publicidade
Política

Fraude no INSS: ‘Governo Lula quer abafar o caso’, diz deputado

Carlos Jordy (PL-RJ) deu a declaração em entrevista ao Jornal da Oeste

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) disse que Lula sabia que a dispensa de Lupi agravaria a crise com o PDT no Parlamento | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) disse que Lula sabia que a dispensa de Lupi agravaria a crise com o PDT no Parlamento | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta mais uma crise política. A operação que investiga as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resultou na demissão de Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência Social. A queda do ex-chefe da pasta trouxe outro problema: o rompimento do Partido Democrático Trabalhista (PDT) com a base do governo na Câmara dos Deputados.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

De acordo com o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), Lula sabia que a dispensa de Lupi agravaria a crise com o PDT no Parlamento. Por esse motivo, segundo o político, o presidente demorou para demiti-lo.

A demissão de Carlos Lupi

Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência, em coletiva de imprensa realizada em 23/4/2025 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Em entrevista à edição desta terça-feira, 6, do Jornal da Oeste, Jordy afirmou que a intenção de Lula é “abafar o caso”. “O presidente foi omisso”, disse. “Não quis demitir Lupi porque queria manter os integrantes do PDT como aliados. Também porque quer esconder o escândalo. Não quer que a fraude do INSS seja investigada.”

Apesar dos esforços, a crise no governo Lula foi inevitável. Deputados do PDT afirmaram que o Palácio do Planalto forçou a saída de Lupi sem consultar o partido. Os parlamentares ainda alegam que o governo conduziu a demissão com desrespeito, além de expôr publicamente o ministro, sem oferecer respaldo institucional.

Para o lugar de Lupi, o presidente da República nomeou o deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PR). Jordy criticou a indicação. Para o parlamentar, isso é “chover no molhado”. “Queiroz sabia de tudo o que estava acontecendo.”

A proposta de Queiroz sobre os descontos no INSS

Os integrantes do PDT também criticaram a indicação de Queiroz. Eles afirmam que o novo ministro da Previdência Social não tem apoio da legenda para assumir a pasta em nome do partido.

Parlamentares criticam indicação de Wolney Queiroz como mudança superficial, sem impacto nas soluções para a crise da Previdência | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Parlamentares criticam indicação de Wolney Queiroz como mudança superficial, sem impacto nas soluções para a crise da Previdência | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Durante o mandato de deputado federal, Queiroz endossou uma proposta que reduziu a fiscalização sobre os descontos em folha de aposentados e pensionistas do INSS. A emenda prorrogou o prazo para revalidação anual das cobranças. A medida abriu caminho para fraudes bilionárias.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade