O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, disse que acatar o resultado das eleições “é expressão inegociável da democracia”. O ministro esteve no Recife, onde palestrou no 1º Encontro do Ciclo de Estudos Mulheres e Política, evento promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.
“O Brasil tem eleições limpas, seguras e auditáveis. O acatamento do resultado do exercício da soberania popular é expressão inegociável da democracia pelo respeito ao sufrágio universal e ao voto secreto”, afirmou.
O ministro também comentou sobre a importância de combater a desinformação.
“A defesa da democracia propõe serenidade, segurança e ordem para desarmar os espíritos. Prega o diálogo, a tolerância e a obediência à legalidade constitucional. E, por isso, enfrenta a desinformação com dados e com informação correta. A Justiça Eleitoral conclama para a paz”, declarou.
Teste de integridade
À tarde, o ministro participou de uma reunião com o presidente do TRE em Pernambuco, André Guimarães, e com o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Moacyr Araújo.
O encontro debateu a implementação de uma iniciativa de automação no processo de testes de integridade das urnas, feita em parceria com o Centro de Informática da UFPE.
O projeto propõe utilizar um braço robótico e inteligência artificial para simular a votação que ocorre durante o teste de integridade na urna eletrônica. O mecanismo tem como objetivo automatizar o processo de auditoria das urnas.
Participação feminina na política
No evento, Fachin também disse que as mulheres continuam sub-representadas no Legislativo. De acordo com dados do TSE, em 2020 elas somaram cerca de 16% das eleitas no país, embora representem a maioria do eleitorado brasileiro.
“Não demanda cálculos acurados ou complexos a percepção sobre quão discrepante é a relação entre a população feminina e a representatividade”, afirmou Fachin. “Também não demanda maiores digressões a identificação de sedimentada realidade de desigualdade entre gêneros que nos impõe repisados e verticalizados estudos e debates.”
Crápula cretino!
Inegociável meu caro esquerdista ministro Edson Fachin ,é a liberdade de opinião , como ministro do STF deveria Vossa Senhoria ser o guardião e defensor das garantias constitucionais com as liberdades de expressão, escolhas, falas , ações, garantidas por leis , portanto esta reservado a qualquer um brasileiro o direito de não reconhecer ou acatar o resultado . O que nunca deve ser posto em pratica , qualquer ação em conflito com a constituição e sim buscar os caminhos constitucionais para dirimir o não acatamento do resultado, mesmo sabendo que a corte máxima da nossa justiça atualmente , faz politica, invade sistematicamente competência dos outros poderes , ocupa o papel do congresso, papel do executivo, além fazer por si só inquéritos como o do fim do mundo, onde exerce todos os papeis, isto é incrível, vocês conseguiram colocar a turma da idade media no chinelo. Volte para o banco da escola Edson para poder merecer a função de Ministro do Supremo, o STF não esta representado como ministro com você.
Essa bicharada é sem noção
O presidente afirmou que Lula foi colocado em liberdade “no meu modesto entendimento, para ser presidente da República”. O presidente citou ainda que conhece o passado de Fachin. “Foi militante de esquerda e advogado do MST”, afirmou, em referência ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Esse senhor esquerdista, não cansa de dizer que seremos obrigados a engolir o Golpe
preparado por ele mais os 2 militantes esquerdista, barroso e Xandão, achando que o
povo é submisso, e vai aceitar calado um resultado que não seja a vitória de Bolsonaro.
Cínico.
Eles pensam que nasceram em Krypton.
Como bem afirma o Fiuza, esses senhores se tornaram “palestrantes”.
Ministros do STF, deveria estar era julgando as centenas ou milhares de processos parados nesta corte. E não dando palestras para dizerem o que não fazem em respeito a constituiçao, ou sera para justificar o acúmulo de riqueza da ladroagem, como faz o nove dedos. Temos de mudar este senado pelo voto qualificativo e moral, para que em 2023 botar estes safados para bem longe do supremo. E ocupar o lugar dos bandidos que estão colocando nas ruas.
Uma fala dessa vinda de um juiz imparcial, temos que concordar prontamente, é óbvio; mas vinda de um militante esquerdista e que fez uma manobra política para liberar um vagabundo ladrão concorrer às eleições, é claro que não dá para confiar. Isso só aumenta ainda mais as desconfianças na lisura dessas “eleições”. Mas enfim, se o golpe deles tiver sucesso, que dêem o destino adequado ao perdedor.
Se o TSE e seus ministros acatarem o resultado da vontade do povo, isto é das eleições, o povo certamente acatará.
Vergonha é dizer que as Urnas são seguras, e elogiar paises que fazem ELEIÇÕES EM CÉDULAS DE PAPEL COMO A FRANÇA. #VERGONHA #LULANACADEIA #STFDAVERGONHA #FECHADOCOMBOLSONARO #EUQUEROVOTOIMPRESSO
Será que pode auditar as urnas???? Em 2014 Aécio não conseguiu….
Como essa gente palestra…. Será o motivo de terem “assistentes” como Rosa Weber teve à época do mensalão, segundo a revista “Veja”, o juíz Sérgio Moro? Única explicação. A verba anual do STF é milionária, faz inveja a qualquer grande empresa que produz de fato…..
Como assim, a democracia desse ministro, se podemos chamar assim, ou melhor militante de esquerda, mas vamos lá: soltou o maior bandido do Brasil numa canetada, lulla, isso é democracia?expulsa os militares do processo e ataca, isso é democracia? E agora vem com essa cara deslavada, esse stf é a maior vergonha dos últimos tempos, ainda vamos conviver com esses insanos por muito tempo, infelizmente.
Concordo com o Ministro. Entretanto, parece que o mesmo não percebeu que até hoje a vitória de Bolsonaro nas urnas, não foi respeitada, inclusive claramente por setores do judiciário. Esse não reconhecimento está claramente caracterizado nas centenas de ações, aceitas por proposição de partidos políticos.Coisinhas medíocres, para perturbar diariamente o governo. E diversos pronunciamentos. Por outro lado, as iniciativas do governo contaram sempre com as negativas e má vontade da corte. Esses ministros sofrem de falta de compostura. O que vale para um, não valem para outro. O que mais queremos são eleicoes honestas, Sr. Ministro. É bom mínimo que se espera do TSE e dos senhores. É por isso que estamos atentos a cada ação, a cada palavra dos senhores.
Não concordo, minha resposta esta acima, comentário 18.
Esse cara tem um plano já desenhado, soltou o bandido e o tornou elegível. Ele e seus comparsas vão fazer de td pra eleger o bandido pinguço
Esse/a senhore nem sabe o que diz. É óbvio, que qualquer resultado de uma eleição é inegociável, mas, como militante da esquerda, devedor do pt, ex advogado do MST, e outros absurdos recentes, ele coloca-se totalmente impedido de coordenar e até mesmo, fazer parte da coordenação das eleições. Pra quem não tem caráter, roubar votos seria fichinha, e alegraria muito os patrões e lhe renderia um bom agradecimento. Parece absurdo, mas, se não for isso, alguém me diga como é. Raposa cuidando de galinheiro é problema, faz parte do instinto animal se aproveitar da situação e seguir seu instinto.
Eu concordo com o ministro, o resultado é inegociável. E não é isso o que se questiona. Vai ser transparente? Vai refletir a realidade?
Perfeita colocação!!!
Na sua opinião, respeito mas discordo, minha opinião esta acima na opinião 18.
Vou discordar de sua opinião, veja acima minha opinião linha 18.