Força Nacional tem de sair de cidades da Bahia, decide Fachin

Ministro do STF atendeu a um pedido do governador Rui Costa (PT)
-Publicidade-
Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL
Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL | Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL

Ministro do STF atendeu a pedido do governador Rui Costa (PT)

fachin
O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin | Foto: Divulgação/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin atendeu a um pedido do governador da Bahia, Rui Costa (PT), e mandou na quinta-feira 17 que a União retire a Força Nacional de Segurança dos municípios de Mucuri e Prado, no sul do Estado. Em 1° de setembro, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) enviou os agentes para apoiar os trabalhos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O órgão apontou “operações criminosas nos assentamentos” do Movimento dos Trabalhadores sem Terra, que ocupam a região.

-Publicidade-

Leia também: “O direito de ser defendido pela polícia não vigora nas favelas do RJ”

Dessa forma, a Justiça determinou reintegrações de posse, a partir de uma alegação do Incra de que invasores estariam irregularmente na área, impedindo a atividade de servidores. Contudo, o governo petista sustenta que os agentes só poderiam atuar no local mediante solicitação ao chefe do Executivo estadual, o que não ocorreu. Portanto, moveu uma ação no STF para reverter a medida. Ao acatar o pedido, Fachin mandou que a União “retire, em até 48 horas, todo o contingente da Força Nacional de Segurança Pública mobilizado pela portaria nº 493, de 1º de setembro de 2020″.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

16 comentários Ver comentários

  1. Carmem Miranda, codinome dado ao ministro pelo presidente do PTB Roberto Jefferson , só quer armar confusão. Tenho a impressão que a corda está prestes a arrebentar.

  2. Realmente estou começando a ficar preocupado com o STF em especial o Sr. Fachin. Já deu declarações do q pensa do governo, já criou zonas d exclusão nos morros do rio, agora cria zona d exclusão na Bahia. Estou começando a acreditar q aquela fala d José Dirceu, q eles iriam tomar o poder não pelo voto, já está em curso no país.

  3. É lastimável as decisões do Fachin, um procurador de estado que fez vários cursos, doutorado e mestrado na Itália e outros países, tudo pago pelo estado do Paraná, faça como ministro do supremo um trabalho tão sujo e nefasto como este!! Onde foi e em qual momento perdeu totalmente o caráter e virou favorecedor de criminosos e protetor de invasores de terras???? Meu Deus Fachin, estou passando a sentir nojo de vc, desta pessoa que você se tornou. LASTIMÁVEL!!!

    1. Qualquer coisa que a esquerda pleiteia no STF é prontamente atendido pelos esquerdistas de toga. São ridículos.

      Brilhante comentário. Assino em baixo.

  4. Manchete tendenciosa para agradar burros, incautos e o gado.
    Fachin determinou a retirada da Força Nacional porque o Governo Federal violou o pacto federativo ao enviar a Força Nacional a um estado da federação sem a solicitação do seu governador. A lei é bem clara: “A Força Nacional poderá ser empregada em qualquer parte do território nacional, mediante solicitação expressa do respectivo governador de estado ou do Distrito Federal. “

    1. E onde existe erro na manchete, ou mesmo na notícia??? Manchetes são chamadas p/ a notícia, e lá se explica tudo. Ah, e antes que eu me esqueça, vai procurar sua turma em revistas de esquerdistas

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.