publicidade
Política

'Fundão' custeou viagens internacionais da família de dirigente partidário

O presidente do Solidariedade, Eurípedes Gomes de Macedo Júnior, é alvo de operação da Polícia Federal

Eurípedes Gomes de Macedo Júnior é o presidente nacional do Solidariedade
Eurípedes Gomes de Macedo Júnior é o presidente nacional do Solidariedade; ele é considerado foragido da Justiça | Foto: Reprodução/Instagram/@euripedesj90

Principal alvo da Polícia Federal (PF) na Operação Fundo no Poço, por suspeita de desviar R$ 36 milhões dos fundos partidário e eleitoral, o presidente do Solidariedade, Eurípedes Gomes de Macedo Júnior, é apontado na investigação como “líder de organização criminosa”. Ele teve a prisão preventiva decretada, mas está foragido.

Pivô do inquérito, aberto depois das eleições de 2022, o dirigente partidário arrastou também familiares, suspeitos de serem “testas de ferro” do esquema sob apuração da PF.

Receba nossas atualizações

A mulher de Macedo Júnior, Ariele de Oliveira Coimbra Macedo, seu irmão, Fabrício George Gomes dos Santos, a cunhada, Kelle Pereira da Silva Dutra, a mãe, Maria Aparecida dos Santos, o primo, Alessandro Sousa da Silva, os filhos e os sobrinhos são investigados. Alguns ocupam cargos de gestão do Solidariedade.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso à decisão que autorizou a operação. O documento, de 95 páginas, detalha como recursos repassados ao partido teriam sido desviados e usados para pagar viagens internacionais da família.

Diversos destinos são listados na investigação da PF contra o presidente do Solidariedade: Emirados Árabes, França, República Dominicana, Estados Unidos, México e Itália.

Segundo os investigadores, o político se apropriou do dinheiro do partido para custear passagens aéreas, hospedagens em hotéis de luxo e até cruzeiros.

Leia mais

A Polícia Federal identificou uma transferência de R$ 100 mil para uma empresa de turismo, em 13 de março de 2022, dias antes de Macedo Júnior ser afastado da direção do partido. Ele recuperou o cargo meses depois.

O que diz a PF

Eurípedes Júnior, presidente do Solidariedade
Eurípedes Gomes de Macedo Júnior: até a família dele está na mira da PF | Foto: Reprodução/YouTube

Na descrição da nota, consta: “Crédito para ser utilizado em viagens nacionais e internacionais, locação de carro, hospedagem, salas de reunião e eventos, seguro-viagem e bilhetes aéreos nacionais e internacionais”. Para os investigadores, ao perceber que corria risco de perder acesso à gestão do dinheiro do partido, o presidente do Solidariedade “buscou garantir um crédito com uma agência de turismo para custeio de suas viagens”.

Dois destinos em particular chamam atenção da PF: Miami e Orlando. Isso porque quase sempre as viagens aos Estados Unidos tinham escaladas prolongadas no Panamá, um paraíso fiscal. Os policiais federais vão investigar se a família mantém contas em offshores.

Leia também: “A vida nababesca de Domingos Brazão, segundo a Polícia Federal”

O fluxo de viagens e o paradeiro até então incerto de um helicóptero registrado em nome do Pros (partido que se fundiu com o Solidariedade) levaram o juiz Lizandro Garcia Gomes Filho, da 1ª Zona Eleitoral de Brasília, a mandar apreender os passaportes de todos os investigados, por ver risco de fuga. A aeronave foi apreendida na operação desta semana.

A PF investiga ainda se candidaturas laranjas e contratos falsos com escritórios de advocacia foram usados para operacionalizar desvios.


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. David S
    David S

    A vagabundagem tomou conta do Brasil.
    Parece que não tem mais jeito…

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.