FHC diz que permitir reeleição no Brasil ‘foi um erro’

Tucano afirmou que cabe um "mea culpa" por ter permitido e aceitado o instituto da reeleição
-Publicidade-
Brasil, São Paulo, SP, 18/04/2018. Retrato do ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso (FHC) durante entrevista no IFHC em São Paulo. - Crédito:GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:216896
Brasil, São Paulo, SP, 18/04/2018. Retrato do ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso (FHC) durante entrevista no IFHC em São Paulo. - Crédito:GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:216896

Tucano afirmou que cabe um “mea culpa” por ter permitido e aceitado o instituto da reeleição

Fernando Henrique Cardoso
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso | Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
-Publicidade-

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que a aprovação da emenda que permitiu a reeleição historicamente “foi um erro”.

Em artigo publicado neste domingo, 6, nos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo ele disse: “imaginar que os presidentes não farão o impossível para ganhar a reeleição é ingenuidade”.

“Devo reconhecer que historicamente foi um erro: se quatro anos são insuficientes e seis parecem ser muito tempo, em vez de pedir que no quarto ano o eleitorado dê um voto de tipo “plebiscitário”, seria preferível termos um mandato de cinco anos e ponto final”, garantiu FHC.

LEIA MAIS: FHC: PSDB namora Bolsonaro, mas deveria ser contra ele

Foi no mandato de Fernando Henrique Cardoso que a possibilidade de reeleição foi aprovada no Congresso Nacional. À época, o ex-presidente foi acusado de se beneficiar de esquema de compra de votos favoráveis à tese.

“De pouco vale desmentir e dizer que a maioria da população e do Congresso era favorável à minha reeleição: temiam a vitória… do Lula”, afirmou o tucano.

Ele disse que cabe um “mea culpa” por ter permitido e aceitado o instituto da reeleição.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

23 comments

      1. Só diz isso porque tem medo de Bolsonaro ser reeleito. Se calou quando tinha esquerdista no poder.

    1. É muito cara de pau deste sujeito. Depois de ter comprado a sua reeleição e ter iniciado um gigantesco círculo de corrupção no país agora vem com esta conversa de vestal. E de quem comprou, comeu e não gostou.

  1. `Primeiro quero dizer,que não concordo com reeleição.
    Enquanto te beneficiava,e ajudava amiguinhos a conseguir o mesmo,beleza.
    Mas a gora que tem uma possibilidade de ajudar a reeleger o Bolsonaro,ai e erro.
    CÍNICO!

  2. Cada dia que o fgagác abre a boca é mais decepção! Sujeito cada vez mais desprezível : “comprou” a reeleição e agora vem com esse papinho de “ter permitido e aceitado” à reeleição. Um verdadeiro enganador de serpentes com o povo brasileiro que acreditou que a sua intelectualidade colocaria o país no rumo de crescimento sustentável. Lamentável!!!

  3. Permitir? Ele vendeu a alma (se é que tinha) para aprovar a PEC da reeleição e agora vem com essa? Porque não disse nada na reeleição do Lula e da Dilma? Esse dito intelectual acha que todos somos idiotas.

  4. A cada dia esse senhor vai revelando quem realmente é. Comprou sua reeleição com dinheiro público, aceitou a reeleição de seus companheiros e, agora, na eminência de um adversário ser reeleito vem com essa conversa. Alguém precisa dizer-lhe que não engana mais ninguém…

    1. Esse sujeito FHC sempre foi isso que demonstra agora com essa atitude. Verdadeiro mau caráter, dissimulado, e politicamente pervertido. Um grande mal ao Brasil, e , infelizmente conta com espaço na mídia e nas colunas dos formadores de opinião. O que me conforma é que a história fará seu julgamento.

  5. Impressionante como FHC esperou 22 anos pra falar o óbvio. Mas….por quê agora? Lula e Dilma se reelegeram e ele nada falou! Estranho FHC. O senhor não engana mais.

  6. Sim, foi um erro. Mas o erro foi seu, muiiiito seu. Você tomou posse no cargo de PR dia primeiro de janeiro e no dia 2 começou a trabalhar para aprovar a PEC da reeleição. Dia três eu já tinha me arrependido de votar em ti. Por favor, deixe de ser cretino.

  7. Não podemos deixar de fazer um comentário sobre essa figura detestável e presunçosa. Professorzinho comunista que DE ACORDO COM A LEI, aposentou-se aos 39 anos de idade, rodeado de alunazinhas gramscistas.
    MINAS GERAIS tem verdadeira aversão a esse comunista travestido de social democrata psdbista. Ñ por ter cooptado Aécio Neves e Anastasia, mas por ter trapaceado o Brasil de Itamar Franco, o verdadeiro criador do real. Itamar que resgatou nossa honra pós assalto desses facínoras, à época comandados por Fernando Collor.
    A história será implacável com seres humanos dessa natureza. Brincam com suas ideologias, usando filhos de Deus como cobaias.
    CALE A SUA BOCA VELHO ESTÚPIDO, pois a nova LAVAJATO será implacável tbm com o PSDB, MDB e DEM, e com todas as ORCRIMS partidárias.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site