A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta sexta-feira, 5, a entrega de mais 3,5 milhões de vacinas da AstraZeneca ao Ministério da Saúde. No Brasil, os imunizantes contra a covid-19 da farmacêutica anglo-sueca são produzidos no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).
Com a entrega de 1,3 milhão de doses confirmada na última quarta-feira, 3, a Fiocruz atingiu a marca de 4,8 milhões de doses encaminhadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Ao todo, a instituição entregou 125,8 milhões de vacinas contra a doença causada pelo novo coronavírus.
Parceria
Conforme noticiou Oeste, Fiocruz e AstraZeneca assinaram um termo de compromisso para a compra de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) suficiente para a produção de 60 milhões de vacinas.
O acordo foi firmado em Cambridge, no Reino Unido, na sede da farmacêutica. Estavam presentes o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; o CEO Global da AstraZeneca, Pascal Soriot; e o presidente da AstraZeneca no Brasil, Carlos Sánchez-Luis.
Com a compra do IFA importado, a Fiocruz entregará cerca de 120 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) ainda no primeiro semestre de 2022. Além disso, mais de 60 milhões de doses serão produzidas com o IFA fabricado no Brasil pela própria instituição.