno candidato perdedor, nao vive sem a manata do fundo eleitoral.

  5. Tentam cercar o homem de todo lado, mas não tem como, tá sempre arrastando multidões e a concorrência chorando, porque não consegue 1/10 do público dele.

  6. Cangaciro, faça o mesmo que o Bonoro, vá também a Barretos ou em alguma outra festa popular. Fique à vontade, apenas basta tê-la, mas você está ciente que não pode fazer isso, não é, Cangaciro? E aquela feira de equipamentos agrícolas, de onde você teve que sair de lá insultando e querendo agredir quem estava por lá? Sabe o que isso significa, Cangaciro? Inveja!

  7. Eita, inveja!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bonoro transforma uma simples entrevista em podcast num show. Quem tem carisma tem, quem não tem morde o cotovelo.

  8. Tudo deve ser apurado pelo Tribunal. Se é vedado com previsão em lei que o Presidente seja sim multado e seja proibido de participar de tais eventos. O que não pode é o partido fazer denúncia e estipular valor de multa. Aliás tem muita gente de plantão contra Bolsonaro, que a equipe fique atenta e não vacile

    1. Precisamos com urgência mudar a cara do senado. Salvo engano 27 cagas estão em jogo. Que pensemos nisso na hora de digitar os números na nossa sacrossanta urna. Precisamos usar remédios legais contra arbitrariedades da suprema corte. Um senado isento ajuda demais nisso.

  9. Pra senado temos que concentrar os votos em Marcos Pontes (222) o astronauta. Do contrário como só tem uma vaga é arriscado a esquerda colocar seu representante.

    1. Não apenas nele Alessandro. São 27 vagas em jogo e precisamos de uma mudança radical no senado. Precisamos de pessoas isentas, como remédio legal contra a suprema corte, e tornar o país governável pelo Executivo que é o poder que deve de fato governar o Brasil ! Abç

  10. O ato em si, no rodeio, tem o seu alcance tanto no dia do evento qto a reverberação no youtube, porém, Bolsonaro e sua equipe contam exatamente com isso, ou seja, um ato deste do pdt de claro desespero é q acaba por difundir e espalhar multiplicando por muito o alcance dos vídeos, o q em época eleitoral é sensacional. Eu não vou contar nada para estes idiotas, e vcs? hahahahahaaaa

  11. Esse tal de Ciro não foi o cara que ameaçou que se o Bolsonaro fosse eleito na última eleição ele (Ciro) iria embora do Brasil? E agora ele vai ameaçar o que, que se o Bolsonaro for reeleito ele (Ciro) vai voltar?

  12. 1) O evento foi promovido pelo Exmo Senhor Jair Messias Bolsonaro?
    Não? Então não é showmício.
    2) Porque o Sr. Ciro Gomes, bem como o Sr. tudo como primeiro colocado nas pesquisas não fazem o mesmo que fez o Exmo Senhor Jair Messias Bolsonaro?

    1. Showmicio? Kkkkk ! Porque o Ciro não vai a Barretos? Kkkkkkk
      O negócio é proibir o Bolsonaro de andar pelo Brasil, de falar com as pessoas!!

  13. Não sou corintiano mas lembro de uma época em que quanto mais o Corinthians apanhava mais corintianos nasciam.
    Com o Bolsonaro tenho a mesma sensação!
    Batam à vontade!!
    Francisco Bicudo

  14. Está muito fácil escolher nossos candidatos em 2022:

    Rosangela Moro (4400)
    Candidata a Deputafo Federal por SP

    Deltan Dallagnol (1919)
    Candidato a Deputafo Federal pelo Paraná.

    Sérgio Moro (444)
    Candidato a Senador pelo Paraná

    Janaína Paschoal (287)
    Candidata a Senadora por São Paulo

    Tarcísio Freitas (10)
    Candidato a Governador de SP

    Ratinho Junior (55)
    Candidato a Governador do Paraná

    Jair Bolsonaro (22)
    Candidato à Presidência da República

    1. Uma pena que as pessoas pensem com a emoção e não com a razão. Álvaro Dias está à décadas e nestes últimos anos não defendeu as pautas importantes ao país. Ficou calado na CPI do “circo”. Poderiam dar uma chance para Sérgio Moro, que enfrentou o crime organizado há anos e não apenas o PT. Uma pena.

  15. Vão terminar pedindo para o Bolsonaro parar de existir. Mas nada que eles façam vai adiantar. A velharia ainda não entendeu que o tempo da velhacaria acabou.

  16. O que caracteriza os showmícios, proibidos, é a contratação artistas para seus comícios para levar público, pois no entender do TSE criava desigualdades para com os partidos que não podiam pagar grandes cachês. Então, não foi showmício porque: a) não foi um comício organizado pelo partido/candidato mas um evento já tradicional, de uma entidade promotora, e com exibições de montaria; b) o que seria o “artista” para levar público foi o próprio presidente, e c) não houve nenhum pagamento a ele.
    A equipe de Ciro, na verdade, está fazendo o trabalho para o PT, criando uma janela para mais uma arbitrariedade judicial contra o presidente.

  17. Melhor ele não ir mesmo para não dar margem ao que o TSE mais deseja, que é a impugnação da candidatura, pois é a única saída para tentarem virar o jogo, já que o Adélio continua preso e parece que a fraude na apuração na companhia das FFAAs babou .

  18. Sugiro ao Sr. Ciro que utilize a passagem comprada em 2018 pra se mudar do país, porque o PR será reeleito de primeira. Espero, que desta feita, ele cumpra a palavra dada naquela ocasião.

  19. Ué!! Ciro não foi convidado a participar? E o Bolsonaro é que é culpado? O povo está pelo pescoço com estes políticos que nada acrescentam e que só mostram seu atraso político.. Quanto mais batem no presidente mais ele cresce, porque ele é autêntico, verdadeiro e honesto, trabalha pelo povo ao contrário de muitos que só se interessam pelo poder e seus benefícios.

  20. Oh luta! Ciro, você é outro que não está nem aí para o Brasil, pensa em si mesmo somente. E não voto em você não. Já se percebe seus interesses. O Ceará é o Estado melhor do Brasil em coisas que você fez ? Mostre. Eu amo o Ceará e quero você fora da política seu oportunista.

  21. Como as coisas são distorcidas. Os showmícios foram proibidos em função do elevado gasto. O Bolsonaro foi a um evento que iria ocorrer ele indo ou não.

  22. Esses filhos de mães Joana são cagões
    Quem proibiu esses filhos de putas de igualmente, irem lá e darem seus recados?..
    As putas que as pariu tanta covardia, quanta balbúrdia querem?
    É brincadeira!!!
    Não entenderan até agora, que os estúpidos como vocês não terão vez,..90% dos senadores, destaque se Alcolumbre, Aziz, que pretendem a reeleição, gente do psd como Alexandre Silveira, Otto Alencar, etc, essa gente está sendo banida da política.
    Nem estatal prá continuarem roubando e destruindo suas administrações.
    E isto gente infiltrada em instituições como o STF não podem interferir
    ACABOU…

  23. Se tirar do ar, tudo está salvo. É ridículo, o próprio Ciro participou de um show recentemente, em que dançou igual a um tamanduá em cólicas. Inveja é uma M.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.