Ex-embaixatriz da Ucrânia rebate Arthur do Val: ‘Cretino’

Fabiana Tronenko pediu que o deputado respeitasse o sofrimento das mulheres ucranianas, porque são honradas
-Publicidade-
Fabiana Tronenko rebateu as declarações de Arthur do Val
Fabiana Tronenko rebateu as declarações de Arthur do Val | Foto: Reprodução/Twitter

A ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, divulgou um vídeo na sexta-feira 4 para rebater as declarações sexistas do deputado estadual Arthur do Val (Podemos). “Ele é um ridículo, um cretino”, afirmou. “Peço que você tenha mais respeito com as mulheres ucranianas, porque elas não são fáceis. São mulheres decentes, pessoas honradas. Tenha respeito, vagabundo!”

Tronenko ainda criticou a pré-candidatura de Arthur do Val ao Palácio dos Bandeirantes. “Deus me livre ter um governador como você, porque você é uma vergonha”, ressaltou. Nas redes sociais, a ex-embaixatriz publicou uma mensagem em que pede a cassação do mandato do parlamentar.

Ontem, a Representação Central Ucraniana-Brasileira já havia pedido ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado Carlão Pignatari (PSDB), a cassação do mandato de Arthur do Val. A instituição reúne organizações civis e religiosas que representam cerca de 600 mil brasileiros descendentes de ucranianos.

O deputado Arthur do Val revelou-se uma pessoa de índole perigosa para o exercício de funções públicas, em que sempre há que se tratar com mulheres em situação de vulnerabilidade”, justificou a entidade. Os representantes da comunidade ucraniana pedem ainda que Pignatari solicite às autoridades policiais internacionais uma investigação sobre eventual abuso sexual de mulheres vulneráveis atingidas pela guerra.

O deputado foi à Ucrânia nos últimos dias para acompanhar de perto o conflito no Leste Europeu. Mas mudou o foco da viagem, segundo áudios vazados nas redes sociais. Em meio à tentativa russa de controlar Kiev, o pré-candidato ao governo paulista encontrou tempo para descrever suas impressões sobre as mulheres ucranianas. “Detalhe, hein, mano: elas olham”, afirmou o parlamentar, em mensagem enviada para um grupo de amigos no WhatsApp. “E vou te dizer: são fáceis, porque são pobres.”

Leia na íntegra as declarações de Arthur do Val

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

8 comentários Ver comentários

  1. Dizem que ele arrecadou 175 mil reais para usar com os refugiados. Se for verdade, quem fez a doação, deve cobrar como foi gasto o dinheiro. Quanto à cassação, tenho certeza que acontecerá. MBL que fala tanto em “passarem pano” para Bolsonaro, agora estão fazendo o mesmo com o Arthur… Penso na família a vergonha que devem estar passando.

  2. Desejo que o Brasil nunca seja invadido por uma nação mais poderosa militarmente e este desconhecido político não tenha a mãe, esposa, filhas, irmãs e sobrinhas na fila dos refugiados. Devemos respeitar as mulheres da família dele, apesar da atitude inominável.

  3. Pago com dinheiro dos nossos impostos, para envergonhar o País no exterior.
    Pago com dinheiro dos nossos impostos!!! Lembrem-se.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.